Destinos Europa Itália Roteiros

Um dia em…Messina

Messina

Hoje vou-vos falar de uma bonita cidade da região da Sicília, Messina. Visitei esta pitoresca cidade em Junho do ano passado e gostei bastante do que vi.

Messina é uma cidade muito alegre mas também um dos portos mais activos do Mediterrâneo. A sua estratégica localização, tornou-a uma cidade importante no comércio de sedas, produtos têxteis e indústrias químicas.

Messina: guia completo para aproveitar a bela cidade da Sicília

O nosso roteiro

A nossa visita começou na Piazza del Duomo onde vimos o fantástico Orologio Astronomico e a Duomo di Messina, o único senão é que a Catedral estava em obras de reconstrução exteriores o que impediu de vermos a beleza desta Catedral no seu todo. O Orologio Astronomico é um dos mais bonitos relógios astronómicos do mundo, tendo sido construído em 1933. Este possui figuras em bronze dourado que representam momentos chave da religião e história da cidade. Já a Catedral de Messina foi construída no séc. XII e ficou famosa por ser o local onde foram guardadas as coisas de Conrad IV, Rei de Jerusalém. Nesta praça encontramos também a Fontana de Orione, desenhada pelo Giovanni Angelo Montorsoli para celebrar a construção do primeiro aqueduto. Ela é dedicada a Orion, o mítico fundador da cidade.

Orologio Astronómico

 

Duomo di Messina
Duomo di Messina
Fontana de Orione
Fontana de Orione

Depois de visitarmos a Catedral por dentro seguimos viagem, rumo à Fontana di Nettuno, pelo caminho fomos passando por alguns edifícios bastantes bonitos, nomeadamente a Galleria Vittorio Emanuele III e a Igreja Sant’Antonio Abate. A Galleria Vittorio Emanuele III foi projectado por Camillo Puglisi Allegra e construído entre 1924 e 1929 e em 2000 foi declarada de interesse histórico-artístico.

Galleria Vittorio Emanuele III
Galleria Vittorio Emanuele III
 
Igreja Sant'Antonio Abate
Igreja Sant’Antonio Abate
 

Finalmente chegámos à Fontana di Nettuno, construída em 1557, por John Angelo Montorsoli, que tinha como grande influência Michelangelo. Esta é uma escultura de tributo a Neptuno, que tem na sua constituição diversos cavalos marinhos e golfinhos. Aproveitámos a zona para descansar um pouco, pois estava muito calor e havia por ali algumas sombras que souberam maravilhosamente bem.
Aqui perto, encontrámos o War Memorial, construído em 1936 para comemorar os patriotas que perderam a vida pelo país, a estátua mostra os aviadores, marinha e soldados de infantaria.

 
Fontana di Nettuno
Fontana di Nettuno
um dia em Messina - War Memorial
War Memorial

Contudo tínhamos que continuar a nossa viagem, cujo destino era o Templo del Cristo Rei, ainda nos perdemos pelo caminho, a sorte é que este fico no alto e só tivemos mesmo que caminhar na direcção dele.

Este foi construído em 1900 e na sua cripta encontra-se um memorial aos soldados italianos. A grande desilusão aconteceu quando lá chegámos e batemos com o nariz na porta, pois o Templo estava fechado. Tanto cansaço e calor para nada. A compensação ficou mesmo na vista que tínhamos lá de cima, sobre a cidade.

Decidimos então iniciar a descida, mas desta vez por um local diferente. O que nos permitiu conhecer o Santuario della Madonna di Montalto, localizado na colina de Caperrina. Este santuário encontra-se ligado à tradição da aparição de Nossa Senhora em defesa de Messina.

 
Templo del Cristo Rei

 

um dia em Messina - Santuario della Madonna di Montalto
Santuario della Madonna di Montalto

A parte mais engraçado deste passeio, foi depois de sairmos do santuário irmos pedir informações a uns senhores que se encontravam todos juntos a conversar. Cada um nos deu uma indicação diferente e começaram a discutir uns com outros por onde é que devíamos ir. O certo é que ficámos na mesma e sem saber por onde ir, tendo que partir ao desconhecido depois da agitada conversa. Percorremos as ruas desta cidade e observámos algumas situações engraçadas e caricatas. Como por exemplo, estar um calor abrasador e estarem a vender melancias expostas ao sol ou então estarmos numa tabacaria para comprar postais e a senhora que estava a atender estar em amena cavaqueira com outra pessoa e não querer saber de nós estarmos à espera para pagar. Mas acabam por ser estas situações que tornam os sítios tão especiais e inesquecíveis.

 

Messina
Venda ambulante de melancias
Churrasqueira

Na nossa aventura de descoberta pela cidade acabámos por encontrar a bonita Annunziata dei Catalani e a Chiesa del Carmine. A Annunziata dei Catalani, é considerada um milagre pois foi o único edifício a sobreviver ao sismo de 1908. Data do período Normando, mas resulta de uma mistura de estilo arquitectónicos diferentes: normando, árabe e bizantino.
Já a Chiesa del Carmine, foi construída no lugar da Igreja com o mesmo nome que foi destruída num grande fogo no início do séc. XX. Esta retrata a arquitectura do séc. XVIII, sendo um dos mais importantes projectos do arquitecto Cesare Bazzani. Só tenho pena de não ter fotografias da igreja completa por fora, pois é mesmo bonita. Mas na altura que chegámos junto a ela estava muito trânsito e depois de sairmos do seu interior esqueci-me. Fiquei furiosa quando me apercebi deste erro. Só tenho mesmo uma foto do telhado que fotografei quando subi ao terraço que a mesma tem.

um dia em Messina - Annunziata dei Catalani
Annunziata dei Catalani

 

 
um dia em Messina - Chiesa del Carmine
Chiesa del Carmine

Foi um dia muito bem passado, pena foi mesmo o calor que se fazia sentir que atrapalhava um pouco a nossa caminhada. Conhecer esta cidade leva-me a querer conhecer outros recantos de Sicília, pois acredito que valerá muito a pena.

Caso tenha mais tempo para visitar a Sicília não deixe visitar a Ilha de Stromboli. Caso queira saber um  pouco mais sobre o local leia o post Ilha de Stromboli, na Itália: explorando um vulcão ativo na Sicília, do blog Primeiro as damas.

 

Os nossos outros artigos sobre Itália:

– Roma, Florença e Pisa

Viagem por Roma, Florença e Pisa
Roma 1º e 2º dia
Roma 3º dia
Florença 4º dia
Florença 5º dia
Pisa 6º dia
Roma – último dia
Visitar Roma sem gastar
Museus do Vaticano
O meu top 10 das Igrejas de Roma
Forum Romano e Monte Palatino

– Veneza

Um dia em…Veneza-San Marco

Passear por Veneza
Um dia em…Veneza – San Polo e Santa Croce
Um dia em…Veneza – Dorsoduro

Outras cidades de Itália

Bari
Nápoles
Génova

Espero que tenham gostado 🙂

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

3 thoughts on “Um dia em…Messina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.