Quem nunca ouviu falar da Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental? Mas a verdade é que esta é mais do que isso, tendo muito a oferecer a quem visita esta bonita e interessante área de Portugal. Assim, venha connosco visitar a Serra da Estrela e descobrir o que ver e fazer neste paraíso localizado no meio da natureza.
Conteúdo do artigo
Onde fica a Serra da Estrela
Mas afinal onde fica a Serra da Estrela? Esta localiza-se no interior do país, a cerca de duas horas de distância de Coimbra, duas horas e meia do Porto e a três horas de Lisboa. Junto com a Serra do Açor e a Serra da Lousã, formam a Cordilheira Central Portuguesa. O Parque Natural da Serra da Estrela engloba 6 municípios, localizando-se nos distritos de Castelo Branco e Guarda.
Serra da Estrela
A Serra da Estrela, com 1993 metros de altitude é o ponto mais alto de Portugal Continental. Esta é uma zona de paisagem integrada no extenso Parque Natural da Serra da Estrela e que proporciona a quem a visita a possibilidade de ver vales magníficos, imponentes formações rochosas, miradouros com paisagens de tirar o fôlego mas também belas cascatas, praias fluviais e trilhos únicos. Assim, é fácil perceber porque é que a Serra da Estrela é considerada por muitos como o melhor destino do país para os verdadeiros amantes da Natureza, além dos praticantes de desportos de Inverno.
Visitar a Serra da Estrela: o que ver e fazer no ponto mais alto de Portugal
Quando se fala na Serra da Estrela associa-se sempre à neve e como tal esta é o principal destino português para quem procura praticar desportos de Inverno ou para quem simplesmente quer ver neve. Mas existem vários outros locais e várias outras coisas para ver e fazer quando visita a Serra da Estrela. Uma das coisas boas de um roteiro pela Serra da Estrela é que existem inúmeras opções de onde começar e onde terminar, sendo um destino ótimo para visitar inúmeras vezes e sem muita pressa.
Torre da Serra da Estrela
A Torre é o ponto mais alto da Serra da Estrela e por conseguinte de Portugal Continental. É um local imensamente conhecido principalmente pelos campos de neve que ali se formam nos meses de Inverno, sendo aqui que se localiza a única estância de ski em Portugal. Mas não pense que a Torre só tem interesse nos meses de Inverno ou para quem gosta de praticar desportos de Inverno, pois uma das coisas mais bonitas que ali terá será a paisagem de cortar a respiração, sobre os montes, vales e localidades próximas.
Monumento a Nossa Senhora da Boa Estrela
O Monumento a Nossa Senhora da Boa Estrela localiza-se antes de chegar à Torre, se vier pelo lado de Manteigas ou da Covilhã. Ali há um pequeno altar dedicado a Nossa Senhora da Boa Estrela, santa protetora dos pastores, onde a Nossa Senhora foi esculpida num nicho granítico da serra. Localizada no covão do Boi, foi inaugurada em 1946 após ter sido esculpida por António Duarte.
Lagoa Comprida
A Lagoa Comprida, localizada depois da Torre, quando se desce para Seia, é a maior lagoa do maciço superior da Serra da Estrela. Inicialmente esta era uma pequena lagoa que viu a sua capacidade aumentada, em pleno século XX, quando foi construída uma barragem no local. O que fez com que a pequena lagoa armazenasse uma quantidade de água bem superior à sua anterior capacidade.
Caso seja um aventureiro e goste de caminhar, sugerimos que se aventure num trilho de cerca de 5 km para chegar ao Covão dos Conchos. Este é um túnel de cerca de 1.5km de extensão, localizado na Ribeira das Naves.
Covão d’Ametade
O Covão d’Ametade é um dos locais mais bonitos e icónicos da região, localizando-se no Vale Glaciário do Zêzere. Localizado a 1500 metros de altitude é onde o Rio Zêzere começa a ganhar forma, sendo um local cheio de vegetação com um ecossistema e biodiversidade único. O Covão d’Ametade é um excelente lugar para fazer um piquenique, sendo também um local muito procurado para os amantes de caminhadas e desportistas de montanha, que gostam de fazer trilhos.
Unhais da Serra
Unhais da Serra é uma pequena freguesia do concelho da Covilhã, localizada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Esta localidade é conhecida como a Vila da Água, pois a montanha ali localizada jorra água por todo o vale, independentemente da altura do ano. Existem vários pontos de interesse na região e que deixarão qualquer um encantado. Como por exemplo, o Miradouro do Cruzeiro, o Poço da Nogueira ou ainda a Cascata da Barragem do Covão e o Abrigo do Pastor na Castanheira.
Poço de Broca da Barriosa
O Poço de Broca da Barriosa é um verdadeiro paraíso na terra. Localizado no sopé da Serra da Estrela o Poço da Broca da Barriosa caracteriza-se por uma magnífica cascata natural, onde a água cai várias metros com bastante intensidade. Essa água cai num poço provocado pela erosão da ribeira do Alvoco. Devido às condições que ali se criaram, toda a área se encontra rodeada de uma vegetação própria, havendo ainda a completar a moldura uma roda que gira ao sabor da água.
Seia
Seia é uma pequena cidade localizada a sudeste da Serra da Estrela, sendo a porta de entrada para a imponente serra portuguesa. Esta é também uma localidade que se destaca pela sua beleza paisagística mas também pela variedade de atrações que ali pode visitar. Como por exemplo, o Museu do Brinquedo, o Museu Natural da Eletricidade ou o Museu do Pão. Mas também poderá visitar as Aldeias da Montanha e ainda o CISE ( Centro de Interpretação da Serra da Estrela).
Museu do Pão
O Museu do Pão localiza-se em Seia, mais propriamente na Quinta Fonte ddo Marrão. Este museu, considerado um dos maiores da Europa, é um complexo museológico privado, que nos leva numa viagem pelo mundo do pão, tendo em conta as várias vertentes, etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística. O grande objectivo do Museu do Pão é recolher, preservar e exibir o património do Pão Português, nomeadamente a sua história, tradições, simbologia, arte e memória.
Sabugueiro
O Sabugueiro é uma das aldeias mais carismáticas da Serra da Estrela. É conhecida por ser uma localidade de pastores e por ser a mais alta aldeia de Portugal Continental, localizada a 1200 metros de altitude. Aqui encontrará um bonita aldeia rural, repleta de casas de granito, onde poderá visitar o forno comunitário, provar a água da fonte do Ferreiro ou ainda provar um belo queijo da Serra.
Como vê a região da Serra da Estrela está repleta de magníficos tesouros prontos a serem desvendados e nós apenas referimos uma pequena parte. Pois, existem várias outras atrações e localidades que merecem muito a sua visita.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Eu já tinha ouvido falar da Serra da Estrela, mas nunca tinha visto mais do que algumas fotos. amei a matéria e fiquei com vontade de visitar a serra da estrela pessoalmente. Obrigada.