América Destinos Gastronomia

Gastronomia do Mundo…Boston

Boston

O post de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo dos pratos típicos dos locais que visito. Desta vez, falaremos sobre a gastronomia do mundo em Boston. Esta que é a minha terra natal e que é tão especial para mim. Assim, venham connosco descobrir a gastronomia do mundo em Boston e deliciar-se.

Leia também Boston, a cidade histórica dos EUA

Gastronomia da Nova Englaterra

A gastronomia da Nova Inglaterra é uma culinária americana, que surgiu na região da Nova Inglaterra (que engloba seis estados dos EUA, são eles Connecticut, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont ). Assim, as suas raízes provém da culinária inglesa, algo bem patente na forma de cozinhar os alimentos, muito à base de assados e estufados e menos de fritos.

Esta gastronomia caracteriza-se pelo uso abundante de frutos do mar e produtos lácteos, muito pela influência da sua dependência dos seus portos e industria pesqueira bem como da grande industria pecuária leiteira. Ou seja, uma grande utilização de peixes e crustáceos é a imagem de marca da gastronomia da Nova Inglaterra, sendo muitos desses produtos pescados no Golfo do Maine e em Long Island.

Gastronomia do Mundo…Boston

A gastronomia de Boston possui uma história bem peculiar. Pois até ao séc. XVIII, a cidade não possuia um mercado central. Assim, era comum ver vendedores locais a transportar um carrinho vendendo a comida local. E mais uma vez a gastronomia local baseava-se nas tradições trazidas pelos imigrantes que habitavam a cidade e com o tempo também alguns alimentos regionais começaram a ser utilizados na culinária local.

Leia também Freedom Trail, o percurso histórico em Boston

Ao visitar Boston verá que um dos seus pratos mais famosos é o Claw Chowder, um magnífico ensopado de ameijoas. Este belo ensopado é confeccionado com as ameijoas, batatas, aipo, manteiga e farinha, bem como uma base de natas ou leite.

Gastronomia do mundo em Boston - Claw Chowder
Claw Chowder (Imagem da Mel’s Kitchen Cafe)

Confeção

Inicie o seu Claw Chowder cozendo as ameijoas, em água para que estas abram. Retire-as e reserva água onde as cozeu, depois de passar o liquido por uma peneira.

Numa panela grande coloque o aipo picado, a cebola picada e as batatas cortadas em cubos e cubra com a água reservada anteriormente. Cozinhe em fogo médio até os vegetais estarem quase macios.

Numa outra panela derreta a manteiga e acrescente a farinha e faça um roux, batendo com uma vara de arames. Vá mexendo constantemente e acrescente as natas ou o leite. Deixe cozinhar, enquanto mexe lentamente e deixa engrossar. Não deixe ferver.

Junte o roux aos vegetais e adicione as ameijoas, o sal, o vinagre e a pimenta. Coloque dentro de um pão, onde antecipadamente tirou o miolo. Sirva morno.

Caso queira saber as quantidades exactas deste prato leia o post do blog Mel’s Kitchen Cafe.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Boston, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para assim tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajuda o blog a manter-se.

Similar Posts

5 thoughts on “Gastronomia do Mundo…Boston

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.