Destinos Dicas Europa Portugal

Experiências gastronómicas em Portugal

Experiências gastronómicas em Portugal

O turismo gastronómico é uma das melhores formas de entrar na cultura de um local, proporcionando aos viajantes uma experiência única.

Sendo Portugal um país com grandes ligações à gastronomia, é fácil perceber que quem visita o país possa vivenciar experiências gastronómicas únicas. Assim, venha connosco descobrir várias experiências gastronómicas em Portugal, que farão qualquer um deliciar-se.

Venha Descobrir o Turismo gastronómico

Comer as comidas típicas portuguesas nas tradicionais tascas

Se é daqueles viajantes que gosta de viver como um local, então terá que comer as comidas típicas portuguesas, nas tradicionais tascas. Estas são pequenos restaurantes, conhecidos pela decoração simples, toalha de papel, uma boa aguardente caseira, ótima comida, em grandes quantidades e com preços justos. O ambiente das típicas tascas portuguesas é bem descontraído e divertido, com os clientes a falarem alto e a conviverem entre si, mesmo sem se conhecerem.

Os melhores petiscos portugueses - pica-pau
Pica-pau

Atualmente já é possível encontrar tascas mais modernas, fugindo um pouco ao tradicional mas que mantêm a mesma vontade de mostrar a boa comida portuguesa.

Veja quais Os melhores petiscos portugueses

Provar os vários pratos de bacalhau

Um dos principais e mais versáteis ingredientes da gastronomia portuguesa é o bacalhau, havendo inúmeras receitas maravilhosas deste prato. Mas prepare-se, pois o bacalhau que come em Portugal é diferente da maior parte dos outros países. Ou seja, na maioria do locais onde se come bacalhau este é confecionado fresco, algo que não acontece em Portugal. Pois o bacalhau utilizado pelos portugueses para os seus maravilhosos pratos é bacalhau seco. Assim, ao visitar Portugal não poderá deixar de provar os fantásticos pratos feitos com bacalhau seco, quer seja cozido, grelhado, frito ou de outra forma qualquer.

Adoro bacalhau de todas as formas e feitios, mas confesso que o meu favorito é bacalhau à brás. Vocês já provaram?

Veja a receita do bacalhau à brás na Gastronomia do Mundo…Lisboa

Visitar as vinícolas portuguesas

Portugal é conhecido por ser um ótimo produtor de vinhos, havendo inúmeras quintas vinícolas de Norte a Sul do país que merecem ser visitadas. No país há mais de 10 regiões vínicas, com destaque para o Alentejo, Douro, Dão e Bairrada. Mas qualquer uma que escolha será uma ótima opção, até porque Portugal tem um magnífico suporte ao Enoturismo.

E a verdade é que a maior parte dos viajantes que vêm a Portugal tem na sua lista de coisas a fazer provar o vinho português. Nós aconselhamos, que para que viva a experiência em pleno, escolha uma quinta que tenha alojamento. Pois para além de fazer um tour pelo local e várias degustações, terá a oportunidade de estar mais próximo do local onde tudo acontece, rodeado de uma paisagem de tirar o fôlego. E se optar por ir em época de vindimas há quintas que têm programas em que o visitante pode participar na apanha da uva.

Harmonize um bom vinho verde com um prato típico português

O vinho verde, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é uma região demarcada de vinhos portugueses, no Noroeste de Portugal. Ou seja, o vinho verde não é um tipo de vinhos e sim um vinho de uma região vínica, que tanto pode ser branco, tinto ou rose. Acredita-se que tem esse nome por ter origem numa região onde a cor verde predomina na paisagem.

Vinhos Verdes da Quinta da Covela
Vinhos Verdes da Quinta da Covela

Este é um vinho com um teor alcoólico mais baixo e muito saboroso. Ou seja, é um vinho discreto e leve, não ofuscando o sabor da sua comida. Assim, ao beber o seu vinho verde harmonize-o com um prato tipicamente português. Como por exemplo, bolos de bacalhau, caldo verde ou arroz de polvo e verá como tudo fica bem mais saboroso.

Leia também a nossa experiência na Quinta da Covela

Deguste de um belo queijo da serra

Os queijos da Serra da Estrela são uma das maravilhas da gastronomia portuguesa. Produzido na Serra da Estrela, no centro de Portugal, é feito artesanalmente desde o século XVI. Na sua confeção é utilizado o leite vindo das ovelhas de raça Bordaleira e ainda a flor do cardo, uma flor típica desta região. O queijo da Serra é produzido entre Maio e Novembro e é conhecido pelo seu sabor levemente ácido e pela sua consistência dura por fora e amanteigada por dentro.

Queijo da Serra
Queijo da Serra pronto a ser degustado

Mas não pense que para degustar o queijo da serra da Estrela é só cortar e comer. Assim, para o fazer de forma correcta deve cortar a parte de cima, mais enrijecida, fazendo uma tampa e depois é só deliciar-se.

Veja quais as Comidas típicas de Portugal: a sua origem

Aprender a fazer o mais famoso pastel de Portugal

Quem nunca ouviu falar do famoso Pastel de Belém ou Pastel de Nata? Por certo não haverá nenhum viajante que tenha passado por Portugal e não tenha provado esta relíquia da doçaria portuguesa. Mas se lhe disser que é possível aprender a fazer este pastel? Pois é, já existem algumas pastelarias que proporcionam aos seus visitantes a possibilidade de colocarem as mãos na massa e aprender a fazer o famoso pastel de nata.

Pastel de Nata
Pastel de Nata

Degustar e harmonizar o azeite português

O azeite é um dos ingredientes intimamente ligado à história de Portugal e da sua gastronomia, surgindo como base de vários pratos da cozinha portuguesa. A sua produção é uma tradição ancestral, onde inicialmente este era utilizado na iluminação. Mas, mais tarde acabou por ser utilizado na alimentação. O que acabou por fazer com que ficasse enraizado na cultura portuguesa. O azeite para além de ser utilizado nos cozinhados pode ser também utilizado em cru, geralmente como forma de tempero.

Azeite
Azeite Português

Se está por Portugal, aproveite para fazer uma degustação de azeites portugueses e saber um pouco mais sobre este líquido de cor dourada. Cada tipo de azeite tem um sabor distinto, dependendo da variedade de azeitonas utilizadas, das condições fitossanitárias bem como das condições edafo-climáticas.

Como vê existem várias experiências gastronómicas em Portugal que o farão desfrutar do país e das suas tradições ao máximo. Existe mais alguma experiência que acham que devia estar nesta lista?

Beda 2022
Artes por Joyce

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

3 thoughts on “Experiências gastronómicas em Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.