Atracções Catedral Destinos Dicas Europa Monumento Portugal Viseu

Descobrir a Sé Catedral de Viseu

Visitar Viseu

A Sé Catedral de Viseu é um dos principais monumentos da cidade de Viseu. Famosa pela sua capela-mor gótica e pelos seus claustros renascentistas, esta foi edificada num dos pontos mais altos da cidade, no início do século XII. Ao longo dos séculos foi sofrendo amplas remodelações. No local, além do edifício religioso poderá ainda visitar o tesouro do Museu de Arte Sacra.

Visitar Viseu, o que ver e fazer na cidade jardim portuguesa

A História da Sé Catedral de Viseu

A Sé Catedral de Viseu, também conhecida como Igreja Paroquial de Santa Maria, terá sido construída no século XII, já no reinado de Dom Afonso Henriques, no lugar de uma construção românica edificada pelos pais deste. A construção da Catedral, impulsionada pelo bispo Dom Osório, inicialmente de estilo românico sofreu uma profunda renovação no reinado de Dom Dinis, onde foram adicionados vários elementos góticos.

A Sé Catedral de Viseu

A Sé Catedral de Viseu é um dos edifícios mais antigos da cidade, possuindo duas grandes torres que lhe conferem o aspeto de uma igreja fortificada. Possui uma fachada maneirista, construída em meados do século XVII, após a anterior fachada renascentista ter ruido. Um dos pormenores mais interessantes desta fachada austera são os seis nichos, que apresentam esculturas de pedra. No topo é possível ver a estátua de Santa Maria da Assunção, padroeira da Catedral. Logo abaixo encontra-se a imagem de São Teotónio, prior da Catedral entre 1112 e 1119 e patrono de Viseu. Já nos nichos laterais estão os quatro evangelistas e os respetivos símbolos, São Marcos, São Lucas, São João e São Mateus.

Fachada da Sé Catedral de Viseu
Fachada da Sé Catedral de Viseu – Por Duca696 – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0

Interior da Sé Catedral de Viseu

O interior da Sé Catedral de Viseu é absolutamente impressionante. Com uma planta de três naves é o seu teto que impressiona mais, com uma abóbada onde as nervuras possuem uma forma de cruz, muito ao estilo de uma corda grossa com um nó a meio, um elemento náutico, característico do estilo manuelino. Já os fechos das abóbadas são rematados por florões em pedra de Ança, que ostentam os brasões dos bispos assim como as divisas do rei.

Interior da Sé Catedral
Interior da Sé Catedral

Outro destaque vai para a capela-mor gótica, modificada no século XVIII, que possui um elegante cadeiral do século XVIII, em madeira de jacarandá, proveniente do Brasil. Já o retábulo barroco, da autoria de Francisco Machado veio substituir o magnífico retábulo de Vasco Fernandes, que se encontra no Museu Grão Vasco.

Retábulo da capela-mor da Sé de Viseu
Antigo Retábulo da capela-mor da Sé de Viseu

Um pormenor a não perder é o corredor lateral que dá acesso à sacristia, revestido a azulejo do século XVIII. Por seu lado, a sacristia é outro dos destaques da catedral. Edificada em 1574, foi enriquecida com magníficas pinturas no teto de madeira, com o escudo do bispo Dom Jorge de Ataíde ao centro. Já as paredes da sacristia estão totalmente cobertas com azulejos polícromos do século XVII.

Museu de Arte Sacra

Subindo ao primeira andar da Sé Catedral entra-se na antiga Sala Capitular, onde se pode ver um bonito museu dedicado ao Tesouro da Sé. Ao percorrer o museu passará por espaços com interesse arquitetônicos únicos como o coro-alto, o claustro superior, a sala do cabido e ainda o passeio dos cónegos. O coro-alto, construído no século XVI a mando do bispo Dom Diogo Ortiz de Vilhegas, possuía extrema relevância aquando das principais cerimónias da Catedral, pois era o local onde se encontrava o coro que assegurava os períodos musicais. Já a Sala do Cabido, do século XVIII, era o local onde decorriam as reuniões dos membros do Cabido.

O Tesouro da Catedral está exposto nestes espaços, havendo peças de elevado valor artístico e de diferentes séculos. O acervo engloba esculturas, pinturas, relicários, ourivesaria e mobiliário. Os principais destaques vão para dois cofres-relicários do século XII e uma custódia que pertenceu a Dom Manuel da Silva.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

2 thoughts on “Descobrir a Sé Catedral de Viseu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.