Destinos Espanha Europa Gastronomia

Gastronomia do Mundo…Córdoba

Gastronomia do Mundo em Córdoba

O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo de alguns dos pratos típicos dos locais que visito. Hoje então falaremos sobre a bela gastronomia do mundo de Córdoba, na região da Andaluzia, na Espanha.

O que fazer na Andaluzia com crianças: nosso top 10

Gastronomia da Andaluzia

A Andaluzia é conhecida pela sua diversidade de terras e clima, fazendo dela uma região bem eclética na produção de alimentos. Aliado a isso, com a ocupação destas terras por diferentes povos é fácil perceber a gigante variada de pratos e técnicas que por ali são encontradas.

Córdoba: roteiro de 2 dias na cidade da Andaluzia

Por um lado, os romanos incutiram na Andaluzia o cultivo do trigo e da videira assim como a utilização dos mais nobres peixes dos seus mares. Por outro lado, os árabes ensinaram os povos da região a cultivar as suas hortas e as suas oliveiras, implementar irrigações e a produzir azeite. Mas claro que todos os outros povos que por ali passaram, nomeadamente gregos, fenícios e visigodos acabaram por deixar as suas marcas também na gastronomia andaluza. De modo geral, a culinária andaluza está intimamente ligada ao consumo do azeite, dos frutos secos, do peixe e da carne.

Dica de alojamento em Córdoba: Macia Alfaros

Gastronomia do Mundo em Córdoba

A gastronomia é uma parte fundamental da cultura e tradição de Córdoba, onde a culinária resulta da mistura da influências cristãs, judaicas e árabes. Assim, a cidade é um destino gastronómico magnífico onde encontrará uma variedade única de pratos e sabores.

Um dos pratos mais famosos da gastronomia de Córdoba é o Flamenquin, que nada mais é do que pedaços de presunto serrano enrolados em tiras de lombo de porco, cobertos com pão ralado e fritos em óleo. Geralmente são servidos com batatas fritas e maionese.

Gastronomia do Mundo em Córdoba
Flamenquín

O nome deste prato vem da expressão “Isto é muito flamengo para nós” e surgiu da combinação de costumes e técnicas dos diferentes povos. Ou seja, se por um lado foram os romanos a trazer o consumo da carne de porco para a Andaluzia, por outro foram os muçulmanos que trouxeram a técnica da fritura para esta região. Mais tarde, os cristãos pegaram nas ideias dos romanos e muçulmanos e incorporaram o bater na carne, para que esta fique mais suculenta e acabaram por criar o famoso flamenquin.

Conheça a Rota das Igrejas Fernandinas de Córdoba

Confecção

Para começar a preparar o prato de Flamenquin deve cortar as fatias do lombo de porco bem finas e temperá-las com sal e pimenta.

Corte o presunto com fatias do tamanho das fatias de lombo e coloque-as sobre a carne. Depois enrole como fosse um rocambole, bem apertado.

Seguidamente, passe pela farinha, pelo ovo e por fim no pão ralado. Enquanto isso, vá aquecendo o óleo numa fritadeira.

Coloque então o flamenquin no óleo e deixe alourar de modo a ficar crocante e a carne bem cozinhada. Retire o flamenquin e coloque-o em papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

Corte ao meio e sirva com salada, batata frita e maionese.

Descobrir a Mesquita-Catedral de Córdoba

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

2 thoughts on “Gastronomia do Mundo…Córdoba

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.