Este artigo surge no seguimento de uma lista lançada pela revista Times, com os 10 locais incríveis que teremos que visitar com urgência antes que desapareçam. Andei a investigar os locais e percebi que são lugares absolutamente fantásticos e especiais e que ao desaparecerem deixarão de facto o mundo bem mais pobre…
Espero um dia conseguir ir a tempo de os visitar a todos, pois dos 10 apenas conheço um. Descubram qual….
Conteúdo do artigo
Grande Barreira de Coral, Austrália
A Grande Barreira de Coral, situa-se ao longo da costa oriental da Austrália e é o maior recife de coral do mundo inteiro, podendo ser vista do espaço. Esta barreira possui mais de 2000 Km de extensão. Encontrando-se em constante crescimento e servindo de abrigo a um enorme leque de animais e vegetação subaquática, o que proporciona manutenção de uma verdadeira floresta submarina. Em 1981 foi eleita como Património Mundial da Humanidade
Este conjunto de recifes, pode estar em risco devido ao aumento da temperatura média dos oceanos, à poluição e a acidificação dos mares e ao intenso tráfego marítimo.
Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Grande Barreira de Coral basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona
Veneza, Itália
Veneza foi totalmente construída sobre a água e conseguiu sobreviver sem carros até ao século XXI. Possui alamedas estreitas e canais que passam entre palácios sumptuosos e igrejas fantásticas, mercados de bairro cheios de vida e águas tranquilas. Contudo, o nível das águas na cidade dos canais tem subido 2 mm por ano, levando a cidade a afundar-se. As cheias têm sido cada vez mais severas e a longo prazo esta bonita cidade pode desaparecer. Para controlar a subida do nível das águas está em construção um sistema de diques.
Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Veneza basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.
Mar Morto
O Mar Morto é uma lago, localizado no vale do Rio Jordão. Possui uma grande quantidade de sal, levando a que haja uma escassez de vida nas suas águas, existindo apenas alguns tipos de arqueobactérias e algas.
Nos últimos 40 anos, a dimensão do Mar Morto reduziu-se em um terço e prevê-se que possa desaparecer nos próximos 50 anos, devido à intensa exploração das águas do rio Jordão, a sua única fonte de alimentação.
Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Mar Morto basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.
Parque Nacional Glacier, EUA
O Parque Nacional Glacier, localiza-se no Montana, e nele podemos encontrar duas cadeias montanhosas, mais de 130 lagos, mais de 1000 espécies de plantas e centenas de espécies animais.
Já teve mais de 150 glaciares mas já não passam de 25. As mudanças climáticas podem levar ao degelo dos que restam até 2030, o que provocaria enormes alterações no ecossistema e na paisagem.
Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Parque Nacional de Glacier basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.
Maldivas
As Maldivas, são um pequeno país insular, situado perto do Sri Lanka e da Índia, no continente asiático. É composto por 1102 ilhas. É o país menos populoso da Ásia e o menos populoso de entre os países muçulmanos. Aqui encontram-se situadas algumas das mais belas praias do mundo, com areia branca, água cristalina, lagoas e golfinhos maravilhosos. Este arquipélago do Índico é o país com a mais baixa altitude do mundo, estando o ponto mais elevado a 2,3m do nível do mar. Devido à subida das águas do mar este corre o risco de desaparecer. O Governo estabeleceu um fundo para comprar terra no Sri Lanka ou na Austrália, para servir de refúgio aos seus habitantes
Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Maldivas basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.
Sheychelles
Sheychelles é um arquipélago no Oceano Índico, localizado a noroeste de Madagáscar. O número de ilhas do arquipélago é de 155, estando divididas em grupos. A praia caracteriza-se por possuir águas azuis turquesa e areia branca brilhante que contrasta com um fundo de pedras de granito majestoso. É perfeita para mergulhar, nas suas águas azul-turquesa, encontrando-se protegida das ondas do oceano por um recife.
Este é mais um arquipélago no Oceano Índico que corre o risco de desaparecer, a longo prazo, devido à subida do nível das águas do mar.
Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Seychelles basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.
Alpes
Os Alpes são um grande sistema de Cordilheiras da Europa, a cordilheira principal segue a divisória do Mar Mediterrâneo até aos bosques de Viena, passando pelos pontos mais elevados deste sistema de montanhas.
A mais famosa cadeia montanhosa da Europa é um dos principais destinos turísticos e também origem de mais de quarenta por cento da água doce do Velho Continente. Os padrões de precipitação estão a mudar e os glaciares dos Alpes perderam cerca de dois terços do seu volume, desde 1850.
As ilhas Madalena, situadas no Oceano Atlântico, são um importante santuário para a vida selvagem. A economia deste arquipélago centra-se na exploração dos recursos naturais, floresta e pesca.
Neste arquipélago, situado no golfe de São Lourenço, as ilhas estão sujeitas a fortes ventos e as praias e falésias de arenito têm perdido 40 cm por ano, devido à erosão.
Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Quebec basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.
Alasca, EUA
O Alasca,é uma península, sendo um dos estados dos EUA. Esta é uma região com grandes reservas de recursos naturais.
A tundra é uma das imagens de marca do mais inóspito estado americano. Mas o aquecimento global – a par da exploração desenfreada de petróleo e gás – ameaça gravamente o equilíbrio deste ecossistema devido ao degelo do permafrost – solo da região ártica, em que a terra, as rochas e o gelo formam uma camada permanente.
Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Alasca basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.
Glaciar Athabasca, Canadá
O Glaciar Athabasca é um dos principais braços do campo de gelo da Columbia. Tem aproximadamente 6 Km de comprimento. Actualmente é o glaciar mais avistado da América do Norte.
Nos últimos 125 anos a ponta sul do glaciar recuou mais de 1,6 Km. O ritmo do degelo tem acelerado e o cientista estimam que a massa de gelo recue, actualmente, entre 2 a 3 m por ano.
Se pretender adquirir bilhetes para as atracções em Glaciar Athabasca basta aceder aqui ao site GetYourGuide e encontrará uma plataforma que reúne as melhores actividades da zona.
Espero que tenham gostado e que possam brevemente conhecer estes locais absolutamente maravilhosos. Se já o fizeram ou quando o fizerem comentem e dêem dicas dos locais.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Conheci Veneza, os Alpes e o Glaciar Athabasca. Neste último, meu filho estava com 3 anos e ficamos pensando que, talvez, a geleira não exista mais quando ele for idoso… Triste, né? O Alasca reina absoluto na minha lista de desejos! abs!!!
Conheci Veneza, os Alpes e o Glaciar Athabasca. Neste último, meu filho estava com 3 anos e ficamos pensando que, talvez, a geleira não exista mais quando ele for idoso… Triste, né? O Alasca reina absoluto na minha lista de desejos! abs!!!
Eu ainda só conheço Veneza, mas espero em breve puder visitar todos eles….É realmente triste vermos desaparecer locais tão bonitos….