Destinos Europa Itália

Portofino, a capital da Riviera Italiana

Portofino

Portofino é uma pequena vila da Riviera italiana, localizada na região da Ligúria. É igualmente chamada de pérola da Riviera di Levante, a conhecida costa do sol nascente. Localiza-se num magnífico promontório, circunscrita pelo Parque Natural Regional e a Reserva Marinha, sendo conhecida pelas suas casas coloridas e becos floridos.

Esta é uma localidade de elite, onde grandes personalidades das várias áreas fazem férias, nesse sentido é considerado um destino de luxo, com preços bem elevados. Assim, acaba por ser um dos locais mais turísticos e charmosos do país.

Portofino - Riviera

Esta era uma bonita vila de pescadores que a partir dos anos 50 começou a atrair a visita de celebridades, para ali fazerem as suas férias. Atualmente é comum ver vários iates atracados no porto de Portofino, assim como encontrar diversos resorts e hotéis de luxo espalhados pela vila.

História de Portofino

Portofino foi fundada pelos romanos, com o nome de Portus Delphini, talvez pelo grande número de golfinhos que existia na zona ou pelo seu formato, muito semelhante a um golfinho. Posteriormente, passou a fazer parte da República de Génova e o seu porto natural passou a ter uma grande importância para a marinha mercante genovesa.

Leia também Curiosidades sobre Génova

Mas em 1409 foi vendida a Florença, por Carlos VI de França, após este perder Génova. Contudo, foram os próprios fiorentinos que devolveram a vila ao genoveses. Durante o séc. XV passou a ser administrada por algumas das famílias feudais mais importantes da região, como por exemplo a família Fieschi, Spínola, Adorno e Doria. Posteriormente ficou a fazer parte do Império francês e mais tarde do Reino da Sardenha. E a partir de 1861 do Reino de Itália unificado.

Como chegar a Portofino

Portofino localiza-se a apenas 38 Km de Génova, assim muitos dos turistas que querem visitar a vila acabam por ir de avião até Génova e a partir daí vão até Portofino.

Um dia em…Génova

A forma mais directa de chegar a Portofino é de carro. Contudo, não é a forma mais prática de se locomover até à localidade. Até porque existem poucos estacionamentos e bem caros e não é possível circular de carro no interior de Portofino. Além do mais a estrada para lá chegar é bem sinuosa.

Mas tem também a opção de apanhar um comboio até à estação de Santa Margherita Lingure, partindo de qualquer outra localidade e aí apanha um autocarro ou um barco até Portofino. O autocarro passa a cada 20 minutos e faz um trajecto de cerca de 15 minutos. Já de barco, ideal para quem visita o local de Verão, o percurso demora cerca de 10 minutos, sendo ligeiramente mais caro do que de autocarro.

Há ainda quem opte por fazer o percurso a pé entre Santa Margherita Lingure e Portofino. São cerca de 60 minutos a pé, mas que valem muito a pena, pois é uma trilha encantadora.

Portofino - Riviera
Paisagem de Portofino a partir do Castelo de Brown

Principais atrações de Portofino

A vila de Portofino é bem pequena, assim é bem possível visitá-la em algumas horas. E se não for abastado e pretenda pernoitar lá, o que aconselhamos é fazer um bate e volta de uma outra cidade qualquer à volta. Como por exemplo, a partir de Génova ou Pisa.

Leia também Roteiro em Pisa

Ao visitar Portofino, não deixe de passear pelo centro histórico, repleto de ruelas de calçada, que vão subindo as colinas. Mas prepare-se também para encontrar belíssimas lojas das griffes mais famosas do mundo. Deixe-se encantar pela bonita Praça Martiri del Olivetta, a principal praça da vila, onde encontrará vários cafés e restaurantes e ainda o Museo del Parco. Um museu a céu aberto onde poderá ver obras de vários artistas locais. Visite também a Igreja Divo Martino, uma pequena e elegante igreja do séc. XI.

Centro histórico
Praça Martiri del Olivetta

Vá caminhando até à Igreja de San Giorgio, uma bonita e simples igreja católica, do séc. XII, localizada no alto da vila e com uma paisagem magnífica tanto para o porto e centro histórico de Portofino, como para o mar. No seu interior encontrará as relíquias de São Jorge, trazidas pelos marinheiros, durante as cruzadas.

Visite também o Castello Brown, construído no séc. XV para defender a vila e onde vivia o Conde Brown e que possui o aspecto de uma fortaleza. Atualmente, funciona como um museu, podendo ainda ser alugado para festa. Ali encontrará um bonito jardim mediterrânico repleto de flores e pérgulas.

Castelo Brown
Castelo Brown e seus jardins

Atrações nas imediações de Portofino

Um pouco mais afastada da vila de Portofino encontrará a bonita Abazzia di San Frutuoso. Não deixe de percorrer a bonita trilha entre Portofino e a Abadia, dedicada a São Frutuoso, um famoso bispo de Terragona, perseguido pelo Imperador romano Valeriano. Foi fundada pela Ordem de São Bento e possui uma bonita arquitetura bizantina. No interior da Abadia encontrará uma igreja, um museu e ainda a tumba de Andrea Doria.

E se for amante de mergulhe não deixe de ir até à Praia de Parraggi, localizada numa baía rodeada de montanhas, com água cristalina. Nas suas águas encontrará magníficos corais bem como os destroços de um cargueiro de 1917.

Mais do que as suas atrações Portofino é o local ideal para relaxar e apreciar a beleza natural e ouvir o mar. Aventure-se nesta glamourosa e encantadora vila.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Portofino, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Por isso, a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. Assim, ajuda o blog a manter-se.

Similar Posts

11 thoughts on “Portofino, a capital da Riviera Italiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.