Coimbra Destinos Europa Portugal Roteiros

Visitar Penela: o que ver e fazer na vila medieval portuguesa

Turismo Militar - Visitar Penela

Penela é uma bonita vila medieval portuguesa, com um património edificado singular, uma beleza natural única e ainda uma arquitetura rural das suas aldeias serranas absolutamente magnífica. Venha então connosco visitar Penela e descobrir o que ver e fazer nesta bela vila medieval do centro de Portugal.

Visitar Penela: onde fica

Penela é uma pequena e bonita vila portuguesa do distrito de Coimbra, no Centro de Portugal. Localizada no sopé da Serra do Sicó, esta vila da Beira Litoral é limitada a norte por Miranda do Corvo, a leste por Figueiró dos Vinhos, a sudoeste por Ansião, a oeste por Soure e a noroeste por Condeixa-a-Nova.

Visitar Penela: história

Penela, cujo nome provém do latim e significa monte ou rochedo, recebeu o seu primeiro foral em Julho de 1137. Este foi concedido por Dom Afonso Henriques, fazendo com que seja um dos Municípios mais antigos do país. Localizada junto a uma estrada romana que ligava Coimbra a Tomar, cedo se tornou um local importante na linha defensiva do Mondego. E após ter estado na posse dos Muçulmanos, Dom Sancho decidiu dar uma nova vida ao local, repovoando-o e reparando o seu castelo.

Visitar Penela
Penela

Durante muitos anos a vila medieval de Penela assim como todo o concelho esteve na posse da mesma família, os Vasconcelos e Meneses, passando depois para a posse da Casa de Aveiro. Contudo, com a extinção da Casa de Aveiro, o concelho passou a ser propriedade da coroa portuguesa.

Visitar Penela: o que ver e fazer

A vila medieval de Penela assim como todo o município possui várias atrações que merecem muito a pena ser visitadas. Como tal, decidimos fazer uma pequena lista de o que ver e fazer em Penela, para desse modo lhe dar a conhecer um pouco desta região no centro de Portugal.

Percorrer a vila medieval a pé

A vila medieval de Penela está cheia de edifícios históricos, que marcaram de alguma forma a história de Portugal, como tal, estes merecem ser descobertos e apreciados. Não há melhor forma para o fazer do que percorrendo toda a vila a pé e descobrindo cada recanto desta bonita localidade, enquanto se deslumbra com a paisagem das serras em volta.

Visitar Penela
Área no interior do Castelo de Penela

Visitar o Castelo de Penela

O Castelo de Penela é o cartão postal desta vila medieval, como tal não pode deixar de o visitar. Erigido no topo de uma colina calcária, este belo castelo integrava a famosa linha do Mondego, cuja função era proteger a cidade de Coimbra, por altura da Reconquista Cristã. A origem do Castelo de Penela, classificado como Monumento Nacional, não é muito certa, havendo várias hipóteses em aberto. Apesar de ter sido reconstruído em 1950, ainda existem algumas estruturas dos séculos anteriores, nomeadamente a Porta da Vila, a Porta da Traição assim como alguns vestígios da Torre de Menagem.

O Castelo de Penela é palco de alguns eventos importantes do município, nomeadamente o Penela Presépio assim como a Feira Medieval de Penela.

Ore na Igreja de São Miguel

A Igreja de São Miguel, localizada no interior do Castelo, é a Igreja Matriz da Vila Medieval de Penela. Em 1420, Dom Pedro, devoto de Arcanjo São Miguel, decidiu reedificar um pequeno templo de estilo românico que existia no local. É uma igreja de traça simples e no seu interior destaca-se a capela-mor com talha em estilo barroco assim como dois altares em talha dourada.

Igreja de São Miguel
Igreja de São Miguel

Encantar-se com a Cascata da Pedra Ferida

Bem próximo à vila encontrará um magnífico tesouro escondido, a Cascata da Pedra Ferida. Localizada em plena Serra do Espinhal, esta cascata, com cerca de 30 metros de altura, faz as delícias de quem a visita. O seu nome remete à cor das rochas existentes no local, que possuem uma cor avermelhada, proveniente do ferro que as compõem.

Mergulhar na Praia Fluvial da Louçainha

Se visitar a região durante a época de calor, não deixe de ir até à Praia Fluvial de Louçarinha. Localizada também ela em plena Serra do Espinhal, é uma praia com boa qualidade das águas, vigiada, com boas infra-estruturas e reconhecida com Bandeira Azul. Além do mais possui uma área destinada às crianças, cuja profundidade máxima é de 1 metro.

Explorar a Villa Romana do Rabaçal

Aproveite estar na zona e explore a Villa Romana do Rabaçal, que mais não é do que um museu polinucleado, composto pelo Espaço-museu, pela Estação Arqueológica e o Miradouro de Chanca. No Espaço-Museu do Rabaçal poderá ver algumas das peças recuperadas das ruínas romanas assim como perceber um pouco da presença do Império Romano na Península Ibérica. Já a Estação Arqueológico é constituída pelas ruínas desta villa romana residencial, de uma família abastada e bastante importante.

Fotografar as Buracas de Casmilo

Em plena Serra do Sicó encontrará uma das maravilhas naturais mais encantadoras de Portugal, as Buracas de Casmilo. Neste vale calcário encontrará cavidades nas rochas, provocados pela erosão cársica e periglaciar, que parecem verdadeiras obras de arte. Deixe-se encantar e aproveite para tirar o máximo de fotos deste verdadeiro tesouro da natureza.

Como vê a região de Penela é bem eclética e repleta de atrações que merecem muito a pena ser visitadas. Assim, visitar Penela pode ser uma autêntica aventura que lhe deixará recordações memoráveis.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

2 thoughts on “Visitar Penela: o que ver e fazer na vila medieval portuguesa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.