Destinos Europa Ilhas Itália

Burano e Torcello, passeio de um dia a partir de Veneza

Se estiver em Veneza com tempo para visitar os seus arredores, não deixe de visitar Burano e Torcello. Estas bonitas ilhas estão a pouco menos de uma hora de barco de Veneza. Para ir de Veneza até Burano e Torcello basta apanhar um vaporetto em Fondamenta Nuove, na fronteira entre os bairros Cannaregio e de Castello.

Verá que valerá muito a pena conhecer Burano e Torcello, em um passeio de um dia a partir de Veneza.

Confira também Visitar Veneza

Burano

Burano é um conjunto de 4 pequenas ilhas do arquipélago da Lagoa Veneziana, ligadas entre si por pequenas pontes, localizando-se a apenas 11 km de Veneza. Fica muito próximo de Torcello e é conhecida mundialmente como a “ilha colorida da renda”. Do ponto de vista turístico Burano é conhecida pelas bonitas e coloridas casas à beira da água, captando a nossa atenção, desde o primeiro instante.

Dada a sua peculiaridade Burano chamou a atenção de muitos pintores, durante o séc. XX, fazendo com que nascesse a denominada “escola de Burano, entre 1911 e 1946. Esta não era de facto uma escola mas uma temporada para a pintura contemporânea veneziana, onde os pintores vinham passar algum tempo.

Burano e Torcello

A história de Burano

Existem duas teorias quanto a história por de trás da cor colorida das casas. A primeira teoria diz-nos que as cores ficavam determinadas de acordo com as famílias que lá residiam ao longo dos tempos. Já a segunda teoria diz-nos que cor era escolhidas pelos seus habitante marinheiros, para reconhecerem as suas casas quando chegavam à ilha em dia de neblina. Atualmente, caso o proprietário pretenda pintar as mesmas, necessita de aprovação do Governo com a cor autorizada a usar.

Burano é ainda famosa pelo seu artesanato, em especial pela sua renda, desde o séc. XVI. Ou seja, a ilha ganhou alguma importância nesse século quando as mulheres se começaram a dedicar a estas maravilhosas rendas, muito elogiadas pelos reis e rainhas de toda a Europa. Nomeadamente, pelo Rei Luís XIV, assim como por Leonardo da Vinci.

Não se sabe ao certo a origem das rendas de Burano, mas acredita-se que está ligada à tradição marítima. Uma vez que a ilha era habitada essencialmente por pescadores. Assim, as mulheres usariam uma técnica semelhante à utilizada para a confeção das redes de pesca. E apesar das “rendeiras” terem diminuindo ao longo dos anos, ainda é possível encontrar algumas, sentadas do lado de fora das lojas e das casas, as fazer as bonitas peças. Por outro lado, existe ainda uma escola para manter a tradição das rendeiras, a Scuola dei Merletti, inaugurada em 1872.

Leia também Passeios gratuitos em Veneza

O que visitar em Burano

Se vai visitar Burano a pensar que existem muitas atrações para ver, tal não é verdade. Assim, procure passear pelas ruelas e aproveitar o ambiente relaxado desta bonita e colorida ilha. Caminhe pela Via Baldassare Galuppi, que possui o nome do compositor que nasceu ali e pela Piazza Galuppi, única praça da cidade.

Almoce num dos restaurantes, que são famosos pelos seus pratos de peixe fresquíssimos, ao mesmo tempo que prova um dos seus mais famosos doces, o bussolà (bolo de gema, farinha e manteiga).

De entre as poucas atrações que aqui encontrará tem a Igreja de San Martino, do séc. XVI e que abriga a obra de Tiepolo, La Crocifissione além do Campanário Storto. Pode ver ainda o Pallazo del Podestà, que é sede do município, bem como o Museu da Renda, fundado em 1981 e que ajuda a a manter a tradição das rendeiras de Burano.

Burano e Torcello

Torcello

Torcello é a mais bonitas das ilhas e localiza-se a apenas 5 minutos de Burano. Esta foi em tempos a maior população da República de Veneza, quando a população veneziana teve que se refugiar na ilha para fugir às invasões dos lombardos e hunos. Tendo se tornado sede episcopal bem como um importante centro comercial, havendo também grande produção de sal e de lã. A sua hegemonia terminou quando um surto de malária atingiu Torcello e dizimou a população.

Esta ilha é conhecida pela sua beleza, mas também pela sua história e cultura.

Burano e Torcello

O que visitar em Torcello

Apesar de ser bem pequena, Torcello apresenta algumas atrações que merecem ser visitadas. A maior parte delas na praça da cidade. Como por exemplo, a Igreja de Santa Fosca, que abriga as relíquias da Santa Fosca e Maura, os Palácios do arquivo e do conselho e o famoso Trono de Átila. Reza a lenda que este trono de pedra, pertenceu ao rei dos hunos, que teria chegado a Torcello junto com os seus homens.

A principal atração da praça bem como da ilha é a Basílica de Santa Maria dell’Assunta, que é o edifício mais antigo da lagoa. Ali está exposto o sarcófago romano, que contém o corpo do Santo Eliodoro, bem como dois maravilhosos mosaicos bizantinos, do séc. XII e XIII, um na abside e outro na contra fachada da igreja. Bem en frente à basílica estão as ruínas do antigo batistério.

Outra atração, esta algo peculiar, é a Ponte do Diabo, que não possui qualquer parapeito ou proteção. Segundo a lenda, uma jovem rapariga veneziana apaixonou-se por um militar austríaco. Certo dia a jovem soube que o seu amor tinha sido assassinado e fez um pacto com uma bruxa. Que por sua vez fez um pacto com o diabo. Contudo, a bruxa morreu e não cumpriu a sua parte do acordo. Então todos os 24 de Dezembro o diabo regressa à ponte em busca da bruxa.

Burano e Torcello

Se Burano é pequena, colorida e muito silenciosa Torcello é ainda mais silenciosa, rústica e até bucólica. Burano e Torcello são verdadeiros tesouros próximos de Veneza. E você já visitou estas ilhas? O que achou? Valem mesmo a pena?

Blogagem Colectiva

Quer conhecer outros bate e volta ao redor do mundo? Veja o que os nossos parceiro bloggers têm a dizer sobre outros locais que valem a pena conhecer:

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Veneza, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

20 thoughts on “Burano e Torcello, passeio de um dia a partir de Veneza
  1. Eu adorei conhecer Burano quando fui visitar Veneza, mas confesso que Torcello eu ainda não conhecia, e gostei muito da sua sugestão de passeio de um dia! Acho que vou ter que voltar para Veneza em breve kkkkkk

  2. Que delícia ler seu post, uma saudade sem tamanho que tenho desse país. Quando estive em Veneza, fiz também esses 2 bate e volta. Burano e Torcello. Me apaixonei por Burano e suas casinhas coloridas

  3. Amei seu post sobre Burano e Torcello! Não sabia que a cidade de Veneza também era origem de passeios de um dia! Gostei muito de conhecer através do seu post e amei as fotos, principalmente a das casinhas coloridas! Com certeza entrarão no meu roteiro da Itália, para a próxima vez que eu for para esse país maravilhoso! Afinal de contas, eu não conheço Veneza ainda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.