Atracções Destinos Espanha Europa Roteiros

Córdoba: roteiro de 2 dias na cidade da Andaluzia

Córdoba

Córdoba é uma cidade que nos oferece uma mistura de história, arquitetura e cultura como poucas cidades no mundo o fazem. Esta bela cidade andaluza foi uma importante via da civilização romana, islâmica, judaica e cristã, algo fácil de perceber quando a visitamos. Conhecida pelos seus inúmeros monumentos históricos Córdoba é uma cidade apaixonante, com um ambiente único como poucas cidade no mundo.

Onde se localiza

Córdoba, capital da província homónima, localiza-se no sul da Espanha, na região da Andaluzia. Situada às margens do Rio Guadalquivir, está a cerca de 140 km de Sevilha e 200 km de Granada, sendo uma das principais da cidades da Andaluzia.

Córdoba
Ponte romana sobre o Rio Guadalquivir

Um pouco de história

Córdoba foi fundada pelos romanos durante o século II a.C.. Acabou por se tornar a capital da Hispânia Ulterior e da província de Bética, durante o Império Romano. Mas terá sido durante o domínio muçulmano da Península Ibérica que ocorreu o seu apogeu e que se tornou a capital do Emirado de Córdoba. Posteriormente, aquando do Califado de Córdoba acabou por se tornar a cidade mais habitada da Europa e o principal centro cultural do Ocidente.

Ou seja, foi uma cidade muito ligada ao ensino, à cultura e à alfabetização, tendo inclusive escolas gratuitas para que mesmo as crianças mais carenciadas pudessem ser alfabetizadas. A cidade vivia um período de grande prosperidade, tornando-se num local cheio de magníficas construções, jardins sumptuosos e lagos artificias únicos. Mas com o aparecimento da anarquia em Córdoba e a luta pelo poder, a cidade começou a ser assolada por inúmeros saques e pilhagens. Com o tempo acabou relegada para uma cidade com menor importância. Reconquistada por Fernando III, em 1236, Córdoba acabou revitalizada e vários foram os edifícios construídos e reabilitados durante o seu reinado, trazendo o esplendor de outrora.

O que visitar num roteiro de 2 dias em Córdoba

Córdoba é conhecida como a cidade das três culturas, devido à forte influência dos romanos, árabes e judeus, sendo herdeira de um tesouro patrimonial e cultural ímpar. Ao visitar a cidade descobrirá os seus incríveis bairros medievais com os seus floridos pátios, as suas fervilhantes e belas praças, a magnífica gastronomia andaluza assim como os seus monumentos únicos.

Córdoba
Recantos da cidade

Primeiro dia em Córdoba

No seu primeiro dia em Córdoba aproveite para visitar as principais atrações da cidade e explorar os recantos desta bela cidade espanhola.

Visitar a Mesquita-Catedral

Comece a sua visita por Córdoba na Mesquita-Catedral, ou Catedral de Nuestra Señora de la Asunción, Património Mundial da UNESCO desde 1984. Esta é uma das estruturas mais antigas da cidade e uma das maiores obras da arquitetura islâmica do mundo. Inicialmente, foi utilizada como mesquita mas após a reconquista cristã, em 1236 passou a ser utilizada como catedral. Atualmente, é um templo com uma grande variedade de estilos arquitectónicos onde se destacam o Patio de los Naranjos, a Torre Sineira, a Capela Mayor, a Capela Real, a Capela Villaviciosa assim como os deliciosos detalhes do seu mihrab.

Descobrir a Mesquita-Catedral de Córdoba

Mesquita-Catedral de Córdoba
Mesquita-Catedral de Córdoba

Percorrer La Judería

Percorra depois o maravilhoso bairro judeu, centro histórico de Córdoba, onde em tempos conviveram cristãos, judeus e muçulmanos. Este é o bairro mais antigo da cidade, tendo sido um importante centro cultural e religioso, onde a comunidade judaica viveu até à sua expulsão, no final do século XV. Composto por um labirinto de ruelas estreitas e becos com casas caiadas de branco e canteiros de flores, é um bairro que deve percorrer sem pressa.

Calleja de las Flores
Calleja de las Flores

As principais atrações deste bairro medieval é a Calleja de las Flores (beco mais famoso da cidade), a Capela Mudéjar de São Bartolomeu, a Casa Andaluz ( a visitar no segundo dia), o Zoco Municipal e claro a Mesquita-Catedral e o Alcázar de los Reyes Cristianos.

Explorar o Alcázar de los Reyes Cristianos

O Alcázar dos Reis Cristãos é um complexo de palácios e jardins, edificado no século XIII pelos Reis Fernando III e Alfonso X. Serviu como residência dos reis católicos durante o planeamento da Reconquista de Granada e foi também ali que Cristóvão Colombo revelou os seus planos para a Rota Marítima da Índia. Além disso, foi sede do Tribunal dos Santos Ofícios durante a inquisição e mais ainda prisão civil e militar.

Jardim junto ao Alcazar
Jardim junto ao Alcazar

Este belo monumento destaca-se pelos seus magníficos muros de pedra e pelos seus 4 torreões defensivos. Ao explorar o Alcázar dos Reis Cristãos deixe-se encantar pelos seus maravilhosos jardins, de inspiração mudéjar e plantas exóticas, mas também os maravilhosos salões, onde encontrará valiosos vestígios históricos da história da cidade.

Fotografar os Pátios Cordobeses

Córdoba é conhecida pelos seus magníficos e coloridos pátios declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. Grande parte destes pátios estão localizados no bairro histórico de San Basilio. A decoração destes pátios tornou-se importante para a população de Córdoba, que desde Maio de 1918 celebram o Festival de los Patios Cordobeses. Se visitar Córdoba fora da época do Festival poderá fazer a Rota dos Pátios de São Basílio, onde consegue visitar 5 pátios particulares para os admirar e fotografar.

Património Cultural Imaterial da UNESCO em Portugal

Provar a gastronomia na Plaza de la Corredera

A Plaza de la Corredera é a praça mais famosa e importante de Córdoba, criada no final do século XVII. Desde a sua criação serviu como prisão, praça de touros, local de execuções da Inquisição e ainda como mercado. Conhecida por ser a maior praça retangular da Andaluzia, a Plaza de la Corredera possui belos pórticos com arcos, característicos das praças castelhanas, e quase todos os edifícios da praça possui uma arquitetura semelhante com exepção da antiga Casa Consitorial e a Casa Dona Jacinta. Atualmente, a praça encontra-se repleta de bares, cafés e restaurantes sendo o local ideal para fazer uma pausa e descobrir os encantos da gastronomia andaluza.

Plaza de la Corredera
Plaza de la Corredera

Descubra a Gastronomia do Mundo…Córdoba

Segundo dia em Córdoba

No segundo dia em Córdoba aproveite para continuar a explorar os bairros medievais da cidade e descobrir alguns dos locais mais incríveis da cidade.

Atravessar a Puente Romana

Atravesse a Ponte Romana de Córdoba e fique encantado com as maravilhosas paisagens. De um dos lados da ponte encontrará a Torre de la Calahorra enquanto que no extremo oposto terá a Puerta del Puente, que em tempos era uma das entradas na cidade. Este é um dos locais mais incríveis da cidade para assistir ao pôr-do-sol.

Puerta del Puente
Puerta del Puente

Visitar o Palácio de Vianna

O Palácio de Viana, mandado construir por Marqués de Villaseca durante o século XIV, foi residência de inúmeros nobres, entre eles os Marqueses de Viana, os Condes de Priego e os Duques de Medinaceli. É atualmente um Palácio-Museu, onde encontrará além do magnífico edifício e esplendorosos jardins, uma impressionante coleção de pinturas, louças antigas e tapeçarias.

Fazer a Rota das Igrejas Fernandinas

A Rota das Igrejas Fernandinas em Córdoba é composta pelas igrejas mandadas construir pelo Santo Fernando III, entre os meados do século XIII e o início do século XIV. Após a reconquista de Córdoba, pelo Rei Fernando III, a cidade acabou por recuperar a tradição cristã, existente no tempo dos romanos e visigodos. Foi ele que após a reconquista lhe concedeu o Foro e reorganizou o espaço urbano da cidade, entre muralhas. Ao mesmo tempo várias ordens religiosas se instalaram na cidade e com isso várias mesquitas acabaram substituídas por igrejas, construídas nos diferentes bairros entretanto criados, mantendo-se até aos dias de hoje.

O objetivo da criação desta rota foi valorizar estas igrejas e mostrar a sua importância, tanto a nível da sua arquitetura medieval quanto na sua função como centros de repovoamento.

Rota das Igrejas Fernandinas de Córdoba

Descansar na Plaza de las Tendillas

A Plaza de las Tendillas é o local ideal para fazer uma pausa. Esta separa o centro histórico da cidade da zona mais comercial, sendo conhecida pelo seu antigo relógio, pela estátua equestre de Gonzalo Fernández de Córdoba assim como pelos seus jatos de água e pela a sua fonte, é um dos locais mais agradáveis para se refrescar nos dias quentes que assolam a cidade. Além disso, todos os edifícios centenários da praça possuem fachadas belíssimas.

Plaza de las Tendillas
Plaza de las Tendillas

Plaza de las Tendillas, o coração de Córdoba

Descobrir a Medina Azahara

A Medina Azahara foi uma cidade palatina localizada nos arredores de Córdoba. Foi mandada construir durante o domínio do califa Abderramão III, que defendia que deveria criar uma nova cidade, como forma de mostrar o seu poder e superioridade sobre os seus inimigos. Atualmente é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, tendo sido declarado Património Mundial da Humanidade, em 2018.

Dica de alojamento em Córdoba: Macia Alfaros

Se lhe sobrar tempo aproveite para deambular pelas ruas de Córdoba e descobrir cada recanto desta maravilhosa cidade da Andaluzia.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

8 thoughts on “Córdoba: roteiro de 2 dias na cidade da Andaluzia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.