O artigo de hoje é sobre os melhores bairros onde ficar em Marraquexe. Com cerca de um milhão de habitantes, Marraquexe é uma cidade bem agitada, onde as ruas estão sempre cheias de gente e onde nem sempre é fácil escolher um alojamento. Assim, é necessário ter algumas coisas em atenção antes de escolher onde ficar em Marraquexe, nomeadamente entender a geografia da cidade.
Conteúdo do artigo
Marraquexe
Marraquexe, também conhecida por Cidade Vermelha, é uma encantadora e agitada cidade de Marrocos. Conhecida por oferecer uma experiência de sons, cheiros, cores e sabores a quem a visita, é uma cidade histórica que foi em tempos a capital do reino marroquino. A Cidade Velha, conhecida como Medina, terá sido fundada em 1076, no sopé norte da cordilheira do Alto Atlas e junto com Fez, Mequinez e Rabate constituiu as chamadas quatro cidades imperiais de Marrocos. Após a sua fundação, a cidade cresceu rapidamente e acabou por se estabelecer como uma influente metrópole cultural e religiosa.
Vários dos edifícios construídos na cidade tiveram a forte influência da arquitetura andaluza, pois foram construídos por artesãos de Córdoba e de Sevilha, que trouxeram o estilo omíada. Este estilo foi-se então fundido com os elementos da arquitetura africana, originando uma arquitetura original, bem específica de Marraquexe.
Qual o melhor bairro onde ficar em Marraquexe
Marraquexe é divida em duas áreas distintas, a área velha, onde está a Medina e a área nova, onde se situam alguns bairros bem interessantes. Qualquer uma destas áreas têm as suas vantagens e a escolha irá sempre depender do que idealizamos e qual o valor disponível para gastar.
Medina
A Medina será sem dúvida um dos melhores bairros onde ficar em Marraquexe, principalmente se deseja viver uma autêntica experiência marroquina. Este será o bairro ideal se procura imergir na história e cultura marroquina, convivendo diariamente com os seus artesãos, deambulando entre os souks e praças e comendo o melhor da gastronomia marroquina. Este é sem dúvida um bairro animado e fascinante mas que por vezes pode tornar-se extremamente ruidoso e agitado.
Vantagens | Desvantagens |
Hospedagens mais baratas Próximo das principais atrações Possibilidade de imergir na cultura local | Difícil chegar sozinho ao alojamento Não circulam carros na medina Barulhento |
Guéliz
O bairro de Guéliz é uma área muito procurada na cidade de Marraquexe, por ser uma região moderna que abriga os grandes complexos hoteleiros, como resorts, hotéis e spas. Mas também onde estão sediadas grandes lojas estrangeiras, construções recentes, galerias de arte, cafés e restaurantes de luxo. É o bairro ideal para os que procuram um estilo de vida urbano, com tranquilidade mas sem estar muito longe da agitação e atrações que a Medina tem para oferecer. Este é sem dúvida o símbolo da modernidade da Cidade Vermelha, sendo um bairro vibrante, moderno, urbano e vanguardista. É conhecido pelas suas largas avenidas, ruas pedonais e magníficos espaços verdes
Vantagens | Desvantagens |
Bairro mais tranquilo Perto da Medina | Área mais cara Sem a autenticidade da medina |
L’Hivernage
O bairro L’Hivernage é uma região que se destaca pela sua elegância e exclusividade. Localiza-se entre o dinamismo de Guéliz e a autenticidade da Medina, sendo aqui que estão localizados os hotéis de luxo, as luxuosas residências, restaurantes gourmets, bares da moda, discotecas de prestígio e os jardins mais sumptuosos de Marraquexe. Este é o bairro ideal para os que procuram o luxo e o conforto em primeiro lugar mas também para os que procuram uma vida noturna interessante.
Vantagens | Desvantagens |
Boa vida noturna Hotéis de luxo | Área mais cara |
La Palmeraie
O La Palmeraie é um bairro mais afastado da vida agitada da Medina mas aquele que oferece uma paisagem de tirar o folego. Conhecido por ser um verdadeiro oásis, esta área oferece uma natureza exuberante, repleta de palmeiras e de resorts de luxo. É o bairro ideal para os que procuram tranquilidade, natureza e conforto.
Vantagens | Desvantagens |
Ficar em resorts de redes famosas Mais comodidades no alojamento | Mais afastado das principais atrações |
Como escolher o alojamento onde ficar em Marraquexe
Ao decidir viajar para Marraquexe a primeira coisa que deve fazer é escolher onde ficar. Mas por onde deve começar? Primeiro perceberá ao ouvir outras opiniões que isso vai depender muito do seu perfil de viajante. Porque se por um lado há os que defendem que a experiência só fica completa se ficar alojado num Riad bem no meio da Medina, por outro há os que defendem que não, que o melhor é mesmo ficar fora da Medina e usufruir de todo o conforto que os hotéis nessas áreas possuem. Nós, por exemplo decidimos viver as duas experiências, ficamos uns dia num Riad, na Medina e os restantes, num resort em Palmaraie. Voltaria a fazer desta forma.
Assim, de modo geral o que nós aconselhamos é:
- Se vai ficar por poucos dias (máximo 4), opte por ficar hospedado num Riad, dentro da Medina;
- Se eventualmente não é a primeira vez em Marraquexe e já viveu a experiência do Riad, então experimente ficar num dos hotéis mais afastados da Medina;
- Se é a primeira vez mas vai ficar algum tempo, faça como nós e viva as duas experiências ou então opte por ficar num hotel bem próximo à Medina;
- Opte por hotéis com pequeno-almoço incluído, pois o pequeno-almoço marroquino é bem delicioso;
- Tenha atenção que a rede de internet é bem fraca, mesmo nos hotéis mais conceituados;
- Contrate um serviço de transfer com o alojamento que escolher, até porque não entram carros dentro da Medina e será uma grande ajuda na hora de encontrar o seu alojamento;
- Se viajar na altura do Verão e ficar na Medina, escolha um riad que tenha piscina para que se possa refrescar.
Outros artigos sobre Marraquexe
- Comidas Típicas de Marraquexe
- Dica de alojamento em Marraquexe: Riad Aubrac
- Marraquexe: roteiro de 3 dias na Cidade Vermelha
- Descobrir os Souks de Marraquexe
- Onde comer em Marraquexe: as nossas escolhas
- O que fazer em Marraquexe com crianças
- Descobrir os Museus de Marraquexe
- Dica de alojamento em Marraquexe: Riu Tikida Palmeraie
- Onde ficar em Marraquexe: melhores bairros
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
One thought on “Onde ficar em Marraquexe: melhores bairros”