Atracções Destinos Europa Ilhas Ilhas dos Açores Portugal

Descobrir a Caldeira das Sete Cidades nos Açores

Caldeira das Sete Cidades

A Caldeira das Sete Cidades, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, é provavelmente a atração mais conhecida de todo o arquipélago dos Açores. Localizada na Ilha de São Miguel, esta abriga o maior lago de água doce dos Açores.

O nosso roteiro em São Miguel: o que fazer em 4 dias na ilha açoriana

A história da Caldeira das Sete Cidades iniciou-se há mais de 35700 anos mas terá sido a erupção mais recente, em 1455, que acabou por a transformar naquilo que é hoje. Localizada no noroeste da ilha de São Miguel, a caldeira é constituída por vários lagos, cones vulcânicos de pedra-pomes, cúpulas e maars. O seu nome assim como o da freguesia onde está inserida deve-o à ilha das Sete Cidades, conhecida também por Antília.

O que ver na Caldeira das Sete Cidades

A Caldeira das Sete Cidades é um dos locais mais bonitos de todo o Arquipélago dos Açores e como tal vale muito a pena ser visitado. Assim, deixamos-lhe a nossa sugestão do que ver nesta Maravilha Natural.

Miradouro Vista do Rei

O Miradouro Vista do Rei é o mais famoso e concorrido Miradouro de São Miguel. O local foi nomeado após a visita do Rei Dom Carlos I e da Rainha Dona Amélia, a 6 de Julho de 1901. Localizado a 544 metros de altitude, oferece uma vista privilegiada sobre a Lagoa das 7 Cidades e sobre a costa da Ilha de São Miguel e a aldeia da Sete Cidades.

Maravilhas Naturais de Portugal - Caldeira das Sete Cidades
Lagoa das Sete Cidades a partir do Miradouro da Vista do Rei

Hotel Monte Palace

O Hotel Monte Palace, localizado junto ao Miradouro da Vista do Rei, foi um sumptuoso hotel 5 estrelas. Foi construído no local devido à impressionante paisagem sobre o Oceano Atlântico e sobre os bonitos lagos das Sete Cidades. Contudo, apenas permaneceu aberto 18 meses, estando abandonado desde 1990. Projetado pelo arquiteto Olivier Clément Cacoubd e Yves Roa, este era um projeto extremamente ambicioso, localizado num local remoto e que no final apenas deu prejuízo. Assim, o edifício acabou abandonado, permanecendo assim até hoje.

Caldeira das Sete Cidades
Monte Palace

Miradouro da Gruta do Inferno

O Miradouro da Grota do Inferno é considerado um dos mais bonitos miradouros da ilha de São Miguel. Este belo miradouro, localizado a cerca de 1000 metros acima do nível do mar, está sobre a garganta de um vulcão e oferece belas paisagens sobre a Lagoa do Canário, a Lagoa das Sete Cidades e outras lagos circundantes. Além disso, para chegar ao local terá que se aventurar na bela Mata do Canário e ver-se envolta nesta maravilhosa e única floresta.

Os mais belos Miradouros de São Miguel

Miradouro Cerrado das Freiras

Ao descer desde o Miradouro Visto do Rei para a Aldeia das Sete Cidades encontrará o Miradouro Cerrado das Freiras. Este belo Miradouro oferece-nos uma bela paisagem sobre as Lagos Verde e Azul assim como da Aldeia das sete Cidades e terrenos circundantes.

Caldeira das Sete Cidades
Miradouro Cerrado das Freiras

Lagoa de Santiago

A Lagoa de Santiago, localizada junto ao Miradouro de Cerrados das Freiras e próximo à Lagoa das Sete Cidades, possui magníficas águas esverdeadas e uma área envolvente extonteante. Situada na Serra Devassa, na cratera vulcânica do Maciço das Sete Cidades, a Lagoa de Santiago encontra-se escondida, parecendo impossível o seu acesso. Com um cenário de tirar o folego esta foi sem dúvida o maior tesouro que encontrei em São Miguel, pois para além da cor maravilhosa das suas águas está rodeada por escarpas montanhosas bastante altas com uma vegetação abundante, onde predominam os pinheiros e as criptomérias.

Caldeira das Sete Cidades - Lagoa de Santiago
Lagoa de Santiago

As Maravilhas Naturais de São Miguel nos Açores

Lagoa do Canário

A Lagoa do Canário está integrada no Parque Florestal da Mata do Canário, caracterizado pela sua flora endémica típica da Macaronésia. Esta bonita e intrigante lagoa possui uns bonitos tons de azul que contrastam com o verde da vegetação circundante. Visitar a Lagoa do Canário e toda a Mata envolvente é uma experiência absolutamente fantástica e que vale muito a pena, até porque toda a área envolvente tem uma mística tão própria, que torna o local único.

Maravilhas Naturais de São Miguel
Lagoa do Canário

Lagoa Azul e Lagoa Verde

A Lagoa Azul e a Lagoa Verde dois lagos belíssimos, um azul e um verde, divididos por uma ponte que dá acesso à localidade. A diferente cor das lagoas resulta da sua profundidade assim como pela concentração de algas existentes no lago e que refletem o céu e a luz solar, revelando a cor das algas.

Mas para tornar a história mais interessante existe uma lenda que diz que a cor das lagoas resultou da história de amor proibido da princesa da Antília. Segundo a lenda, a princesa, com uns bonitos olhos azuis, vivia no local onde hoje é a localidade das Sete Cidades. Ao passear pela região a princesa encantou-se por um pastor de ovelhas, que tinha uns magníficos olhos verdes. Foi amor à primeira vista, e durante algum tempo os dois apaixonados foram-se encontrando, sempre no mesmo sítio, junto a um lago. O Rei ao descobrir proibiu a princesa de voltar a encontrar-se com o seu amor. Então durante um último encontro, os dois ao despedirem-se choraram tanto, que acabaram por formar as duas lagoas.

São Miguel com crianças

Mosteiros

A pequena localidade de Mosteiros é um destino muito procurado no verão por turistas e por locais. Pois além da magnífica praia de areia escura e das suas piscinas naturais, este é um dos melhores locais da ilha para a observação das aves típicas da zona. Por outro lado, existem também os Ilhéus dos Mosteiros, ou seja, quatro grandes rochedos que originaram o nome da localidade.

Praia dos Mosteiros
Praia dos Mosteiros

Aldeia das Sete Cidades

A Aldeia das Sete Cidades é uma pequena localidade, com cerca de 800 habitantes. Situada no fundo da cratera, à beira da Lagoa Azul, esta é uma pitoresca aldeia conhecida pela sua maravilhosa Igreja de São Nicolau.

Roteiro em São Miguel
Igreja de São Nicolau na Aldeia das Sete Cidades

Como pode ver a Caldeira das Sete Cidades é um dos locais que não poderá perder ao visitar a Ilha de São Miguel.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

2 thoughts on “Descobrir a Caldeira das Sete Cidades nos Açores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.