Alemanha Destinos Dicas Europa

Principais Mercados de Natal na Alemanha

Mercados de Natal na Alemanha

Todos os anos milhares de viajantes se deslocam à Alemanha para visitar os seus famosos e tradicionais Mercados de Natal. Ou não fosse o Natal uma época que torna a Alemanha num país ainda mais bonito e mágico. E foram estes mercados que influenciaram mercados semelhantes em todo o mundo.

Os Mercados de Natal da Alemanha caracterizam-se pelas suas inúmeras bancas muito bem decoradas com motivos natalícios, luzes a piscar, comida deliciosa e bebidas quentes, para nos aquecer o corpo e a alma. Mas cada um destes mercados tem o seu próprio estilo, que resultam das diversas tradições regionais de onde se localizam.

Leia também 5 cidades fora do roteiro…Alemanha

Weihnachtsmarkt Frankfurt – Mercado de Natal de Frankfurt

O Mercado de Natal de Frankfurt é o maior e mais antigo mercado de natal da Alemanha. Foi feito pela primeira vez em 1393 e conta na atualidade com cerca de 200 bancas, espalhadas pelas ruas do centro da cidade. Mas o especial destaque vai para a Praça Römer, onde está uma das principais atrações deste bonito mercado de Natal, a sua árvore de natal com 30 metros de altura. Esta é uma árvore natural centenária, vinda geralmente da Áustria, que é decorada com motivos natalinos.

Quando surgiu em 1393, no mercado ocorriam apresentações de peças de mistério eclesiásticas famosas. Mas só mais tarde, no início do séc. XIX, foi adicionado o símbolo mais significativo deste mercado, a famosa árvore de Natal.

Nas bancas encontrará à venda diversos artigos ligados a esta época festiva, mas não só. Ou seja, prepare a sua carteira para gastar o seu dinheiro em velas, artesanato local, decorações natalinas, vários tipos de doces, amêndoas, salsichas, maçãs cristalizadas, castanhas assadas, bem como o Glühwein (famoso vinho quente alemão), entre outras coisas.

Mas além de tudo isso, durante o período que decorre o mercado, é possível assistir também a várias atrações. Como por exemplo, a chegada do Pai Natal, diversos corais a atuar, várias exposições, passeios de comboio e muito mais.

Mercados de Natal na Alemanha - Frankfurt
Weihnachtsmarkt Frankfurt ( Imagem de Chris Spencer-Payne por Pixabay )
Datas 2021Horário
Entre 22 de Novembro e 22 de DezembroSegunda-feira a Sábado – 10h-21h
Domingo – 11h-21h
Informações úteis do Weihnachtsmarkt Frankfurt

Leia também Descobrir dois Mercados de Londres

Christkindlesmarkt – Mercado de Natal de Nuremberg

O Mercado de Natal de Nuremberg é um dos maiores e mais famosos mercados de Natal na Alemanha, realizando-se desde os meados do séc. XVII. O Christkindlesmarkt ocorre na cidade velha de Nuremberg, mais propriamente no mercado principal e nas praças adjacentes.

A abertura do mercado, semelhante desde que existe, ocorre com uma atriz representando o Menino Jesus e declamando um prólogo solene, escrito pelo dramaturgo Friedrich Bröger. Nas cerca de 200 bancas de madeira decoradas com tecidos as riscas vermelhas e brancas que aqui se encontram, é possível encontrar essencialmente produtos tradicionais da cidade. Como por exemplo, o pão de mel de Nuremberg, o pão de frutas, as famosas figuras de ameixas secas bem como as decorações típicas de Natal. Mas também encontrará diversas barraquinhas com salsichas grelhadas e o famoso vinho quente alemão, Glühwein.

Um dos principais destaques do mercado de natal de Nuremberg é o seu belo presépio, colocado no centro do mercado. Existe desde 1935 e está localizado num bonito edifício de vigas de madeira coberto com um telhado de palha.

Bem próximo a este mercado encontrará o Kinderweihnacht. Prepare-se para viver uma experiência única neste que é um mercado de Natal virado para as crianças. Com inúmeros carrosséis e comboios a vapor, bem como a oficina do vidro e a padaria de Natal, onde podem por em prática as suas capacidades e fazer presentes para oferecerem.

Mercados de Natal - Nuremberg
Mercado de Natal em Nuremberg (Imagem de Gerhard G. por Pixabay)
Datas de 2021Horário
26 de Novembro a 24 de DezembroDiariamente – 10h-21h
Informações úteis do Christkindlesmarkt

Desdner Striezelmarkt – Mercado de Natal de Dresden

O Mercado de Natal de Dresden surgiu em 1434 e é um dos mais famosos mercados de Natal da Alemanha. Quando surgiu o mercado, este apenas decorria durante um dia. Ou seja, na véspera de natal decorria o mercado e apenas era vendida carne para os moradores da cidade, depois de estes passarem por um período de jejum pré-natalício. Com o tempo outro tipo de produtos passou a ser comercializado neste mercado, sendo um dos produtos que passou então a ser vendido que deu nome ao mercado, o Striezel.

Atualmente, decorre na Altmarkt, no centro histórico da cidade e abriga cerca de 230 bancas. O mercado de Natal é simbolicamente aberto pelo perfeito de Dresden, com o corte de uma Stollen, após uma missa ecumênica na Kreuzkriche. E nas suas bancas encontrará artesanato local, enfeites natalícios alemães de madeira, bem como produtos comestíveis como a Stollen, o Pulsnitzer e o Pflaumentoffel.

Um dos principais destaques deste mercado é o Festival do Stollen, bolo típico de Natal e tradicional de Dresden e que deriva do Striezel. Neste dia, é feito um bolo gigante, na rua, que posteriormente é cortado e distribuído pelos visitantes, por um valor bem baixo e cujos lucros vão para a caridade. Outro destaque são as várias atrações para crianças aqui existente, como por exemplo uma roda-gigante, um carrocel, teatro de marionetes, entre tantos outros.

Mercado de Natal em Desden
Desdner Striezelmarkt em Desden ( Imagem de Tonda Tran por Pixabay)
Datas de 2021Horário
22 de Novembro a 24 de DezembroDiariamente – 10h-21h
Informações úteis do Desdner Striezelmarkt

WeihnachtsZauber – Mercado de Natal de Berlim

O Mercado de Natal WeihnachtsZauber ocorre todos os anos na Gendarmenmarkt, a praça mais famosa e bonita de Berlim. É conhecido por ser um mercado de natal exclusivo, composto por diversas bancas brancas, que conferem um ambiente sofisticado e exclusivo.

Nestas bancas encontrará, além das tradicionais comidas, vários menus gourmets feitos por chefs extraordinários. Mas não pense que só encontrará comida alemã. Pois poderá escolher entre clássicos tradicionais alemães-austríacos, o melhor da comida italiana, os extraordinários fundue de queijo suíço e ainda provar a fantástica comida bávara. Isto tudo dentro de tendas aquecidas e maravilhosamente decoradas por restaurantes renomados. Mas também terá o privilégio de observar os magníficos artesãos enquanto estes trabalham nas magníficas e luxuosas peças em vidro, couro, metal, ouro, entre outros.

Os principais destaques deste magnífico mercado de Natal é o programa diário com vários artistas internacionais bem como atuações de acrobatas, anjos de perna de pau, coros e ainda os fogos de artifício que ocorrem na grande festa do Réveillon.

Mercados de Natal na Alemanha - Berlim
WeihnachtsZauber ( Imagem de claraAlocato por Pixabay )
Datas de 2021HorárioBilhete
22 de Novembro a 31 de DezembroDiariamente 11h-22hAdultos – 1 €
Até 12 anos – grátis
De segunda a sexta entre as 11h-14h entrada gratuita
Informações úteis do WeihnachtsZauber

Weihnachtsmarkt Rathausmarkt – Mercado de Natal de Hamburgo

O Weihnachtsmarkt Rathausmarkt é o principal mercado de natal de Hamburgo e conhecido como o Mercado histórico de natal, localizando-se na praça onde está o belíssimo edifício da Rathaus, a Câmara Municipal de Hamburgo.

O principal destaque deste mercado é o seu pai natal no trenó a sobrevoar o mercado, através de um cabo de aço de cerca de 100 metros. Mas existem outras atrações maravilhosas para se encantar. Como por exemplo, a Käthe Wolfhart, uma belíssima loja de decorações de Natal, onde é impossível sair sem comprar nada.

O Weihnachtsmarkt Rathausmarkt desperta-nos os sentidos, ou seja, ao passear pelo mercado perceberá o cheiro delicioso a frutos secos caramelizados, das tradicionais salsichas e do famoso vinho quente.

Mercado de Natal de Hamburgo
Mercado de Natal de Hamburgo (Imagem de Andi Graf por Pixabay)

Erfurter Weihnachtsmarkt – Mercado de Natal de Erfurt

O Mercado de Natal de Erfurt é um dos maiores e mais charmosos Mercados de Natal na Alemanha, sendo também considerado um dos melhores do país. Talvez pela sua localização, na Domplatz com a Catedral e a Igreja Severikirche como cenário principal e também por manter um estilo mais simples e familiar, que torna a experiência de quem o visita ainda mais interessante.

Nas cerca de 200 bancas de madeira, que compõe o mercado de natal encontrará artesanato e decorações natalícias tradicionais bem como especialidades gastronómicas como a Bratwurst (salsichas) e o Schittchen (bolo em forma de pão).

O Mercado é oficialmente aberto com a atuação do Teatro de Erfurt, que encenam uma peça de um conto de fadas.

Vários sãos os destaques deste belo mercado, como por exemplo, a grande pirâmide de natal, com vários andares rotativos, que albergam esculturas de madeira em tamanho real. Mas também o belíssimo presépio composto por 14 figuras de madeira feitas à mão e em tamanho real.

Mercados de Natal na Alemanha - Erfut
Mercado de Natal em Erfut (Imagem de Uwe Driesel por Pixabay )
Datas 2021Horário
23 de Novembro a 22 de DezembroDomingo a Quarta-feira – 10h-20h
Quinta-feira – 10h-21h
Sexta-feira e Sábado – 10h-22h
Informações úteis do Erfurter Weihnachtsmarkt

Outros mercados espalhados pelo Mundo

Gostava de conhecer outros mercados espalhados pelo mundo e que pode visitar sem ser no Natal? Venha então connosco conhecer as sugestões dos nossos parceiros de vários mercados famosos.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado na Alemanha, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

9 thoughts on “Principais Mercados de Natal na Alemanha
  1. Afe… fiquei tão apaixonadas pelo mercados de Natal da Alemanha. Nunca saí do Brasil nessa época do ano, mas estou vendo que vale a pena ir pelo menos uma vez para conhecer essas maravilhas de Natal.

  2. Eu tenho uma paixão declarada pelo Natal, sempre tive. Mas essa paixão aumentou ainda mais quando pude viver a magia natalina na Europa e para mim não tem lugar melhor para representar esse espírito que os tradicionais Mercados de Natal na Alemanha. Que post fantástico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.