Castelo Branco Destinos Europa Guarda Portugal Roteiros

Visitar a Serra da Estrela: o que ver e fazer no ponto mais alto de Portugal Continental

Visitar a Serra da Estrela

Quem nunca ouviu falar da Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental? Mas a verdade é que esta é mais do que isso, tendo muito a oferecer a quem visita esta bonita e interessante área de Portugal. Assim, venha connosco visitar a Serra da Estrela e descobrir o que ver e fazer neste paraíso localizado no meio da natureza.

Serra da Estrela
Serra da Estrela

Onde fica a Serra da Estrela

Mas afinal onde fica a Serra da Estrela? Esta localiza-se no interior do país, a cerca de duas horas de distância de Coimbra, duas horas e meia do Porto e a três horas de Lisboa. Junto com a Serra do Açor e a Serra da Lousã, formam a Cordilheira Central Portuguesa. O Parque Natural da Serra da Estrela engloba 6 municípios, localizando-se nos distritos de Castelo Branco e Guarda.

Serra da Estrela

A Serra da Estrela, com 1993 metros de altitude é o ponto mais alto de Portugal Continental. Esta é uma zona de paisagem integrada no extenso Parque Natural da Serra da Estrela e que proporciona a quem a visita a possibilidade de ver vales magníficos, imponentes formações rochosas, miradouros com paisagens de tirar o fôlego mas também belas cascatas, praias fluviais e trilhos únicos. Assim, é fácil perceber porque é que a Serra da Estrela é considerada por muitos como o melhor destino do país para os verdadeiros amantes da Natureza, além dos praticantes de desportos de Inverno.

Serra da Estrela
Serra da Estrela

Visitar a Serra da Estrela: o que ver e fazer no ponto mais alto de Portugal

Quando se fala na Serra da Estrela associa-se sempre à neve e como tal esta é o principal destino português para quem procura praticar desportos de Inverno ou para quem simplesmente quer ver neve. Mas existem vários outros locais e várias outras coisas para ver e fazer quando visita a Serra da Estrela. Uma das coisas boas de um roteiro pela Serra da Estrela é que existem inúmeras opções de onde começar e onde terminar, sendo um destino ótimo para visitar inúmeras vezes e sem muita pressa.

Torre da Serra da Estrela

A Torre é o ponto mais alto da Serra da Estrela e por conseguinte de Portugal Continental. É um local imensamente conhecido principalmente pelos campos de neve que ali se formam nos meses de Inverno, sendo aqui que se localiza a única estância de ski em Portugal. Mas não pense que a Torre só tem interesse nos meses de Inverno ou para quem gosta de praticar desportos de Inverno, pois uma das coisas mais bonitas que ali terá será a paisagem de cortar a respiração, sobre os montes, vales e localidades próximas.

Visitar a Serra da Estrela
Torre

Monumento a Nossa Senhora da Boa Estrela

O Monumento a Nossa Senhora da Boa Estrela localiza-se antes de chegar à Torre, se vier pelo lado de Manteigas ou da Covilhã. Ali há um pequeno altar dedicado a Nossa Senhora da Boa Estrela, santa protetora dos pastores, onde a Nossa Senhora foi esculpida num nicho granítico da serra. Localizada no covão do Boi, foi inaugurada em 1946 após ter sido esculpida por António Duarte.

Monumento a Nossa Senhora da Boa Estrela
Monumento a Nossa Senhora da Boa Estrela

Lagoa Comprida

A Lagoa Comprida, localizada depois da Torre, quando se desce para Seia, é a maior lagoa do maciço superior da Serra da Estrela. Inicialmente esta era uma pequena lagoa que viu a sua capacidade aumentada, em pleno século XX, quando foi construída uma barragem no local. O que fez com que a pequena lagoa armazenasse uma quantidade de água bem superior à sua anterior capacidade.

Visitar a Serra da Estrela
Lagoa Comprida

Caso seja um aventureiro e goste de caminhar, sugerimos que se aventure num trilho de cerca de 5 km para chegar ao Covão dos Conchos. Este é um túnel de cerca de 1.5km de extensão, localizado na Ribeira das Naves.

Covão do concho
Covão do concho

Covão d’Ametade

O Covão d’Ametade é um dos locais mais bonitos e icónicos da região, localizando-se no Vale Glaciário do Zêzere. Localizado a 1500 metros de altitude é onde o Rio Zêzere começa a ganhar forma, sendo um local cheio de vegetação com um ecossistema e biodiversidade único. O Covão d’Ametade é um excelente lugar para fazer um piquenique, sendo também um local muito procurado para os amantes de caminhadas e desportistas de montanha, que gostam de fazer trilhos.

Unhais da Serra

Unhais da Serra é uma pequena freguesia do concelho da Covilhã, localizada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Esta localidade é conhecida como a Vila da Água, pois a montanha ali localizada jorra água por todo o vale, independentemente da altura do ano. Existem vários pontos de interesse na região e que deixarão qualquer um encantado. Como por exemplo, o Miradouro do Cruzeiro, o Poço da Nogueira ou ainda a Cascata da Barragem do Covão e o Abrigo do Pastor na Castanheira.

Descubra o H2Otel Congress e Medical SPA

Poço de Broca da Barriosa

O Poço de Broca da Barriosa é um verdadeiro paraíso na terra. Localizado no sopé da Serra da Estrela o Poço da Broca da Barriosa caracteriza-se por uma magnífica cascata natural, onde a água cai várias metros com bastante intensidade. Essa água cai num poço provocado pela erosão da ribeira do Alvoco. Devido às condições que ali se criaram, toda a área se encontra rodeada de uma vegetação própria, havendo ainda a completar a moldura uma roda que gira ao sabor da água.

Poço da Broca da Barriosa
Poço da Broca da Barriosa

Seia

Seia é uma pequena cidade localizada a sudeste da Serra da Estrela, sendo a porta de entrada para a imponente serra portuguesa. Esta é também uma localidade que se destaca pela sua beleza paisagística mas também pela variedade de atrações que ali pode visitar. Como por exemplo, o Museu do Brinquedo, o Museu Natural da Eletricidade ou o Museu do Pão. Mas também poderá visitar as Aldeias da Montanha e ainda o CISE ( Centro de Interpretação da Serra da Estrela).

Descubra as Aldeias do Xisto – Lousã

Museu do Pão

O Museu do Pão localiza-se em Seia, mais propriamente na Quinta Fonte ddo Marrão. Este museu, considerado um dos maiores da Europa, é um complexo museológico privado, que nos leva numa viagem pelo mundo do pão, tendo em conta as várias vertentes, etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística. O grande objectivo do Museu do Pão é recolher, preservar e exibir o património do Pão Português, nomeadamente a sua história, tradições, simbologia, arte e memória.

Museu do Pão
Uma das actividades no Museu do Pão

Sabugueiro

O Sabugueiro é uma das aldeias mais carismáticas da Serra da Estrela. É conhecida por ser uma localidade de pastores e por ser a mais alta aldeia de Portugal Continental, localizada a 1200 metros de altitude. Aqui encontrará um bonita aldeia rural, repleta de casas de granito, onde poderá visitar o forno comunitário, provar a água da fonte do Ferreiro ou ainda provar um belo queijo da Serra.

Sabugueiro
Sabugueiro

Como vê a região da Serra da Estrela está repleta de magníficos tesouros prontos a serem desvendados e nós apenas referimos uma pequena parte. Pois, existem várias outras atrações e localidades que merecem muito a sua visita.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

2 thoughts on “Visitar a Serra da Estrela: o que ver e fazer no ponto mais alto de Portugal Continental

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.