Destinos Dicas

O que é o Turismo voluntário?

Turismo voluntário

O turismo voluntário é um tipo de turismo em que os viajantes, mais do que viajar procuram trabalhos voluntários. Estes trabalhos geralmente são em instituições de caridade ou ONG. Ou seja, os viajantes partem para locais mais necessitados e aliam o gosto por viajar ao gosto de ajudar o próximo. Venha connosco descobrir como fazer turismo voluntário e assim ter umas férias mais activas.

Veja Como ganhar dinheiro viajando

Formas de Turismo Voluntário

Quer conhecer diferentes países e culturas mas ao mesmo tempo ajudar os outros com a sua experiência? Claro que para isso terá de se comprometer mas verá que no fim compensará. Mas primeiro convém perceber e escolher o que pretende fazer e quem pretende ajudar. E de preferência escolha projetos voltados para a sustentabilidade e contínuos, pois assim saberá que estes terão um maior impacto nas comunidades locais.

Existem várias formas de turismo voluntário, aqui vamos falar em algumas.

Suporte para as comunidades

O turismo voluntário geralmente está relacionado com as comunidades. Assim, os voluntários costumam envolver-se na construção de casas, escolas, bibliotecas bem como outro tipo de infra-estruturas. Por outro lado, podem também ajudar na redução das desigualdades sociais assim como no empoderamento de mulheres.

Ensino

Uma forma muito comum de turismo voluntário é o ensino. Quer seja de línguas, matemática, música ou pintura, assim como a criação  de recursos educacionais nas comunidades. Algo que nem sempre existe e que é muito importante para o desenvolvimento da população local.

Voluntariado

Trabalho com jovens e crianças

Outra forma de turismo voluntario é o trabalho com jovens e crianças,  nomeadamente em orfanatos e outras organizações que ajudam a promover o bem-estar e desenvolvimento de crianças e jovens. Muitas vezes neste tipo de voluntariado o foco é acima de tudo que as crianças e jovens sejam ouvidas, amadas e cuidadas, para que desta forma desenvolvam a sua autoestima e cresçam de forma saudável. Existem também programas com enfâse nas atividades desportivas, lúdicas e culturais, para que as crianças e jovens se possam divertir e ser crianças.

Venha Descobrir o Turismo gastronómico

Cuidados de saúde

O turismo voluntário é muito comum entre profissionais de saúde.  Estes procuram dar assistência médica, administrar vacinas, promover a prevenção de doenças assim como promover outras práticas de saúde e bem-estar.

Preservação e Conservação ambiental e animal

Este é um tipo de voluntariado especial, em que o viajante sabe que não basta escolher um local bonito. Mas terá que escolher um local com uma boa infra-estrutura para conseguir ver frutos do seu trabalho. Até porque o viajante sabe que o dinheiro que investirá na sua viagem será utilizado na sustentabilidade dos projectos, assim como no financiamento de ações de conservação da fauna e flora.

Ao escolher este tipo de voluntariado irá observar a diversidade da fauna e flora do local, estudar comportamentos e habitats, explorar cavernas, entre outros. Ou seja, estará em contacto permanente com a Natureza.

Turismo voluntário
Trabalho voluntário com animais

Dicas antes de fazer Turismo Voluntário

Antes de fazer turismo voluntário deve saber que o pode fazer de três formas distintas. A primeira é com uma empresa de colocação, que o levará até ao local, a segunda é através de uma empresa intermediária que o coloca em contacto com a instituição para onde irá. E por fim, pode entrar em contacto directo com o local para onde vai.

As empresas de colocação geralmente vendem pacotes de voluntariado, que englobam alojamento, refeições e transporte no local até à instituição.

Pesquise instituições sérias

É importante que se faça uma pesquisa profunda sobre a organização mediadora do voluntariado assim como do local para onde se vai. Pois esse é meio caminho andado para o seu voluntariado ser um sucesso. Pois muitas vezes tanto as organizações mediadoras, como as instituições para onde irá pretendem lucrar com os voluntários.

Veja as condições sanitárias do local

Veja quais as condições sanitárias do local, para ir preparado e não apanhar um choque. Muitas vezes os voluntários não vão devidamente informados sobre as condições que vão encontrar e não se conseguem adaptar. É importante que saiba com o que conta e se prepare.

Veja as nossas Dicas básicas para acampar

Tome as precauções de saúde necessárias

Antes de viajar confirme que tem todas as vacinas necessárias e que leva toda a medicação que pode eventualmente precisar. Além disso deve fazer um check-up para confirmar que está saudável para viajar.

Leia também Doenças comuns em viajantes

Contras do Turismo Voluntário

Mas terá o turismo voluntário só vantagens? Infelizmente não. A maioria dos viajantes tem a melhor das intenções quando vai fazer voluntariado mas há outros que infelizmente têm os motivos equivocados. Ou seja, muitos partem para o seu voluntariado com a vontade de se autopromover e ganhar likes nas redes sociais, usufruindo muitas vezes da infelicidade alheia para o fazer.

Por outro lado há ainda as instituições que se aproveitam dos voluntários para lucrar. Por isso é tão importante que antes de partir se pesquise bem para onde se vai e o que se vai realmente fazer.

Beda 2022
Artes por Joyce

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

2 thoughts on “O que é o Turismo voluntário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.