Como Verão a chegar, aparece a vontade de beber uma deliciosa bebida à beira da piscina ou da praia. Mas e se puder beber essa bebida no país de origem? Melhor ainda. Existem várias opções de bebidas ao redor do mundo que tornarão o seu verão bem mais refrescante. Assim, hoje damos a conhecer uma lista para que possa fazer a sua volta ao mundo em 10 cocktails.
Conteúdo do artigo
Manhattan, EUA
O primeiro Manhattan terá sido servido num jantar em honra de Samuel J. Tilden, candidato a presidente dos Estados Unidos da America, em 1870. Este foi inventado por Iain Marshall e teve sucesso imediato, tornando-se a bebida da moda naquela época.
Ingredientes
- 3 doses de bourbon wisky
- 1 dose de vermouth branco seco
- 5 gotas de angostura
Preparação
Coloque todos os ingredientes numa taça de coquetel e decore com uma cereja no fundo do copo. Está pronto a servir.
Daiquiri, Cuba
Acredita-se que o Daiquiri terá sido criado pelo engenheiro Jennings Cox, em 1905. Durante uma festa este terá ficado sem ingredientes e decidiu criar uma bebida com os ingredientes que tinha, juntando sumo de limão, rum, açúcar e muito gelo, ingredientes comuns no Caribe. A bebida fez sucesso e ganhou o nome de uma praia, perto de Santiago de Cuba e próxima da mina de ferro onde Cox trabalhava.
Ingredientes
- 2 partes de Rum tipo cubano
- 1/2 parte de sumo de limão
- 1/2 parte de xarope simples
- 1 rodela de limão
Preparação
Encha a coqueleteira com cubos de gelo. De seguida adicione todos os ingredientes. Agite bem e coe o preparado para uma taça coquetel. Decore com limão.
Bellini, Itália
O bellini, uma bebida leve e refrescante foi inventado em 1948 pelo barman do Hary’s Bar de Veneza, Giuseppe Ciprini, durante uma exposição do famoso pinto Giovanni Bellini. Aliás, este belo cocktail recebeu o nome de Bellini como forma de homenagear os artistas do renascimento, Giovanni Bellini e Jacop Bellini.
Ingredientes
- 50 ml de purê de pêssego
- 100 ml de prosecco
Preparação
Coloque o purê de pêssego num flute. De seguida coloque o prosecco vagarosamente sobre o purê, de forma a não formar espuma. Mexa suavemente.
Pisco Sour, Peru
O Pisco Sour surgiu em Lima, no Peru, onde foi servido pela primeira vez em 1920. Terá sido o bartender americano Victor Vaughn Morris que terá inventado e servido pela primeira vez esta deliciosa bebida, no balcão do Bar Morris.
Ingredientes
- 200 ml de pisco (destilado peruano)
- 200ml de sumo de limão
- 200 ml de açúcar
- 1 clara de ovo
- Gelo
Preparação
Bata o limão e o açúcar num liquidificador até dissolver o açúcar. De seguida adicione o pisco, a clara de ovo e o gelo triturado e bata novamente.
Piña Colada, Porto Rico
A Piña Colada terá sido inventada há muitos anos atrás. Mas foi na década de 1950, que o bartender do Caribe Hilton Beachcomber Bar, Ramon Monchito Marrero, terá aprimorado esta deliciosa bebida de abacaxi, coco e rum. Desde 1978 foi considerada a bebida oficial de Porto Rico apesar de estar difundida em todo o mundo.
Ingredientes:
- 1+1/2 dose de rum
- 3 doses de sumo de abacaxi
- 1 dose de leite de coco
- 1 dose de leite condensado
- 6 pedras de gelo
Preparação
Bater todos os ingredientes numa coqueleteira, colocados por ordem. De seguida, coloque o liquido num copo previamente decorado com calda chocolate e um pedaço de abacaxi. Por fim, adicione por cima coco ralado.
Sangria, Espanha
A origem desta maravilhosa bebida refrescante vem do tempo dos romanos, quando estes trouxeram as primeiras vinhas para Espanha. Naquela época o vinho era apreciado com ervas e especiarias mas com o tempo as frutas foram adicionadas. O nome Sangria provém da coloração da bebida, que lembra a cor do sangue.
Ingredientes
- 1 garrafa de vinho
- 1 lata de soda
- 1 dose de licor de laranja
- 1/2 copo de sumo de laranja
- 2 maças picadas
- 1 abacaxi picado
- 1 cacho de uvas sem sementes
- 2 paus de canela
- Açúcar a gosto
- Gelo picado
Preparação
Coloque as frutas picadas num jarro e adicione o açúcar. Junte o licor de laranja e deixe repousar cerca de 15 minutos. Por fim, acrescente o vinho gelado, a soda, o sumo de laranja, a canela e o gelo.
Margarita, México
Não se sabe ao certo qual a origem da Margarita, mas todas as versões remetem à vida gloriosa das estrelas de hollywood de férias no México. A que mais nos agrada é que o barman Jodson Gutierrez criou o coquetel em homenagem a Rita Hayworth, cujo nome verdadeiro era Margarita Carmen Cansin. Rita, antes da fama, costumava atuar em casinos em Tijuana, no México, onde terá encantado Jodson.
Ingredientes
- 40 ml de tequila
- 20 ml de Cointreau
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- Cubos de gelo
- Sal
Preparação
Molhe a boca do copo onde servirá o cocktail com sumo de limão. De seguida, encoste o sal para formar uma borda. Numa coqueleteira junte a tequila, o Cointreau, o sumo de limão e cubos de gelo. Misture bem e por fim, coe o preparado sobre o copo onde vai servir.
Caipirinha, Brasil
Existem várias versões sobre a origem da caipirinha mas independentemente disso acredita-se que a mesma foi criada no interior de São Paulo. Uma das teorias defende que esta refrescante bebida teria surgido por volta de 1918, surgindo a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel, dada aos doentes da gripe espanhola. Mais tarde, a receita ter-se-ia difundido pelo Brasil aquando da Semana de Arte Moderna, em 1922.
Ingredientes
- 60 ml de cachaça
- 1 lima
- 2 colheres de chá de açúcar
Preparação
Corte a lima ao meio e fatia-a em meias luas. De seguida macere-as junto com o açúcar num copo baixo. Encha o copo com gelo e coloque a cachaça. Misture tudo e finalize com fatias de lima.
Ouzo, Grécia
O Ouzo, um símbolo da cultura grega, é um delicioso aperitivo com sabor a anis. Esta saborosa bebida evoluiu a partir da tsipouro, uma bebida que terá sido criada por um grupo de monges, no século XIV, que viviam num mosteiro do monte Athos. O seu aspeto natural é incolor, mas quando misturada com água fria ou gelo adquire um aspecto leitoso. Apesar desta ser uma bebida que já vem pronta ela pode ser transformada em deliciosos cocktails. Um dos quais é o magnífico “Tigre Grego”, que ensinaremos de seguida.
Ingredientes
- 1 parte de ouzo
- 4 partes de sumo de laranja
- 1/2 limão
- cubos de gelo
Preparação
Numa coqueleteira adicione o ouzo, o sumo de laranja e 4 cubos de gelo. Agite bem. De seguida, esprema o sumo de limão sobre o preparado anterior e decore com uma casca de limão.
Poncha, Ilha da Madeira
A Poncha é a bebida tradicional da Ilha da Madeira. Esta foi criada em meados do século XIX, como variação do “panche”, uma bebida trazida da Índia. Segundo alguns estudiosos uma bebida bem semelhante a esta já era consumida pelos navegadores portugueses, no século XVI.
Ingredientes
- 125 ml de sumo de limão
- 1/2 laranja
- 1 + 1/2 colher de sopa de açucar branco
- 250 ml de Aguardente de cana da Madeira
- Mel de abelhas a gosto
Preparação
Junte a casca do limão ao açúcar branco e com a ajuda de um pilão esmague a mistura. Depois junte a este preparado o sumo do limão e o sumo da laranja. De seguida, misture com o caralhinho (instrumento madeirense usado na preparação de bebidas alcoolicas). Pegue na mistura e coe-a. Adicione a aguardente de cana da Madeira na mesma quantidade do sumo de limão e do sumo de laranja. Por fim adicione o mel e volte a misturar.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
2 thoughts on “Volta ao Mundo em 10 cocktails”