Nápoles é uma das cidades mais conhecidas do sul da Itália mas também uma das mais incompreendidas. Eu própria já visitei Nápoles e confesso que não fiquei com a melhor das impressões da cidade, por algumas situações pontuais que vivi. Mas a verdade é que Nápoles é uma cidade diversificada com uma história bem interessante, cujo centro histórico é maravilhoso. Assim,decidimos fazer este artigo e dar a conhecer Nápoles em filmes, tentando mostrar o melhor que a cidade tem para oferecer.
Conteúdo do artigo
Nápoles
A cidade de Nápoles foi fundada no século IX a.C., como uma colónia da Grécia Antiga. Conquistada pelos romanos, passou pelo domínio bizantino e tornou-se um ducado independente. Só em 1139 passou a fazer parte do Reino da Sicília, tendo-se tornado mais tarde capital do reino. Posteriormente, tornou-se Reino de Nápoles, quando passou a fazer parte da coroa de Aragão. Por fim, acabou anexada ao Reino de Itália depois de voltar a ser independente e ter passado a pertencer ao Reino da Sardenha. O seu centro histórico é dos maiores da Europa sendo classificado pela UNESCO como Património Mundial.
Nápoles oferece um misto de beleza e cultura baseada num forte sentido de vida no limite. E acima de tudo é uma cidade diferente do comum dos lugares que encontrará por toda a Itália. Como eu li em algum lugar “quando chegamos a Nápoles somos recebidos com um assalto aos sentidos”.
Napoli, Napoli, Napoli (2009)
O filme Napoli, Napoli, Napoli é um documentário, intercalado com vários episódios de ficção que pretende apresentar vários aspectos da cidade de Nápoles do início do século XXI e fazer um retrato conturbado das diferentes esferas sociais da cidade. Ou seja, ao longo do filme é possível ver uma alternância entre entrevistas e sequências documentais, com trilhas narrativas de ficção, que se entrelaçam e narram as condições da prisão feminina de Pozzuoli bem como a vida de grupos criminosos e de famílias desviantes que vivem nos bairros napolitanos. As diferentes histórias de ficção foram escritas por napolitanos ligados ao filme, o entrevistador do documentário, Gaetano Di Vaio, por um dos entrevistados, Braucci e por um dos atores, Peppe Lanzetta.
Enquanto Houver Amor (2012)
Enquanto Houver Amor é um drama romântico escrito e dirigido por Kat Coiro e estrelado por Kate Bosworth, Jamie Blackley e Iddo Goldberg. Na trama Jane e o seu marido viajam para Nápoles, onde Leonard irá trabalhar. Enquanto o seu marido trabalha Jane vai escrevendo um livro de memórias sobre a sua avó que viveu durante as Guerras Mundias e isso a leva até à Ilha de Ischia, no Golfo de Nápoles. Presa a um casamento sem amor, é lá que conhece o jovem Caleb, com quem acaba por se envolver, no belo cenário de Nápoles e da Ilha de Ischia. Após contar ao seu marido, ambos ponderam dar uma nova oportunidade ao casamento e decidem partir no dia a seguir. Contudo, ao chegar à estação Jane opta por partir sozinha, deixando Caleb e Leonard para trás, fruto das novas emoções e experiências que ela teve em Itália.
Vulcão – O Apocalipse (2014)
O filme americano Vulcão – O Apocalipse, produzido por The Asylum e dirigido por Ben Demaree é estrelado por Adrian Paul, Jhey Castles, John Rhys-Davies, Georgina Beedle, entre outros. Esta trama narra a história de um ex-comando de Operações Especiais e da sua família aquando da erupção do vulcão do Monte Vesúvio. Na trama a sua esposa e filha ficam presas na antiga cidade de Pompeia quando o vulcão entram em erupção. Enquanto estas lutam pela sobrevivência, ele reúne os seus ex-companheiros para uma operação de resgate ousada sob as ruínas de Pompeia.
A Amiga Genial (2018)
A Amiga Genial é uma série que surge da adaptação da série literária de quatro volumes da escritora Elena Ferrante. A série, estrelada por Gaia Girace e Margherita Mazzucco, conta a história de Elena Greco e Lila Cerullo, que se conheceram na década de 1950 e criaram um forte laço de amizade. Quando Lila desaparece Elena decide escrever sobre a história de amizade das duas, relembrando a amizade turbulenta que estas viveram na perigosa e fascinaste cidade de Nápoles.
Habitantes de um bairro pobre e em ruínas, estas amigas conhecem-se na escola primária, onde se espera que saiam em breve e passem a exercer as suas obrigações enquanto esposas e mães. Mas as duas amigas negam-se a cumprir o roteiro previamente estabelecido para elas, com Elena sempre a correr atrás da extrovertida Lila. Mas aquilo que as aproxima também as afasta e as duas vivem em constante amor/ódio. O mais engraçado é que a mais corajosa e desafiadora acaba a cumprir o destino das mulheres de então e a mais calma e introvertida consegue continuar os seus estudos e virar uma grande escritora.
A Mão de Deus (2021)
A Mão de Deus é um filme italiano dirigido por Paolo Sorrentino e estrelado por Filippo Scotti, Toni Servillo e Teresa Saponangelo, surgindo como uma autobiografia à juventude de Sorrentino, em Nápoles. A trama narra a história de um menino, Fabietto Schisa, na cidade de Nápoles dos anos 80. Fabietto mora na cidade com os seus pais e irmão, sendo uma criança solitária numa família disfuncional. O seu sonho era estudar filosofia e é louco por futebol e pelo clube SSC Napoli, onde Diego Maradona jogava.
Quando os seus pais morrem num acidente doméstico na casa de férias, este vê-se sozinho com o seu irmão, necessitando de se desenrascar e mudar a sua vida. Assim, decide deixar de lado o seu sonho de estudar filosofia e arrisca a estudar cinema, tendo-se tornado num magnífico cineasta.
Outras cidades em filmes
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
2 thoughts on “Nápoles em 5 filmes”