Destinos Europa Itália Roteiros

Uma manhã em…Bari

O que ver e fazer em Bari

Hoje decidi falar sobre uma pequena cidade italiana que tive o prazer de conhecer em Junho de 2012, a bonita cidade de Bari. 

Tive muito pouco tempo para visitar esta bonita cidade e estava muito calor, então optámos por uma solução um pouco mais fresca e menos cansativa, que foi o “City Tour”, um autocarro sem tecto que passava pelos pontos mais importantes da cidade.
Após regatearmos o preço e obter o respectivo desconto, entrámos no autocarro e iniciámos o nosso percurso e passear durante uma manhã em Bari.
 
Uma manhã em Bari
 

História

Esta é a segunda metrópole do Sul de Itália e o seu centro velho, hospeda numerosos testemunhos da civilização que se alternaram ao longo dos tempos, nomeadamente os romanos, normandos, suecos, entre outros.
Não se sabe ao certo as origens desta cidade, localizada na região da Apúlia. Por volta do século III a.C., foi conquistada pelos Romanos. Após a queda do Império Romano, em 476, a cidade foi invadida por Bárbaros e ocupada pelos Godos. No ano de 554, foi tomada pelos Bizantinos, que governaram até 840, quando passou para o domínio Sarraceno. Passados 30 anos, os Bizantinos retomaram a cidade, onde se mantiveram até 1071, quando a cidade passou para o domínio Normando.
 
 

O nosso roteiro

O que mais me impressionou à primeira vista foi a arquitectura dos edifícios, todos eles são sumptuosos e belos. Vou dar-vos uma breve descrição dos mais importantes que vimos e os locais onde parámos para visitar, durante a nossa manhã em Bari.
Partimos do porto de Bari, e iniciámos a nossa visita com o Castello Svevo, na Piazza Frederico Il di Svevia. Este edifício foi mandado construír por Roger II (1139), tendo sido destruído pelo menos duas vezes pelo povo de Bari, em protesto contra a tirania dos normandos. Posteriormente, Frederick II mandou reconstruir em 1233 e 1240.
Uma manhã em Bari - Castello Svevo
Castello Svevo

 
Passámos ainda pelo Palazzo del Governo e pelo Teatro Petruzzelli, que surgiu da necessidade de possuir uma cidade cultural ao nível das outras cidades italianas. Este é o quarto maior teatro italiano e o maior teatro privado da Europa.
 
Palazzo del Governo
Palazzo del Governo
 
 
Uma manhã em Bari - Teatro Petruzzelli
Teatro Petruzzelli

De seguida visitámos a Basílica de São Nicola e aproveitámos para comprar os nossos souveniers. O que mais me admirou neste edifício foi o facto de no mesmo local coabitarem a religião católica (no 1ºandar) e a religião ortodoxa (r/c).

A Basílica de São Nicola, foi construída em 1087 para guardar os restos mortais de San Nicola (que também é conhecida como Santa Klaus). Tendo sido a primeira e maior igreja normanda construída na região da Puglia.
 
 
Basílica de São Nicolau
Basílica de São Nicolau
 
São Nicolau
São Nicolau

Seguimos depois em direcção à Piazza del Ferrarese, onde bebemos àgua de uma fonte e visitámos o mercado, Mercato del Pesce, que vos posso adiantar que é algo extremamente precário e sem condições.
A Piazza del Ferrarese surge como homenagem ao Ferrara, comerciante Stefano Fabri, que viveu no séc. XVII. A praça permite-nos aceder à parte velha da cidade e está cercada de bares e café.

Leia também Gastronomia do Mundo – Bari

Mercado de Peixe
Mercado de Peixe
A história da Piazza del Ferrarese
A história da Piazza del Ferrarese
 

Terminava assim o nosso tour e apesar de ainda termos algum tempo livre a verdade é que o calor era insuportável e decidimos voltar para o navio e dar por terminada a nossa manhã em Bari. Contudo existem um conjunto de outros locais a visitar e que vos vou falar, pois são interessantes e como este ano pretendo voltar a Bari, então aproveitarei para os visitar.

La Città Vecchia, que se caracteriza pelas suas ruas estreitas e sinuosas, é onde se encontram todos os monumentos medievais importantes. De entre elas temos, a Catedral de San Sabino, construída no final do séc.XII, de estilo bizantino e dedicada a San Sabino.
Podemos ainda ver a S. Chiara, igreja que em 1492 passou para as Clarissas, pela mão do Papa Inocêncio VIII. Caso apreciem o  estilo românico podem visitar a Igreja de S. Gregorio, construída no final do séc. X é a mais antiga da cidade e passou por várias mudanças ao longo do tempo.
Temos ainda a Chiesa del Gesù, símbolo do poder dos jesuítas em Bari, sendo um dos poucos edifícios religiosos construídos do zero, em estilo barroco.

Cidade Velha Bari
Cidade Velha Bari (Fonte parlandoitalia.blogspot.pt)
Catedral de San Sabino
Catedral de San Sabino (Fonte parlandoitalia.blogspot.pt)

Apesar de ser uma cidade bem pequenina é extremamente amorosa e repleta de ruelas encantadoras e cheias de vida. É realmente uma cidade que merece ser visitada. Adorámos a nossa manhã em Bari.

 

Os nossos outros artigos sobre Itália:

– Roma, Florença e Pisa

Viagem por Roma, Florença e Pisa
Roma 1º e 2º dia
Roma 3º dia
Florença 4º dia
Florença 5º dia
Pisa 6º dia
Roma – último dia
Visitar Roma sem gastar
Museus do Vaticano
O meu top 10 das Igrejas de Roma
Forum Romano e Monte Palatino

 

– Veneza

Passear por Veneza
Um dia em…Veneza-San Marco
Um dia em…Veneza – San Polo e Santa Croce
Um dia em…Veneza – Dorsoduro

Outras cidades de Itália

Bari
Messina
Nápoles
Génova

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

17 thoughts on “Uma manhã em…Bari

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.