Atracções Europa Porto Portugal Vinícola

Quinta da Covela

Descobrir a Quinta da Covela

O artigo de hoje é dedicado à Quinta da Covela, situada na localidade de São Tomé de Covelas, em Baião. Local onde passei um fim-de-semana maravilhoso e onde fui extremamente bem recebida pelo Export Manager e nosso amigo pessoal Victor Mendes e por um dos proprietários da Quinta, o super simpático, Tony Smith.

Quinta da Covela
Quinta da Covela
 
 

A História

A Quinta da Covela, datada do séc. XVI, localiza-se nas encostas do Rio Douro bem na fronteira entre a zona granítica da Região dos Vinhos Verdes e a Região de Xisto dos Vinhos do Porto.
Em tempos terá sido constituída por um solar renascentista, os lagares e a capela, agora em ruínas. Mas terá sido quando passou a pertencer ao cineasta português Manoel de Oliveira, que adquiriu o tamanho e as características que possui na actualidade.

As ruínas da capela
As ruínas da capela
 
 

Conta-se que quando o cineasta quis casar com Maria Isabel Brandão de Meneses de Almeida Carvalhais, o pai desta não viu com bons olhos o enlace, pois segundo o próprio este não possuía terras. Como  resposta, o cineasta decidiu comprar todas as terras em volta à Casa da Covela, que já pertencia à família da noiva. Assim, Manoel de Oliveira passou a ter imensas terras, duplicando o tamanho da Casa da Covela e transformando o local no seu refúgio. Para isso construiu aquedutos, muros, casas de pedra e eiras de granito, algo que tornam o local num verdadeiro paraíso.

o legado de Manoel de Oliveira

o legado de Manoel de Oliveira

o legado de Manoel de Oliveira
o legado de Manoel de Oliveira

Da antiga casa de granito, onde habitou Manoel de Oliveira e a sua esposa avista-se toda a quinta, com a vinha, os pomares, o riacho e o antigo moinho de pedra. São cerca de 49 hectares de paisagem verdejante e inspiradora, dos quais cerca de 18 são as famosas vinhas que dão as uvas utilizadas nos famosos vinhos da quinta.

Os terrenos da propriedade

Os terrenos da propriedade
Os terrenos da propriedade

Mais tarde, durante os anos 80 a quinta foi comprada pelo empresário Nuno Araújo, que criou a marca Covela e investiu cada vez mais na produção de bons vinhos, que foram ganhando notoriedade ao longo dos anos.

 
 

Actualidade

Depois de algum tempo abandonada, a Quinta da Covela foi comprada pelos actuais proprietários, Tony Smith e Marcelo Lima. Estes têm feito um trabalho magnífico para reerguer a marca Covela, com a ajuda de toda a equipa, nomeadamente do enólogo Rui Cunha.
Actualmente, além da casa principal e da adega, desenhadas pelo famoso cineasta português, a Quinta possui ainda três casas modernas com paisagens maravilhosas sobre as vinhas e sobre o Douro, da autoria do famoso arquitecto José Paulo dos Santos. Duas das casas são moradias dos dois sócios e a terceira é uma guest house, onde são recebidos os convidados da Quinta, que ficam por lá a pernoitar.

Quinta da Covela

A nossa experiência


No fim de semana que passámos na quinta ficámos alojados na magnífica Guest House, decorada de forma maravilhosa, de estilo bem contemporâneo. A mesma é composta por 4 maravilhosos quartos, cada um com casa de banho privada no piso inferior. Já no piso superior encontramos uma bonita e bem equipada cozinha e uma enorme sala de estar toda envidraçada com paisagens maravilhosas e tem ainda um belo pátio.

Guest House

Este foi um fim-de-semana diferente, num refúgio maravilhoso, rodeados de uma paisagem de tirar o fôlego, cercados de bons amigos, com conversas animadas e regadas com maravilhosos vinhos. 

Só me resta agradecer toda a hospitalidade e simpatia que recebemos e desejar que todos os planos e projectos para a marca Covela sejam concretizados.
 
 

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

 
 

Similar Posts

2 thoughts on “Quinta da Covela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.