Destinos Europa Itália

Curiosidades sobre Génova

Curiosidades sobre Génova

Génova, capital da Lingúria, é uma das principais cidades de Itália, mas pouco explorada pelos turistas. Foi fundada no séc. IV a.C., como porto romano. Desde essa altura que a cidade foi disputada por diversos povos, mas rapidamente os genoveses se conseguiram impor, ganhar a sua independência e tornar-se numa potência.

Conhecida como “La Superba”, esta foi desde sempre o epicentro da vida política e cultural do Mediterrâneo, algo patente nas suas muralhas, torres, fortes e castelo. Mas há algumas curiosidades sobre Génova que tenho a certeza que não sabe e o deixará admirado.

Leia também Um dia em…Génova

É o maior porto de Itália

Uma das curiosidades sobre Génova e talvez a mais relevante é que a cidade é um importante porto marítimo, sendo o maior de Itália, quer pelas suas dimensões, quer pelo volume de trabalho e movimento. No passado, Génova competia com Veneza pelo domínio do Mediterrâneo. E desde o século XII com o crescimento da cidade e do comércio por via marítima, bem como a sua localização estratégica o porto da cidade desenvolveu-se para fazer face a isto. Quem conhece bem a história de Itália saberá esta curiosidade sobre Génova.

Tem o maior Aquário da Europa

O Aquário de Génova é a principal atração turística da cidade. Foi construído em 1992, sendo o maior aquário da Itália e da Europa. Da autoria do arquiteto italiano Renzo Piano, possui mais de 12000 animais, levando-o numa fascinante viagem. Aqui viverá uma experiência única, conhecendo a fauna aquática presente nos mares e oceanos do nosso planeta, bem como obterá uma vista de 360º da cidade, através do seu elevador panorâmico. O percurso engloba cerca de 70 tanques de exibição mas também um maravilhoso museu marítimo.

Possui também o maior centro histórico da Europa

Génova possui um dos mais antigos e o maior centro histórico da Europa, sendo um local cheio de história. O centro histórico é um autêntico labirintos de ruelas medievais, e no qual se destaca a Rua Garibaldi e a Porta Soprana. A rua Garibladi é, conhecida pelos seus palácios ancestrais. Datada de 1550, a Via Garibaldi foi originalmente denominada de Estrada Maggiore e posteriormente Nova Estrada. Só em 1882 a rua foi dedicada a Giuseppe Garibaldi. Possui 250 m de comprimento e 7,5 m de largura. Desde 2006, a Via Garibaldi está inscrita na lista da UNESCO.

Já Porta Soprana, uma majestosa porta de 1155, que possui duas belas torres de pedra, delimita o Centro Histórico da cidade moderna.

curiosidades sobre génova

Os jeans nasceram em Génova

As calças jeans foram criadas em Génova. Ou seja, o tecido de algodão usado para as calças jeans era produzido em Génova e utilizado inicialmente para os sacos das velas dos navios, que tinham inscrito o nome “Jeane”. Posteriormente, começou também a ser usado para produzir as calças utilizadas pelos trabalhadores do porto e pelos marinheiros genoveses. Estas era calças de corte simples mas com material bem resistente que aguentava as condições em que estes trabalhavam, sem se rasgar. Muitos anos mais tarde, Levi Strauss, levou para Nova Iorque, esse tecido e começou a produzir os icónicos jeans da Levis.

O nome Blue Jeans acaba por surgir da alteração do nome Bleu de Gênes (azul de Génova), nome pelo qual era conhecido o dito tecido.

Cidade onde surgiu a loteria

A loteria, criada por Benedetto Gentile, no séc. XVII, no Palazzo Ducal, deriva do jogo “Il Gioco del Seminario”. Neste jogo eram apostados nomes dos cidadãos genoveses candidatos ao mérito público. Basicamente as pessoas apostavam duas vezes por ano dois nomes dos cinco que seriam escolhidos. Assim, surgiu a lotaria, quando substituíram os nomes por números. Por certo esta seja das curiosidades sobre Génova que menos pessoas saibam.

O Pesto surgiu aqui

O popular molho Pesto feito com manjericão, tem origem em Génova. O verdadeiro molho pesto, Il Pesto alla genovese, criado no séc. XVI, é feito com folhas de manjericão de Pra, um bairro de Génova, com azeite da Lingúria, alho fresco, sal marinho, queijo pecorino e parmigiano reggiano, que são macerados, o que o deixa verdadeiramente saboroso e cheiroso. Ou seja, este molho obtém-se “pestando” (socando e misturando) os seus ingredientes, nas quantidades certas.

Esta receita surgiu como forma de preservar o manjericão, que era muito abundante na área mas que murchava com muita facilidade.

Leia também Gastronomia do Mundo – Génova

Cidade de Cristóvão Colombo

Acredita-se que foi em Génova que nasceu e cresceu o famoso explorador Cristóvão Colombo. Este liderou a expedição onde foi descoberta a América. E apesar de não haver certeza que o famoso navegador, tenha nascido em Génova, a verdade é que alguns registos referem-se ao seu pai, um tecelão, e a várias residências da família nesta cidade. A sua suposta casa, é uma pequena casa, coberta de hera, junto à Porta Soprana (em tempos a principal zona de acesso à cidade), que terá sido a casa onde Colombo passou a infância, assim como onde terá descoberto a sua paixão pelo mar.

curiosidades sobre Génova

Já tinham ouvido falar nestas curiosidades sobre Génova? O que acharam?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Génova, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis mas adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. Assim, ajuda o blog a manter-se.

Similar Posts

7 thoughts on “Curiosidades sobre Génova

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.