Atracções Destinos Europa Inglaterra Museu

Descobrir o Museu Britânico

Museu Britânico
Hoje vamos descobrir o Museu Britânico, localizado em Londres. Este é a atracção cultural mais visitado de todo o Reino Unido.
 
 

História

O Museu Britânico nasceu da vontade do médico e naturalista Sir Hans Sloane criar um local onde pudesse expor a sua invejável colecção de artefactos (cerca de 71 mil objectos), que foi adquirindo ao longo da sua vida. Esta colecção era composta por várias antiguidades clássicas e medievais do Sudão, Egipto, Grécia, Roma, Extremo Oriente e Américas, moedas, cerca de 7000 manuscritos e 40 000 livros, gravuras e desenhos, incluindo os de Albrecht Durer (pintor renascentista alemão), entre outros.
 

Inauguração

Como tal, abriu portas em Janeiro de 1759, depois do aval do Rei George II e foi o primeiro grande museu público, gratuito em todo o mundo. Na altura reuniu não apenas a colecção do Sir Hans Sloane mas também a Cottonian Library (colecção de manuscritos medievais do Sir Robert Cotton) e os manuscritos da colecção do Conde de Oxford.

Museu Britânico
Se inicialmente não passava de um museu com um amontoado de objectos sem uma ordenação definida, durante o séc. XIX, foi estabelecido um modelo em que surgem exposições de entretenimento educacional combinadas com uma biblioteca para pesquisas de eruditas e académicos (algo que agora é regra para qualquer museu).

Descobrir o Museu Britânico
Museu Britânico

Uma das iniciativas implementadas pelo Rei George II, permitiu que a biblioteca do Museu se expandisse indefinidamente, pois este decidiu que esta iria receber uma cópia de todos os livros que fossem publicados no país. E nos anos seguintes à sua fundação o Museu Britânico foi também ampliando o seu espólio com os vários presentes que foi recebendo, nomeadamente a Colecção de Thomason da Guerra Civil e a biblioteca de David Garrick, com cerca de 1000 exemplares impressos.
E a partir de 1772 o espólio do museu começa a sofrer uma modificação com a aquisição da colecção de vasos gregos do Sir William Hamilton e a partir daí vários outras peças que não manuscritos e livros foram sendo adquiridos e tornaram o museu naquilo que ele é hoje.

Sala 38 – Relógio de Isaac Habrech
 

Actualidade

 
O Museu Britânico possui uma das maiores colecções de antiguidades do mundo, contendo cerca de 8 milhões de peças históricas de toda a humanidade, espalhadas por cerca de 100 salas. São cerca de 4 km de galerias, onde estão expostos objectos que representam a história cultural do mundo, que vai desde a pré-história até à atualidade. Contudo, nem todos os artefactos se encontram expostos, devido à falta de espaço para os exibir. E já não é possível ver os livros e manuscritos que fizeram parte da sua abertura, que foram transferidos para a Biblioteca Britânica.
 
Para uma melhor organização o museu foi dividido em vários departamentos, de acordo com o que neles está exposto:

Departamento do Antigo Egipto e Sudão

No Museu Britânico encontramos a maior e mais abrangente coleção de antiguidades egípcias fora do Museu Egípcio no Cairo, possuindo mais de 100000 peças. Nas várias galerias deste departamento é possível ver vários objetos de todos os períodos e locais de importância do Egipto e do Sudão.

Descobrir o Museu Britânico
Sala 4 – Três estátuas de granito preto do faraó Senusret III

 

Departamento da Grécia e Roma

No Museu Britânico é possível encontrar a maior coleção de antiguidades do mundo Clássico, com mais de 100000 objetos, que vão desde o início da idade de bronze grega até ao estabelecimento do Cristianismo  como religião oficial do império romano. De entre as peças mais famosas estão os frisos do Partenon de Atenas e a Pedra de Roseta (um bloco de granito negro cujo texto que se encontra gravado nela foi crucial para os investigadores compreenderem os hieróglifos egípcios).

Sala 18 – Partenon

 
 
Descobrir o Museu Britânico
Sala 17 – A reconstrução do Monumento de Nereid

Departamento do Médio Oriente

Com uma coleção de cerca de 330000 obras de arte, o Museu Britânico abriga a mais importante coleção do mundo de antiguidades da Mesopotâmia. A coleção representa as civilizações do Antigo Oriente, abrangendo a Pérsia, a Síria, a Terra Santa, entre outros.

 
Sala 6 – Esculturas Sírias

Departamento de Gravuras e Desenhos

O Departamento de Gravuras e Desenhos detém a coleção nacional de gravuras e desenhos ocidentais. O departamento tem uma galeria de exposições na sala 90, onde as exposições vão mudando ao longo do ano.

Descobrir o Museu Britânico
Sala 90 – Exposição de Gravuras e Desenhos

Departamento da Pré-história e Europa

Este departamento foi criado em 1969 e contem coleções que abrangem uma vasta área de tempo e espaço, incluindo objetos extremamente antigos feitos na África Oriental, bem como objetos pré-históricos e neolíticos de outras partes do mundo. Além disso, possui ainda coleções que cobrem o período de 300 e 1100d.C., que provêm de Espanha ao Mar Negro e do Norte África à Escandinávia.

Descobrir o Museu Britânico
Sala 45 – Relicário de Holy Thorn

Departamento da Ásia

O espólio do departamento da Ásia é bastante abrangente, possuindo mais de 75000 objetos que cobrem a cultura material de todo o continente asiático, desde o neolítico até à atualidade.

Sala 92 – Bodhisttva

Departamento da África, Oceânia e Américas

Neste departamento é possível encontrar uma coleção de material etnográfico da África, Oceânia e Américas, representando as culturas dos povos indígenas em todo o mundo. São cerca de 350000 objetos que nos contam a história da humanidade, ao longo de milhares de anos, de três continentes.

Sala 27 – Arte Huaxtec na Galeria mexicana

Departamento de Moedas e Medalhas

Este departamento acolhe uma das melhores coleções numismáticas de todo o mundo, incluindo cerca de um milhão de objetos, que englobam moedas, medalhas, fichas e notas. A coleção mostra toda a história da cunhagem desde a sua origem no séc. VII a.C., até aos dias de hoje.

Departamento de Conservação e Investigação Científica

Fundado em 1920, este departamento tem seis áreas especializadas, que englobam a cerâmica e vidro, metais, materiais orgânicos, pedra e mosaicos, arte pictórica oriental e ocidental. O departamento de Conservação e Investigação Científica pretende continuar a desenvolver técnicas para datar artefactos, analisar e identificar materiais utilizados, na sua fabricação, entre outros.

Bibliotecas e Arquivos

O departamento  da Biblioteca e Arquivos abrange os níveis de educação de visitantes, escolas, investigadores, entre outros.

 

Outras áreas

Em 2000 foi inaugurado o Great Court, sendo a maior praça coberta da Europa. Este ocupa o espaço central do prédio, junto à Sala de Leituras.

Great Court
 

Para além da exposição permanente, o Museu Britânico também possui algumas exposições temporárias, algumas gratuitas e outras pagantes, apesar da entrada no museu permanecer gratuito.

Sala de Exposições
Não deixe de descobrir o Museu Britânico e conhecer a sensação de percorrer vários continentes num único dia, decerto não se arrependerá. E conte em gastar uma manhã para visitar tudo.

Não perca os nossos outros artigos dedicados a Londres

– Roteiro de 4 dias por Londres
– Descobrir o museu Madame Tussaud
– Descobrir a Torre de Londres

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

3 thoughts on “Descobrir o Museu Britânico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.