Destinos

As minhas viagens: momentos mais marcantes

Momentos mais marcantes em viagem

Cada um de nós tem os seus objectivos quando organiza uma viagem e esses objectivos não são superficiais, cada um de nós busca algo nas suas viagens. Seja viver experiências diferentes e radicais, seja fazer um retiro espiritual, seja fazer voluntariado em países em guerra, viver in loco as dificuldades dos povos de países carenciados, conhecer culturas bem diferentes das nossas ou simplesmente passear.

Acredito que cada viagem ou cada experiência nos modifica à sua maneira e por isso todas as viagens e todas as experiências porque passei em cada uma dessas viagens me modificou, me impactou positivamente ou me fez crescer de alguma forma. Mas, claro que haverá sempre alguns momentos mais marcantes em viagem.

Momentos mais marcantes em viagem
Todos os momentos com as crianças são marcantes

Porque as viagens são tão importantes?

Antes de mais é importante fazer uma introspecção e perceber o porquê da nossa paixão por viagens e o que efectivamente ganhamos com elas. Muito mais do que passear, ganhamos experiências, ganhamos ferramentas, imergimos em culturas locais únicas, crescemos enquanto seres humanos e aprendemos. Aprendemos muito. Aprendemos que existe um mundo para além daquilo que é a nossa realidade, aprendemos que ao ver o que é diferente passamos a observar melhor, aprendemos a ampliar o nosso horizonte.

E portanto viajar permite-nos chegar ou nunca fomos antes, aprender o que nunca aprendemos antes, viver o que nunca vivemos antes. Ou seja, permite-nos sair da nossa zona de conforto. E isso faz-nos crescer, crescer enquanto pessoas, enquanto seres humanos, enquanto seres vivos.

Leia também As viagens que todos devemos fazer

Momentos mais marcantes das minhas viagens

O que faz uma simples viagem se tornar numa viagem marcante/transformadora? Para mim há determinados momentos que de tão especiais e diferentes do que estamos habituados faz com que transforme toda a viagem, num momento único e que congelo na minha memória. Assim, farei uma retrospectiva dos momentos mais marcantes em viagem.

Chegar ao topo de Fira e ver o pôr do sol de Santorini

Um dos locais que ficará para sempre marcado na minha memória é a bonita e mágica ilha de Santorini. O extacto momento em que cheguei a Fira, pendurada nas mais altas falésias da Caldera, será um daqueles momento que levarei para sempre nas minhas memórias. Por momentos fiquei sem palavras, ao apreciar a bonita paisagem, naquela varanda natural, sobre o mar Egeu. Ou seja, parece que entrámos num daqueles belos postais, que mais parecem pinturas de um qualquer pintor de renome. E nunca a frase “uma imagem vale mais que mil palavras” me fez tanto sentido.

Santorini
O pôr-do-sol mais bonito do mundo está em Santorini

Quer saber um pouco mais sobre a nossa experiência em Santorini? Leia então Um dia em…Santorini

Descer o Rio Alva em canoa

Recentemente tive a experiência mais tranquilizadora que alguma vez pensei ter. Mas como é que algo tão simples como uma descida do rio em canoa, me pode fazer tão bem? Não consigo transcrever em palavras o que senti a determinada altura, quando entrei numa zona do rio em que não havia corrente e estava rodeada por árvores. Naquele momento, senti uma paz, uma tranquilidade que me fez chorar. Ouvir o barulho das árvores, no meio do nada, só rodeada de água fez-me abstrair do resto das pessoas que ali estavam e entrei num mundo onde só estava eu e os meus pensamentos. Afinal não precisei de muito para encontrar a calma que necessitava.

Leia também Dicas básicas para acampar

Descida do Rio Alva em canoa
Descida do Rio Alva em canoa

Sair do Metro e dar de caras com o Coliseu de Roma

Imaginem sair da estação de metro, bem distraídos na conversa e darem de caras com um dos monumentos mais famosos do mundo. Esta foi a forma como o Coliseu de Roma se apresentou à minha pessoa. Ali fiquei sem palavras, a tentar absorver o impacto que aquela imagem teve em mim. Imaginar que aquele monumento tão bonito e histórico foi palco de vários espectáculos atrozes,acabou deixando um misto de sentimentos. Pois se por um lado admirei a magnitude e beleza da construção, por outro não pude deixar de me sentir triste por imaginar a quantidade de mortes que ali ocorreram.

momentos mais marcantes em viagem
O magnífico Coliseu de Roma

Leia mais sobre a nossa experiência em Roma

Nadar com os golfinhos

Nadar com golfinhos foi uma das melhores experiências da minha vida, pois para além de nadar com o meu animal preferido este dia foi o primeiro dia do resto da minha vida. Ou seja, neste dia fui pedida em casamento e foi o golfinho Dino que me entregou o anel de noivado.

E só posso agradecer por esse dia, pois o meu agora marido proporcionou-me uma alegria impossível de transcrever em palavras e que me levaram a respeitar muito mais os animais e a sua inteligência. Além de ter sido o início da nossa jornada enquanto família.

Golfinhos
O dia em que fui pedida em casamento

Não deixe de ler Descobrir o ZooMarine

Visitar Medina de Tunis

Tunis foi o primeiro local mais diferente da minha realidade que visitei. A cidade é uma cidade bonita, limpa e cheia de vida. E a sua Medina não foge a esta realidade, ou não fosse ela declarada Património Mundial da UNESCO, composta por inúmeras vielas, passagens cobertas, aromas intensos e um comércio bastante ativo. Mas o que mais me chamou a atenção e mexeu comigo, foram as diversas crianças, espalhadas pela medina a tentar de forma incisiva que comprássemos algum dos seus artigos. Na minha realidade, as crianças não trabalham, brincam, estudam, são crianças. Assim, confesso que saí bem abalada de Tunis, pois apesar de saber que esta é uma realidade em vários países do mundo, foi a primeira vez que vi isso de perto.

Tunes
A visitar a Medina de Tunis

Leia sobre Um dia em…Tunis

Caminhar na muralha de Dubrovnik

Dubrovnik é uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa, muito em parte devido às suas enormes muralhas, com cerca de 25 metros de altura. Assim, um dos must do da cidade é caminhar pelas suas belas muralhas. A cidade faz-me lembrar muito a cidade onde vivo, Coimbra, assim passear em Dubrovnik deu-me uma sensação de estar em casa. Algo bem estranho ou não fosse o facto de estar em outro país, numa outra cultura.

momentos mais marcantes em viagem
As muralhas de Dubrovnik

Venha connosco Descobrir Dubrovnik, a pérola do Adriático

Visitar o Museu de História Natural de Londres

O Museu de História Natural de Londres foi o primeiro museu a que levei a minha filha. Assim, já por si seria um local que ficaria para sempre guardado na minha memória. Mas a verdade é que foi muito mais do que isso. Além de estar no edifício mais bonito que alguma vez vi é um museu absolutamente maravilhoso e kids friedly. Fundado em 1881 possui bonitas colecções de Botânica, Entomologia, Minerologia, Paleontologia e Zoologia, bem como uma magnífica coleção de Dinossauros, que faz a delícia das crianças.

Ver a minha filha completamente maravilhada com tudo o que a rodeava, curiosa a tentar absorver toda a informação visual que tinha fez-me sentir a mulher mais feliz do mundo.

Museu de História Natural
O Museu de História Natural de Londres, o museu mais bonito do mundo

Venha connosco Descobrir o Museu de História Natural de Londres

Passear de Gondola no Canais de Veneza

Este talvez seja o momento mais cliché de todos os momentos mais marcantes em viagem. Mas a verdade é que passear de gondola em Veneza é daqueles momentos para congelar na memória e levar para a vida. Mais do que o impacto que possa ter em cada um de nós vale pela experiência em si, por ser algo tão típico de uma das cidades mais famosas do mundo.

Passeio de Gondola em Veneza
Passeio de Gondola em Veneza

Leia as nossas considerações de Veneza

Subir ao Glacier 3000

Subir ao topo do Glacier 3000 foi sem dúvida uma das experiências mais espectaculares que já vivi. Sentir que estamos no topo do mundo, junto às nuvens é uma sensação indescritível. E não pense que só ao chegar ao topo temos esta sensação, pois a verdade é que todo o percurso até lá chegar é absolutamente incrível.

Glacier 3000
No topo do Glacier 3000

Leia também o nosso post sobre o Glacier 3000

Encantar-se com o jogo de luzes da Sagrada Família

Visitámos Barcelona dois dias depois de enterrarmos um ente muito querido da nossa família. Chegámos a pensar cancelar a viagem, mas no último minuto decidimos ir, foi a melhor decisão. Foi uma viagem em família, em que decidimos aproveitar ao máximo todo o tempo que temos juntos. Não posso dizer que foi a viagem mais feliz, porque de fato não foi. Mas mostrou-nos que em família, juntos daqueles que amamos tudo fica bem mais fácil.

E ao visitarmos a Sagrada Família essa conexão familiar ficou ainda mais patente. Estava um bonito dia de sol e ao entrarmos no local fomos agraciados com um magnífico jogo de luzes, resultado do sol a entrar pelos belos vitrais da Catedral. Naquele momento foi como se tudo à nossa volta parasse e a nossa querida avó tentasse comunicar connosco por meio das luzes.

Veja as nossas impressões sobre a Sagrada Família

Momentos mais marcantes em viagem
Jogo de luzes da Sagrada Família

Visitar o Vaticano grávida

Quando visitei o Vaticano fi-lo essencialmente porque estava em Roma e não podia deixar de ir lá. E como tal, não levava grandes expectativas sobre os Museus do Vaticano, até porque não sou propriamente fã de arte sacra e sobre o Vaticano de um modo geral. Até porque naquela altura sairam algumas notícias sobre abusos sexuais entre cardeais, com conhecimento do Vaticano e talvez por isso estava um pouco revoltada com a religião.

Leia as nossas impressões sobre Museus do Vaticano

Mas confesso que após visitar os Museus, saí de lá completamente maravilhada e cheia de vontade de regressar, com mais conhecimentos sobre o que vi. E associar a isso a chegada à Praça de São Pedro e consequente entrada na Basílica grávida me trouxe uma paz tão grande. Passei a visita com a mão na minha barriga a absorver tudo o que os meus olhos viam e a pedir a Deus que a minha filha nascesse saudável e fosse uma menina muito feliz.

Não sei se tem relação ou se é uma simples coincidência mas a verdade é que a Cléo desde que nasceu tem uma paixão pela casa de Jesus, como ela denomina a Igreja. E mesmo hoje com 6 anos é a minha companheira para visitar todos os templos religiosos que conseguimos.

Museus do Vaticano
Praça de São Pedro no Vaticano

Leia também Visitar o Santuário de Fátima: o santuário religioso de Portugal

Outros momentos mais marcantes em viagem

Quer saber mais sobre outras viagens marcantes e transformadoras vividas pelos membros do grupo Viagens por Escrito? Veja então o que as nossas parceiras têm a dizer sobre as suas viagens.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretender fazer a sua reserva para ficar alojado em Santorini, contrate o serviço por aqui e estará ajudando o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

14 thoughts on “As minhas viagens: momentos mais marcantes
  1. Fiquei babando no seu post dos momentos mais marcantes das viagens. Nadar com golfinhos faz qualquer um se encantar , meu sonho conhecer Roma e o museu de história nacional de Londres. Gubrovsky virou meu sonho desde que vi Game of thrones pela primeira vez hehhe

  2. Foram momentos muito marcantes mesmo, mas sugiro que você leia um pouco sobre a crueldade envolvida nesses passeios com golfinhos.

    Dentre elas estão:
    – a morte prematura da grande maioria desses animais durante a captura ou nos primeiros dias de cativeiro;
    – doenças de pele e nos olhos causadas pelo cloro naqueles que vivem enclausurados em piscinas;
    – queimaduras na pele causadas pela baixa profundidade dos cativeiros;
    – comportamento repetitivo, claro sinal de estresse;
    – dentre outros.

    Nunca nadei com golfinhos, pois já havia aprendido sobre essa crueldade, mas já patrocinei outros tipos de turismo exploratório animal. Nunca é tarde para aprendermos como nossos erros.

  3. Realmente, viajar é transformador e nos deixa marcas para sempre. Cada viagem minha foi marcante, mas nunca esqueço a sensação que tive na Grécia, na Rússia, na Croácia, na Inglaterra…. e o melhor são as fotos. Quando a gente revê, vive tudo outra vez!

  4. Ah que especial!! Poder relembrar as viagens especiais, momentos mais marcantes nos passeios em família, não tem preço! Amei as suas viagens mais marcantes e são ótimas dicas para incluir em minha lista de viagens!

  5. Que lindo ler sobre as suas experiências, foi quase como vivê-las com você, A do Vaticano, em especial, me tocou muito porque eu realmente senti muita paz ali dentro. Fiquei bem impressionada com o tamanho e a grandiosidade – que são coisas diferentes ao meu ver – do lugar, um daqueles momentos de prender a respiração e querer ”tirar uma foto” com os olhos o que eu tava olhando para me lembrar dom detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.