Santillana del Mar é uma das localidades mais bonitas do norte de Espanha, tendo sido declarada Monumento Nacional. Esta é conhecida como a vila das três mentiras, pois não é santa, não é plana (lhana) e nem tão pouco tem mar. Neste artigo terá a possibilidade de saber um pouco mais desta bonita vila medieval e ficar a saber o que ver e fazer naquela que foi apelidada pelo filósofo Jean Paul Sartre a “vila mais bonita de Espanha”.
Conteúdo do artigo
A história de Santillana del Mar
A origem de Santillana del Mar remonta ao século VIII, quando um conjunto de monges, carregando as relíquias da santa mártir Juliana da Bitínia, se instalaram na zona, até então desabitada. Decidiram construir ali uma pequena ermida, onde passaram a expor as ditas relíquias. A aldeia medieval desenvolveu-se em torno da Colegiata. Mais tarde, o mosteiro passou a fazer parte de um dos ramos do Caminho de Santiago de Compostela. Em 1045 o Rei Fernando I concedeu-lhe o foral, o que acabou por fazer que o templo se torna-se uma igreja colegiada.
Onde fica Santillana del Mar
Santillana del Mar é uma bonita vila medieval localizada no norte de Espanha, na região da Cantábria. Esta jóia da costa cantábrica situa-se no roteiro norte do Caminho de Santiago de Compostela e está a apenas 30 minutos de carro de Santander.
O que ver em Santillana del Mar
Ao visitar Santillana del Mar tenha em mente que apenas poderá fazer a sua visita caminhando, pois os carros estão proibidos de circular. Mas verá que isso é uma mais valia, pois a vila é bem pequena e merece muito ser totalmente descoberta enquanto se perde pelas suas charmosas ruas de paralelepípedos.
Centro Histórico
O Centro histórico possui uma arquitetura toda em pedra, cujos edifícios foram construídos entre os séculos XIV e XVIII. Composto por algumas torres defensivas, inúmeros palácios renascentistas, vários edifícios senhoriais e ruelas pitorescas, este é um dos centros históricos mais bonitos da Cantábria. Uma das ruas que não poderá perder é a Rua Juan Infante, uma rua de paralelepípedos cheia de casas de pedra e ferro forjado cujas varandas de madeira estão cheias de flores e cujo brasão e escudos familiar podem ser vistos esculpidos nas fachadas.
Colegiata de Santa Juliana
A Colegiata de Santa Juliana é o principal monumento de Santillana del Mar. Aliás esta vila cresceu em torna desta maravilhosa joia da arquitectura românica. A Colegiata foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO, como parte dos Caminhos de Santiago de Compostela. Esta bela igreja foi construída foi construída no século XII no local de uma antiga ermida erigida para expor as relíquias da Santa Juliana. Inicialmente foi um mosteiro beneditino mas posteriormente passou a igreja colegiada.
No seu interior ficará encantado com o belo retábulo-mor com influências flamengas assim como com a pia batismal românica do século XIII. Um dos principais destaques desta bela igreja é o seu claustro com os seus 42 capitéis gravados com temáticas diversas, onde se misturam animais e seres fantásticos com outras cenas religiosas.
Palácio Velarde
Bem próximo à Igreja Colegiada encontrará o bonito Palácio Velarde, também conhecido como Palácio das Areias. Este foi construído nos meados do século XVI por Afonso Velarde e destaca-se pela sua arquitetura de início do Renascimento. Ou seja, este imponente palácio possui janelas rítmicas na fachada, escudos de linhagem, varandas e pináculos no topo.
Museu Barquillero
O Museu Barquillero, situado na Casa da Arquiduquesa Margarida da Áustria, é um belo museu cujo acervo engloba esculturas, brinquedos, pinturas assim como vários outros utensílios relacionados com a produção de bolachas.
Plaza Mayor
A Plaza Mayor é a praça mais importante de Santanilla del Mar. Considerada uma das praças rurais mais bonitas de Espanha, a Plaza Mayor é absolutamente encantadora. Ali encontrará vários locais de interesse, nomeadamente a Casa del Aguila y la Parra, onde encontrará uma exposição sobre a Vijanera ou a Casa del Cura, que se tornou o edifício mais fotografado de Santanilla del Mar. Pode ainda visitar a Torre de Don Borja e a Torre Merino, duas importantes torres medievais. Esta última é uma construção gótica do século XIII ou XIV que deve o seu nome à torre defensiva do Grande Merino das Astúrias de Santillana.
Museu da Tortura
O Museu da Tortura abriga uma coleção de 70 dispositivos de tortura verdadeiros assim como algumas réplicas utilizadas pela Inquisição entre os séculos XIV e XIX. Ao longo da exposição encontrará todas as maneiras sórdidas como as pessoas eram torturadas e humilhadas publicamente pela Inquisição Espanhola.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Que maravilha!
Não posso dizer que concordo com Sartre, visto que não conheço Espanha, mas é uma vila muito bonita!
Nunca tinha pensado seriamente em explorar o norte da Espanha, mas amei essas casinhas de Santillana del Mar com essas varandas!!! Já faz tempo que tô querendo voltar pra Espanha, quem sabe dessa vez eu vá para o norte.
Adorei ser a cidade das 3 mentiras. Não conheço, mas passou para a minha lista.
A Espanha sempre tem cidadezinhas lindas pra conhecer, ainda mais quando é na costa. Adorei a dica de visitar Santillana, obrigada por compartilhar
Adorei suas dicas de Santillana del Mar, pois vou explorar a Espanha em julho do ano que vem e vou incluir a cidade no meu roteiro. Valeu