Destinos Dicas Europa Gastronomia Ilhas dos Açores Portugal

Comidas típicas de São Miguel nos Açores

Hotel Verde Mar & SPA

A maior das 9 ilhas que formam o arquipélago dos Açores é conhecida pela sua gastronomia rica em sabores, até porque a natureza vulcânica dos seus solos permite o cultivo de vários alimentos exóticos e únicos. Acima de tudo esta é uma cozinha diversificada e saborosa, que não só delicia os micaelenses como também todos os visitantes da ilha. Assim, hoje falaremos um pouco das principais comidas típicas de São Miguel.

Veja O nosso roteiro em São Miguel: o que fazer em 4 dias na ilha açoriana

Comidas típicas de São Miguel

Visitar a ilha de São Miguel proporciona uma autêntica experiência gastronómica, havendo pratos e comida para todos os gostos. Além disso, ao experimentar as várias comidas típicas de São Miguel é fácil perceber que a gastronomia micaelense é rica em simplicidade e exotismo, o que a tornam bem especial. Assim, decidimos fazer uma lista das principais comidas típicas de São Miguel que vão desde as entradas até às sobremesas, passando pela bebida.

Bolos Lêvedos

Os bolos lêvedos são uma espécie de pão e bolo ao mesmo tempo, sendo bem eclético no seu consumo. Ou seja, os bolos lêvedos, com um formato redondo e achatado, podem ser consumidos ao pequeno almoço, almoço, lanche ou jantar, simples ou com manteiga, geleia ou até com um bife ou hamburguer. Os dois produtores mais conhecidos são Maria da Glória Moniz e Rosa Quental, sendo o bolo composto por ovos, farinhas, açucar, manteiga, fermento, leite e sal.

Comidas típicas de São Miguel
Bolos Lêvedos e queijo da ilha

Morcela com Ananás

A morcela dos Açores é um enchido regional feito com sangue de porco e com um sabor adoçicado e picante, sendo completamente diferente da morcela que estamos habituados a comer no continente.. Geralmente é cozinhada com ananás, que lhe dá um sabor único e que contrabalança com o sabor forte da morcela.

Comidas típicas de São Miguel
Morcela com Ananás

Descubra São Miguel com crianças

Lapas Grelhadas

Por ser uma ilha rodeada pelas águas frias do Atlântico, São Miguel possui várias comidas típicas de peixe e marisco de qualidade, sendo na área do marisco as lapas as mais famosas. Estas geralmente são grelhadas e regadas com sumo de limão, sendo uma óptima entrada, que geralmente vem para a mesa ainda a serem confeccionadas. Esta é sem dúvida a entrada de marisco mais famosa de toda a ilha.

Lapas Grelhadas
Lapas Grelhadas

Polvo Guisado à moda dos Açores

O Polvo guisado à moda dos Açores é um dos pratos mais tradicionais e antigos da gastronomia micaelense e açoriana, podendo a sua confeção variar de ilha para ilha. Este é um delicioso prato de polvo, cujo destaque vai para os seus temperos, nomeadamente o vinho-de-cheiro, a pimenta da terra e a malagueta. Essencialmente consumido na noite de Natal, o Polvo guisado à moda dos Açores pode ser servido acompanhado de arroz branco ou batatas.

Cozido das Furnas

O Cozido das Furnas é provavelmente o prato mais famoso de São Miguel, muito devido à forma como é confecionado. Ou seja, este é um típico cozido à portuguesa, mas em vez de ser confecionado ao lume é confecionado debaixo da terra. Para elaborar este prato vários tipos de carne como frango, vaca, porco e enchidos e ainda alguns vegetais como a batata, o inhame, a cenoura e a couve, vão para dentro de grandes panelas que depois são colocadas em buracos nas fumarolas das Furnas, onde permanecerão cerca de 5 a 6 horas. Assim, todos os alimentos acabam por ser cozinhados por ação do calor do vulcão que lhe vai dar um sabor muito característico e forte.

Comidas típicas de São Miguel
Cozido das Furnas

Descubra As Maravilhas Naturais de São Miguel nos Açores

Bife à Regional

O bife regional é uma das comidas típicas de São Miguel, ideal para quem não gosta de arriscar muito. Este é um belo bife da vazia ou pojadouro de carne fresca e local, proveniente dos bovinos que pastam nas maravilhosas paisagem da bonita ilha de São Miguel, encontrando-se em praticamente todos os restaurantes da ilha.

Bife Regional
Bife Regional

Acredita-se que este património da gastronomia açoriana seja uma variante do bife à inglesa, tendo sofrido algumas alterações, nomeadamente a utilização da pimenta da terra e do alho da ilha de São Miguel. Geralmente é acompanhado de batatas fritas e ovo estrelado.

Gastronomia do Mundo: São Miguel

Queijadas de Vila Franca

As queijadas de Vila Franca são mais famoso doce da ilha de São Miguel. É um doce produzido em Vila Franca do Campo e cuja receita se mantém no segredo dos deuses. Segundo reza a lenda, a receita original destas queijadas foi criada pelas freiras do antigo Convento de Santo André, localizado em Vila Franca do Campo. E por isso, tornaram-se um marco na doçaria conventual da ilha. Os seus principais ingredientes são o leite dos Açores, os ovos e o açúcar. Quem visita a ilha pode visitar a fábrica das queijadas da Vila do Morgado e aproveitar para ver todo o processo de fabricação dos mesmos e no fim degustar uma deliciosa queijada.

Veja quais Os mais belos Miradouros de São Miguel

Ananás dos Açores

O Ananás é o fruto rei de São Miguel e provavelmente de todo o Arquipélago Açoriano. Assim tornou-se presença obrigatória em qualquer mesa da ilha, seja como entrada, sobremesa ou incorporada em licores, compotas ou outros produtos. Em São Miguel terá a oportunidade de visitar um plantação de Ananases e conhecer um pouco de todo o processo de produção desta maravilhosa fruta exótica. O Ananás produzido em São Miguel é um ananás com características únicas muito graças ao solo e clima da ilha.

Plantação de Ananases
Degustação feita na Plantação de Ananases

Este surgiu na ilha de São Miguel após ter sido descoberta pelos portugueses aquando da colonização do Brasil. Nessa altura o ananás foi trazido para o Arquipélago dos Açores e começou a ser cultivado em estufas ao mesmo tempo que era tratado como uma planta ornamental. E só bem mais tarde é que o ananás foi descoberto como uma fruta saboroso e entrou na dieta dos açorianos.

Conheça As artes, festas e tradições dos Açores

Chá de São Miguel

É em São Miguel que se encontram as únicas plantações comerciais de chá na Europa, como tal é fácil perceber que esta seja uma bebida bem típica de São Miguel. Nesta ilha encontrará a Fábrica Gorreana bem como a Fábrica de porto Formoso que além de uma óptima degustação lhe proporcionará uma visita inesquecível. Afinal não haverá nada melhor do que degustar um deliciosa chá quente enquanto se deslumbra com a impressionante paisagem das plantações de chá.

Chá Porto Formoso
Chá Porto Formoso

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

2 thoughts on “Comidas típicas de São Miguel nos Açores
  1. Quando fui a Portugal adorei experimentar as comidas típicas em cada cidade que passei. Acho que é sempre uma forma de conhecer um pouco mais dos lugares também. Esses pratos com frutos do mar me deixaram com água na boca!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.