América Destinos

Freedom Trail, o percurso histórico em Boston

Freedom trail

Como já referi anteriormente Boston é a minha cidade natal, como tal tem um lugar especial no meu coração. Assim, decidi fazer uma série de posts dedicada a esta magnífica cidade histórica dos EUA. Boston foi palco de eventos importantes como a Revolução Americana, o Massacre de Boston, o Boston Tea Party, a Batalha de Bunker Hill, assim como o cerco de Boston, que ajudaram a conseguir a independência dos EUA.

Leia também Boston, a cidade histórica dos EUA

Para quem visita Boston é imperativo fazer a famosa Trilha da Independência.

Mas afinal o que é a Freedom Trail?

Ao visitar Boston é obrigatório percorrer a Freedom Trail, principal atração turística da cidade. Esta é uma trilha cujo roteiro engloba os principais pontos de interesse na luta pela independência dos Estados Unidos da América, conseguida a 4 de Julho de 1776. Assim, passará por 17 atrações, que englobam museus, cemitérios, casas de reunião, igrejas, um campo e batalha e um estaleiro. Sendo a maior parte destas atrações de entrada gratuita.

Quanto tempo demora a percorrer a Freedom Trail?

A trilha, de cerca de 4 quilómetros, inicia-se no quiosque de informações do Boston Common, principal parque da cidade e termina no USS Constitution . A duração do percurso depende do tempo que tiver e quiser dedicar a cada ponto de interesse, podendo demorar apenas 3 horas mas também o dia inteiro. Todo o percurso pode ser feito a pé.

Principais pontos de interesse da Freedom Trail

Boston Common

O Boston Common é o mais antigo parque público do país. Fundado em 1634, teve várias funções. Inicialmente servia como local de pastagem dos animais dos fundadores da Massachusets Bay, mas mais tarde passou a servir de local de acampamentos da tropas britânicas, durante a Revolução Americana. Foi também palco para os enforcamentos públicos. Mais recentemente, tem servido como palco para discursos públicos importantes, como por exemplo, o discurso de Charles Lindbergh, sobre a aviação comercial e o discurso famoso de Martin Luther King, entre tantos outros.

Freedom Trail - Boston Common
Boston Common

Massachusets State House

A Massachusets State House, construída em 1798, em Beacon Hill, é a sede do Governo do Estado de Massachusets e onde se concentra o poder político. O edifício, projectada por Charles Bulfinch é considerado um dos edifícios governativos mais bonitos de todo o país, muito em parte devida à sua bonita cúpula revestida a folha de ouro. Inicialmente a cúpula era em madeira, mais tarde foi revestida a cobre e só em 1874 foi revestida a folha de ouro.

Uma curiosidade é que durante a 2º Guerra Mundial a sua bela cúpula foi pintada de preto, para que passasse despercebida e a cidade sobrevivesse aos bombardeamentos.

Freedom Trail - Massachusets State House
Massachusets State House

Park Street Church

Fundada em 1809, a Park Street Church foi projetada por Peter Baner. É um dos principais marcos da cidade. Tendo sido o local onde ocorreram alguns dos principais discursos da defesa dos direitos humanos. Assim, tornou-se um edifício de extrema importância na história da abolição da escravatura, bem como o sufrágio feminino e as reformas no sistema prisional.

Park Street Church
Park Street Church

Granary Burying Ground

Neste cemitério, fundado em 1660, estão sepultados alguns dos cidadãos mais notáveis dos EUA. Nomeadamente, Paul Revere (patriota da Guerra da Independência), a família de Benjamim Franklim (um dos líderes da Revolução Americana), bem como alguns dos delegados que assinaram a declaração da Independência dos EUA. O nome Granary vem do enorme celeiro que o ladeava. No local existe o Infant’s Tomb, onde se suspeita que estejam enterradas mais de 500 crianças.

Granary Burying Ground
Granary Burying Ground

King’s Chapel e Burying Ground

A King’s Chapel, fundada em 1686, foi a primeira igreja anglicana de Boston, tendo sido criada para os crentes não puritanos. O seu magnífico interior é considerado o melhor exemplo da arquitetura georgiana da América do Norte. O edifício atual foi projetado por Peter Harrison, em 1754 e foi construída em torno da estrutura de madeira original.

Ao lado da King’s Chapel está o Cemitério da King’s Chapel, o mais antigo cemitério da cidade. Aqui está enterrado John Winthrop, o primeiro governador de Estado de Massachusets, assim como Mary Chilton, a primeira mulher a desembarcar do Mayflower.

Benjamim Statue e Boston Latin School

Logo por trás da King’s Chapel está a Boston Latin School, fundada em 1635. A primeira escola pública dos EUA, apenas recebia rapazes, mas não fazia distinção do seu estatuto, recebendo tanto ricos como pobres. Só em 1972 passaram a aceitar raparigas. Esta escola foi frequentada por 5 dos assinantes da declaração de independência, nomeadamente Benjamim Franklin. Contudo, com a necessidade de aumentar as instalações a escola acabou por mudar para outro local. Bem em frente ao edifício existe uma estátua do ex-aluno Benjamim Franklin.

Benjamim Statue e Boston Latin School
Benjamim Statue e Boston Latin School

Posteriormente, o edifício passou a denominar-se de Old City Hall, abrigando a Câmara de Boston por cerca de 100 anos.

Old Corner BookStore

A Old Corner Bookstore, foi construída em 1718 e é o mais antigo edifício comercial da baixa de Boston. Quando Boston se tornou o principal ponto literário do país, era na Old Corner Bookstore que os livros eram publicados. Atualmente, o edifício alberga um restaurante da rede Chipotle Mexican Grill.

Old South Meeting House

Foi na Old South Meeting House, uma igreja puritana, que um grupo de colonos se reuniu para protestar os altos impostos da coroa, sobre as toneladas de chá que estavam armazenadas no porão de 3 navios ingleses. Nessa reunião decidiram não pagar os impostos e os Sons of Liberty decidiram ir até aos cais e destruir os barris de chá. Este ato revolucionário contra a coroa britânica ficou conhecido como o Boston Tea Party.

O edifício, construído em 1729 era o maior edifício colonial de Boston. A Old South Meeting House é um dos primeiros museus da história americana.

Old State House

A Old State House é o edifício mais antigo da cidade, que ainda se mantem de pé. Inicialmente era a sede do Governo Britânico e posteriormente sede da Commonwealth de Massachusets, bem como escritório do primeiro Governador do Estado, John Hancock.

Foi também aqui, que anos antes, os Sons of Liberty, arquitetaram planos de resistência à Coroa Britânica. E que posteriormente, na sua varanda, em 1776, se leu pela primeira vez a Declaração de Independência ao povo de Boston. Tendo sido também por de baixo desta varanda que o Massacre de Boston teve lugar.

Uma curiosidade é que todos os anos, no dia 4 de Julho, a Declaração de Independência é lida na varanda do edifício.

Old State House
Old State House

Boston Massacre Site

Localizado bem em frente à Old State House, está no chão a placa de homenagem às cinco vítimas mortais do Massacre de Boston, ocorrido a 5 de Março de 1770. Este ocorreu quando as tropas britânicas decidiram atirar sobre a multidão, que contestava contra a ocupação da cidade por estas tropas.

Fanueil Hall

O Fanueil Hall foi um dos primeiros locais de reunião pública dos Estados Unidos da América e onde ocorreram grandes discursos de Samuel Adams, James Otis, entre outros, na luta pela independência. Conhecido como “o berço da liberdade”, alberga atualmente um complexo de 4 mercados, entre os quais o famoso Quincy Market e ainda lojas e restaurantes.

Fanueil Hall
Fanueil Hall

Paul Revere’s House

Construída em 1680 a Paul Revere’s House é a mais antiga casa de Boston e a única que faz parte do Freedom Trail. Tal como o nome indica, foi a casa do patriota Americano Paul Revere e da sua família, desde 1770. Tendo sido daqui que este partiu na noite de 18 para 19 de Abril de 1775 para avisar a milícia colonial sobre a aproximação das tropas britânicas.

Atualmente, alberga um museu sem fins lucrativos da Paul Revere Memorial Association, onde é relatada a vida e obra de Paul.

Paul Revere's House
Paul Revere’s House

The Old North Chuch

A Old North Church é uma das atrações mais importantes da Freedom Trail. Pois foi na torre desta igreja, na noite de 18 de Abril de 1775, que foram colocadas duas lanternas para alertar os patriotas da chegada das tropas britânicas, por mar e não por terra. Dando assim início à Revolução Americana.

Esta bela igreja, de 1723, é a mais antiga igreja de Boston, sendo o seu campanário o mais alto da cidade. No seu interior é possível encontrar um busto maravilhoso de George Washington.

The Old North Church
The Old North Church

Copp’s Hill Burying Ground

O Cemitério de Copp’s Hill, fundado em 1659, foi o segundo cemitério da cidade. Abriga mais de 1200 sepulturas de alguns dos mais notáveis artificies e mercadores de North End bem como alguns dos mais famosos nomes da Revolução Americana.

Dada a sua localização privilegiada no topo de uma colina, foi utilizada pelas tropas inglesas para disparar os seus canhões durante a Batalha de Bunker Hill, em 1775.

Freedom Trail - Copp's Hill Burying Ground
Copp’s Hill Burying Ground

Bunker Hill Monument

O Bunker Hill Monument é um belo obelisco, com 67 metros de altura. Foi erguido após o primeiro grande conflito entre as tropas britânicas e os patriotas na Guerra da Revolução Americana, a Batalha de Bunker Hill. Apesar de os revolucionários terem perdido, a verdade é que provocaram um grande danos nas tropas rivais. Em frente ao monumento encontra-se igualmente uma estátua de William Prescott, que liderou os rebeldes. Bem próximo há também um pequeno museu gratuito onde poderá encontrar um pouco mais de informação sobre a importância histórica desta batalha.

Se quiser pode subir os 294 degraus do monumentos e obter uma bela paisagem sobre a colina de Bunker Hill assim como da cidade de Boston.

Freedom Trail - Bunker Hill
Bunker Hill

USS Constitution

Por fim, encontrará o USS Constitution, o mais antigo barco da Marinha Americana. Foi construído em 1797 e batizado por George Washigton, depois da formulação da Constituição Americana. Servia para proteger os navios de mercadorias americanos, contra os piratas na Costa do Norte de África. É a pérola da engenharia naval americana, sendo conhecido como Old Ironsides.

Ainda em serviço, o USS Constitution está na doca seca de Boston. Podendo ser visitado.

USS Constitution
USS Constitution

Estes são os pontos de interesse da Freedom Trail. Como vê todas as atrações são marcos importantes na luta da independência dos Estados Unidos da América. Quem viaja para Boston precisa de conhecer estes locais. E você já viajou para Boston? Já tinha ouvido falar na Freedom Trail?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Boston, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para assim tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajuda o blog a manter-se.

Similar Posts

8 thoughts on “Freedom Trail, o percurso histórico em Boston
  1. Quando estive em Boston segui a Freedom Trail até o Fanueil Hall onde parei para comer e conhecer a região. Fiquei curioso em saber o que tinha até o final e matei essa curiosidade lendo seu post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.