Destinos Dicas Europa Ilhas dos Açores Portugal

As Maravilhas Naturais de São Miguel nos Açores

Maravilhas Naturais de São Miguel

Conhecida como a ilha verde, São Miguel destaca-se pela sua paisagem de extensos prados verdes, florestas místicas implantadas em vales de difícil acesso, arribas, enseadas assim como belíssimas praias de areia vulcânica. Nesse sentido, é fácil adivinhar que muitas serão as Maravilhas Naturais de São Miguel, difícil será escolher quais destacar.

Veja quais As melhores praias da Ilha de São Miguel nos Açores

Com uma beleza natural singular, São Miguel é conhecido pela ilha das lagoas e dos miradouros, proporcionando paisagens surpreendentes e de tirar o fôlego. Assim, decidimos fazer uma lista daquelas que foram para nós as Maravilhas Naturais de São Miguel. Mas claro, que faltarão com toda a certeza várias outras aqui.

Cascata do Salto do Cabrito
Cascata do Salto do Cabrito

Vale das Furnas

Os Açores são o arquipélago geotermal mais famoso do mundo. E o Vale das Furnas é exemplo disso mesmo, com inúmeras nascentes quentes e fumarolas. Localizado numa depressão vulcânica, o Vale das Furnas é um dos três vulcões centrais ativos na ilha, sendo a sua caldeira a maior e mais antiga de São Miguel.

Uma das principais atrações do local é a bela Lagoa das Furnas, rodeada de uma estonteante vegetação, com uma fauna e flora única. De um lado da lagoa poderá ver a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, enquanto do outro verá as fumarolas e géiseres, que libertam um cheiro intenso a enxofre. Se gosta de fazer trilhas aventure-se a dar a volta à lagoa ou então percorra o Parque Grená, um local incrível de homenagem à mãe natureza.

Maravilhas Naturais de São Miguel
Capela Nossa Senhora das Vitórias

Uma das experiências que não pode deixar de ter ao visitar o Vale das Furnas é provar o famoso e tradicional cozido das Furnas, que é cozinhado debaixo da terra, sobre o calor geotérmico dos vulcões. Assim como visitar pelo menos uma das várias piscinas de água termal que existem por ali, nomeadamente a Poça da Dona Beija ou o Parque Terra Nostra.

Veja O nosso roteiro em São Miguel: o que fazer em 4 dias na ilha açoriana

Parque Terra Nostra

O Parque Terra Nostra, localizado no Vale das Furnas, é um magnífico jardim botânico. Ali além de um variado número de flores, plantas e árvores encontrará também lagos, riachos e uma piscina vulcânica, aliando o melhor dos dois mundos.

A história do Parque Terra Nostra iniciou-se no século XVIII, quando o cônsul dos EUA, construiu umas casas na zona. Mais tarde, já no século XIX, construiu-se a casa que ainda hoje é possível ver no parque. Foi também nessa altura que começaram a ser plantados os jardins, tendo-se tornado aos poucos naquilo que é hoje. Ao longo de 12,5 hectares irá encantar-se pelas inúmeras atrações que compõe este encantador jardim. Um dos principais destaques vai para a magnífica piscina de água termal, localizada no centro do parque, assim como outras duas mais pequenas, que funcionam como jacuzzis naturais.

Parque Terra Nostra
Piscina termal do Parque Terra Nostra

Mata e Lagoa do Canário

A Lagoa do Canário está integrada no Parque Florestal da Mata do Canário, caracterizado pela sua flora endémica típica da Macaronésia. Para chegar à Lagoa, situada a 800 metros acima do nível do mar, terá que fazer um pequeno percurso pelo meio da vegetação. É uma experiência absolutamente fantástica e que vale muito a pena, até porque toda a área envolvente tem uma mística tão própria, que torna o local único.

Caso tenha tempo não deixe de fazer a trilha que leva até ao Miradouro da Grota do Inferno, considerado um dos mais bonitos miradouros da ilha de São Miguel. Este belo miradouro, localizado sobre a garganta de um vulcão oferece belas paisagens sobre a Lagoa do Canário, a Lagoa das Sete Cidades e outras lagos circundantes. Além disso, para chegar ao local terá que se aventurar na bela Mata do Canário e ver-se envolta nesta maravilhosa e única floresta.

Maravilhas Naturais de São Miguel
Parque Florestal da Mata do Canário

Caldeira das Sete Cidades

A Lagoa das Sete Cidades, uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, é provavelmente a atração mais conhecida de todo o arquipélago dos Açores. Esta terá sido formada aquando de uma grande erupção em 1455.

O seu nome assim como o da freguesia onde está inserida deve-o à ilha das Sete Cidades, conhecida também por Antília. Esta magnífica lagoa é o maior reservatório natural de água doce dos Açores, sendo um verdadeiro fenómeno natural. A Caldeira das Sete Cidades é composta por dois lagos belíssimos, um azul e um verde, divididos por uma ponte que dá acesso à localidade. A diferente cor das lagoas pode ser resultado da sua profundidade assim como pela concentração de algas existentes no lado e que refletem o céu e a luz solar, revelando a cor das algas.

Miradouro da Vista do Rei
Miradouro da Vista do Rei

Mas para tornar a história mais interessante existe uma lenda que diz que a cor das lagoas resultou da história de amor proibido da princesa da Antília. Segundo a lenda, a princesa, com uns bonitos olhos azuis, vivia no local onde hoje é a localidade das Sete Cidades. Ao passear pela região a princesa encantou-se por um pastor de ovelhas, que tinha uns magníficos olhos verdes. Foi amor à primeira vista, e durante algum tempo os dois apaixonados foram-se encontrando, sempre no mesmo sítio, junto a um lago. O Rei ao descobrir proibiu a princesa de voltar a encontrar-se com o seu amor. Então durante um último encontro, os dois ao despedirem-se choraram tanto, que acabaram por formar as duas lagoas.

Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo é a segunda maior lagoa de São Miguel e uma das maiores lagoas do arquipélago dos Açores, sendo um dos mais famosos pontos turísticos da ilha. Classificada desde 1974 como reserva natural, esta lagoa caracteriza-se pelas suas magníficas águas azuis e por uma fauna e flora selvagem. Na flora é possível encontrar zimbro dos Açores, Louro, Urze e Frangula azorica. Já na fauna destacam-se as aves, nomeadamente pombos, tordos, aves de rapina, melros e andorinhas do mar.

Maravilhas Naturais de São Miguel
Miradouro Lagoa do Fogo

Localizada na caldeira de um vulcão adormecido, no maciço vulcânico da Serra da Água de Pau, a Lagoa pode ser admirada do Miradouro da Barrosa ou do Miradouro da Lagoa do Fogo. Caso queira descer até à lagoa existem vários percursos possíveis. Mas nós destacamos a opção mais curta e fácil, feita a partir do Miradouro da Lagoa do Fogo. A descida dura cerca de 20 minutos, num percurso algo íngreme mas que vale muito a pena.

Veja a nossa Dica de alojamento em São Miguel: Hotel Verde Mar & SPA

Lagoa de Santiago

A Lagoa de Santiago, localizada próximo à Lagoa das Sete Cidades, é conhecida pelas suas magníficas águas esverdeadas e pela área envolvente. Situada na Serra Devassa, na cratera vulcânica do Maciço das Sete Cidades, a Lagoa de Santiago encontra-se escondida, parecendo impossível o seu acesso. Com um cenário de tirar o folêgo esta foi sem dúvida o maior tesouro que encontrei em São Miguel, pois para além da cor maravilhosa das suas águas está rodeada por escarpas montanhosas bastante altas com uma vegetação abundante, onde predominam os pinheiros e as criptomérias.

Lagoa de Santiago
Lagoa de Santiago

Para puder observar a Lagoa de Santiago e toda a sua beleza pode fazê-lo ou através do pequeno Miradouro de Santiago ou através do famoso Miradouro da Grota do Inferno.

Ponta da Ferraria

A Ponta da Ferraria, localizada no extremo sudoeste da ilha de São Miguel, surgiu através de fenómenos geológicos vulcânicos. Esta é uma fajã lávica, constituída por um promontório originado por várias erupções vulcânicas. No local existem várias coisas para visitar e fazer, fazendo com que seja uma zona bastante frequentada.

Ponta da Ferraria
Ponta da Ferraria

Um dos principais destaques é o Miradouro da Ponta da Ferraria ou Miradouro da Ilha Sabrina, que lhe dá uma vista privilegiada sobre a área termal da Ferraria. Já o Pico das Camarinhas, localizado a 309 metros de altitude é o local de onde saiu a lava que deu origem à fajã, sendo um local que merece ser visitado. Outro local de interesse é o Farol da Ferraria, datado de 1901 e que se localiza no topo de uma falésia.

Por fim, não pudemos deixar de falar nas termas e piscina termal natural da Ponta da Ferraria. A pseudocratera que constituí a piscina termal da ponta da Ferraria surgiu do contato entre a lava quente e a água do mar. estas piscinas naturais de água quente costumam chegar a uma temperatura de 30º. Mas nem sempre a temparatura é a mesma, dependendo das condições da maré. Ou seja, para apanhar a água nas melhores condições deve visitar o local quando a maré a meio termo, pois na mará alta a água estará fria e na maré baixa extremamente quente.

Piscinas Naturais da Ponta da Ferraria
Piscinas Naturais da Ponta da Ferraria

Como vê são várias as Maravilhas Naturais em São Miguel, que o deixarão completamente encantado e cheio de vontade de regressar para descobrir tudo o que ficou por ver.

Outras Maravilhas da natureza ao redor do Mundo

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

4 thoughts on “As Maravilhas Naturais de São Miguel nos Açores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.