Hoje decidimos começar uma nova série de artigos do blog intitulada “Viagens Gastronómicas”. Nestes artigos iremos dar a conhecer alguns dos melhores destinos para os amantes de determinado alimento. Assim, e como sou uma verdadeira amante de queijo, o primeiro artigo só podia falar dos melhores destinos para os amantes de queijo.
Conteúdo do artigo
Os melhores destinos para os amantes de queijo
Sabemos que viajar é uma oportunidade única para conhecer um pouco mais sobre outras culturas, conhecer novas pessoas, ver belas paisagens, visitar monumentos mas também são a possibilidade de saber um pouco mais sobre a gastronomia local, ampliando o nosso paladar. Assim, países como Portugal, França, Suíça ou Itália surgem nas primeiras opções do viajante que para além de viajar quer comer bem. Algo que se comprova quando se fala em queijo, sendo estes países lar de alguns dos melhores queijos do mundo.
Destinos para os amantes de queijo: Serra da Estrela, Portugal
A Serra da Estrela, com 1993 metros de altitude é o ponto mais alto de Portugal Continental. Esta é uma zona de paisagem integrada no extenso Parque Natural da Serra da Estrela e que proporciona a quem a visita a possibilidade de ver vales magníficos, imponentes formações rochosas, miradouros com paisagens de tirar o fôlego mas também belas cascatas, praias fluviais e trilhos únicos.
O que visitar na Serra da Estrela
Ao visitar a Serra da Estrela terá que visitar a Torre. Ou seja, visitar o ponto mais alto da Serra da Estrela e por conseguinte de Portugal Continental. É um local imensamente conhecido principalmente pelos campos de neve que ali se formam nos meses de Inverno, sendo aqui que se localiza a única estância de ski em Portugal. No seu percurso até à Torre encontrará o Monumento Nossa Senhora da Boa Estrela, um pequeno altar dedicado a Nossa Senhora da Boa Estrela, santa protetora dos pastores.
Visite também a Lagoa Comprida, a maior lagoa do maciço superior da Serra da Estrela. Aventure-se depois por uma trilha até chegar ao Covão dos Conchos. Este é um túnel de cerca de 1.5km de extensão, localizado na Ribeira das Naves.
Outro local a não perder é o Covão d’Ametade. Um dos locais mais bonitos e icónicos da região, localizando-se no Vale Glaciário do Zêzere, é um excelente lugar para fazer um piquenique.
O queijo da Serra da Estrela
Os queijos da Serra da Estrela são uma das maravilhas da gastronomia portuguesa. Produzido artesanalmente, na Serra da Estrela, desde o século XVI. Na sua confeção utiliza-se o leite vindo das ovelhas de raça Bordaleira e ainda a flor do cardo, uma flor típica desta região. O queijo da Serra, produzido entre Maio e Novembro, sendo o seu sabor levemente ácido e a sua consistência dura por fora e amanteigada por dentro.
Destinos para os amantes de queijo: Açores, Portugal
O Arquipélago dos Açores é um território autónomo de Portugal, composto por nove ilhas espalhadas no Oceano Atlântico. As suas ilhas estão agrupadas em três áreas distintas, são elas o Grupo Oriental, composto por São Miguel e Santa Maria, o Grupo Central, com a Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial e por fim o Grupo Ocidental composto pelas Flores e Corvo. De origem vulcânica, os Açores caracterizam-se pelas suas vinhas, lagos de crateras e fontes termais, sendo um território rico em beleza natural e protegido pela UNESCO.
O que visitar no Arquipélago dos Açores
Vários são os locais que não pode perder ao visitar as ilhas do Arquipélago dos Açores, merecendo todas elas a sua visita. São Miguel é a maior e mais diversificada ilha dos Açores, sendo conhecida pela sua paisagem exuberante de tons verdes e azuis. Já a Terceira é conhecida como a ilha das festas e pela suas inúmeras planícies e serras imponentes. Para muitos a Ilha das Flores é a mais bonita ilha de todo o Arquipélago, sendo considerada o Jardim dos Açores.
A Ilha do Faial é conhecida pelo famoso Vulcão dos Capelinhos, sendo a ilha onde mais se percebe a força da Natureza. O Pico oferece-nos a montanha mais alta de Portugal, a 2351 metros de altitude. Já Santa Maria destaca-se por ser diferente de todas as outras ilhas, possuindo menos vegetação e as suas praias serem de areia branca mas nem por isso menos bela. Segue-se a Graciosa e o Corvo, que são ilhas igualmente simples e tranquilas ideal para quem procura relaxar. Por fim, temos a Ilha de São Jorge que para além de possuir umas magníficas Fajãs é conhecida pelo seu delicioso queijo, estando na lista dos destinos para os amantes de queijo.
O queijo dos Açores
Vários são os queijos produzidos nas ilhas dos Açores. Aliás acredita-se que estes são produzidos há mais de 500 anos, aquando da chegada dos primeiros colonizadores flamengos. De entre os inúmeros queijos produzidos os mais famosos são o Queijo de São Jorge e o Queijo do Pico.
O primeiro, produzido na Ilha de São Jorge desde o século XV, é feito com leite de vaca cru e tem um sabor picante e um aroma forte, cujo processo de cura dura no mínimo 3 meses. Já o Queijo do Pico, produzido na Ilha do Pico, começou a ser produzido no final do século XVIII e possui um sabor salgado e intenso.
Destinos para os amantes de queijo: Bordeaux, França
Bordeaux é uma das cidades mais animadas e elegantes de França. Classificada, em 2007, como Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, possui um sumptuoso centro histórico. Esta bela cidade portuária com mais de 2000 anos de história é conhecida por albergar alguns dos mais importantes museus do país e possuir mais de 350 edifícios catalogados como monumentos históricos.
O que visitar em Bordeaux
A cidade de Bordeaux é um local repleto de atrações históricas a não perder. Assim, ao visitar a cidade não deixe de ir à Catedral de Santo André e a Basílica de São Miguel, os dois monumentos religiosos mais importantes de bordeaux. Vá até à famosa Place de la Bourse, símbolo da cidade e deslumbre-se com esta verdadeira jóia da cidade. Bem em frente encontrará o Miroir d’Eau, o maior espelho de água do mundo e o local mais fotografado de Bordeaux.
Já em relação a museus não pode perder o Museu Aquitaine, considerado o melhor museu da cidade e cujo acervo nos conta a história desta região de França. Vá também ao La Cité du Vin, local obrigatório para todos os amantes de vinho. Este é o principal museu do vinho de França e que oferece a quem o visita uma viagem interactiva pelas maiores regiões vinícolas do mundo.
Os queijos de Bordeaux
A França é um dos países que possui os melhores queijos do mundo, alguns dos quais vêm da região de Bordeaux. Nomeadamente, o Tomme des Pyrénées e o Ossau-Iraty. O Queijo Tomme des Pyrénées é um queijo feito com leite de vaca, cabra ou ovelha. Inicialmente, era produzido por pequenos agricultores e só séculos mais tarde passou a ser produzido mais profissionalmente apesar da sua confeção se manter bem artesanal. Já o queijo Ossau-Iraty é um queijo cru prensado feito de leite de ovelha, sendo um dos três queijos de leite de ovelha com o status AOC em toda a França. Este belo queijo é feito com leite proveniente de ovelhas da raça Basco-Béarnaise, Red-face Manech ou Black-face Manech.
Destinos para os amantes de queijo: Gruyères, Suiça
Gruyères é uma vila localizada próxima a Friburgo, considerada uma das mais pitorescas e charmosas localidades da Suíça. Localizada no topo de uma colina, esta é uma bela vila medieval que soube preservar bem a sua arquitetura medieval. Por ser uma localidade bem pequena é possível visitá-la a pé e assim conhecer tudo em apenas um dia.
O que visitar em Gruyères
Ao visitar Gruyères não deixe de passear pelo seu magnífico centro histórico, com a sua bela arquitetura medieval e o seu magnífico castelo, localizado bem no topo da vila. Fundado no século XII tornou-se um dos castelos mais famosos da Suíça.
Uma das atrações que não pode perder é o curioso Museu HR Giger, localizado no Château St. Germain, dedicado às obras do artista visual, Hans Ruedi Giger. O seu acervo engloba várias pinturas e esculturas surrelistas, deste vencedor do óscar de “Melhores Efeitos Visuais”, pela sua participação no filme Alien. Outro museu a não perder é o Museu Tibetano, localizado numa antiga capela. Neste museu estão expostos cerca de 300 obras de arte, entre pinturas, esculturas, assim como objetos de rituais provenientes do tibete, Nepal, Myanmar, entre outros.
Na região de Gruyères produz-se um dos queijos mais famosos do mundo, existindo mais de 100 fábricas deste queijo na zona. Assim, não deixe de algumas delas, nomeadamente a La Maison du Gruyère, onde poderá saber um pouco mais da história e todo o processo de fabricação deste magnífico queijo.
O queijo Gruyère
O queijo Gruyère é um queijo duro com aromas típicos e finos, salgado e com um sabor forte, apreciado mundialmente. Este é originário dos arredores de Gruyères, no Cantão de Friburgo. Feito com leite de vaca de alta qualidade, não leva nenhum tipo de aditivo e enquanto dura o seu período de amadurecimento vão sendo constantemente virados e lavadas com água e sal. Este queijo tanto pode ser consumido num lanche, numa sobremesa ou até num prato quente.
Destinos para os amantes de queijo: Reggio Emilia, Itália
Reggio Emilia, localizada na região da Emilia Romagna, é uma pequena cidade do norte da Itália conhecida como a cidade Tricolor, por ter sido aqui que a bandeira italiana foi adoptada. A história da cidade é absolutamente maravilhosa. Após a Segunda Guerra Mundial a cidade estava completamente destruída e teria de ser reconstruída a partir do zero. Então a população local juntou-se e a primeira coisa a ser reconstruída foram as escolas. Com isto, surgiu o método Reggio, impulsionado por Loris Malaguzzi, sendo este uma das melhores propostas educativas para a primeira infância.
O que visitar em Reggio Emilia
Dada a sua história e ligação à proposta educativa Reggio é fácil perceber porque esta cidade é a cidade das crianças. Assim, a cidade tornou-se sede do Centro Internacional para a Cultura Infantil e Criatividade Loris Malaguzzi. Aqui ocorre também o evento internacional ReggioNarra, um belo evento de contos e histórias para crianças.
Ao visitar Reggio Emilia passeie pela Piazza Prampolini, a maior e mais importante praça da cidade, a Piazza Fontanesi e a Piazza San Prospero,onde encontrará a Basílica de San Prospero. Vá também ao Palácio dos Museus, o mais importante museus da cidade, cujo acervo engloba a Bandeira Tricolor, várias peças de arqueologia, natureza, etnografia, antiguidades mas também obras contemporâneas.
Visite ainda a Basílica Della Ghiara, construída no final do século XVI ou o Teatro Valli, local onde Luciano Pavarotti se estreou pela primeira vez.
O queijo de Reggio Emilia
O queijo Parmagiano Reggiano é o queijo produzido em Reggio Emilia. Este é sem sombra de dúvidas o queijo italiano mais conhecido do mundo, sendo utilizado tanto para enriquecer o sabor de um prato como para ser saboreado sozinho como uma entrada. Este queijo começou a ser produzido por monges, por altura do século XI, quando estes queriam produzir um queijo grande que se conservasse por muito tempo. Assim, depois de começarem a criar gado e consequentemente leite acabaram por produzir este queijo único, com leite e sal e com um longo período de maturação. O leite necessário para este tipo de queijo surge de vacas alimentadas apenas pelas forragens locais e concentrados vegetais.
Uma bela curiosidade sobre o Parmagiano Reggiano é que este é um queijo rico em triptofano, um aminoácido responsável pela ativação da serotonina, que segrega a melatonina, uma das hormonas do bem-estar e da felicidade.
Destinos para os amantes de queijo: Somerset, Inglaterra
Somerset é conhecido por ser um dos maiores condados da Inglaterra. Esta bela região é composta por pelas paisagens, com colinas, planícies, falésias, vales e lagos como pano de fundo assim como duas belas cidades históricas, Wells e Bath.
O que visitar em Somerset
No condado de Somerset encontrará a histórica cidade de Bath, sendo esta local de paragem obrigatória. Em Bath encontrará inúmeras coisas para ver e fazer. Como por exemplo, visitar as Termas Romanas, orar na Abadia de Bath, atravessar a Pulteney Bridge, uma das únicas pontes palladianas do mundo ou ainda passear no parque Prior, um belo jardim paisagístico do século XVIII.
Outro local a não perder no Condado de Somerset é Cheddar George, local conhecido por abrigar o mais profundo e maior desfiladeiro do país. Por outro lado é igualmente conhecido pelas suas cavernas e por ter sido aqui encontrado os restos mortais do Cheddar Man, um dos esqueletos mais antigos encontrados em Inglaterra.
O Parque Nacional de Exmoor, as Colinas de Mendip e as Colinas de Blackdown são outros dos locais do Condado de Somerset que vale muito a pena conhecer.
O queijo de Somerset
O queijo do Condado de Somerset é o famoso queijo cheddar, que começou a ser produzido na Idade Média, à cerca de 800 anos, na localidade de Cheddar. Este tornou-se o queijo mais popular de Inglaterra mas por não ser de origem protegida, acabou por se tornar um queijo industrializado, ao contrario dos outros queijo de que falei.
Uma lenda local sugere que o queijo cheddar foi descoberto por acidente, quando uma das leiteiras deixou um balde de leite estragar nas grutas de resfriamento. Este acabou por se transformar em um queijo duro.
Poderia falar de tantos outros destinos que qualquer amante de queijos adoraria conhecer, mas aqui deixei alguns dos meus queijos preferidos. E vocês compartilham deste meu gosto? Existem outros queijos que gostam mais?
Outros posts sobre Turismo Gastronómico
- Descobrir o Turismo gastronómico
- Viagens gastronómicas: os melhores destinos para os amantes de queijo
- Viagens gastronómicas: os melhores destinos para os amantes de chocolate
- Experiências gastronómicas em Portugal
- Viagens gastronómicas: melhores destinos para os amantes de cerveja
- Viagens gastronómicas: melhores destinos para amantes de café
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Amei o roteiro gastronômico para os amantes de queijo. Um dos meus queijos favoritos é o da Serra da Estrela. Um dia quero visitar a região para aproveitar!!!