Croácia Destinos Europa Gastronomia

Gastronomia do mundo…Dubrovnik

O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo de alguns dos pratos típicos dos locais que visito. Hoje então falaremos sobre a bela gastronomia da cidade de Dubrovnik, na Croácia.

Leia sobre a Costa Dalmácia

Gastronomia Croata

A Croácia é um país da Europa Oriental com paisagens magníficas. A sua gastronomia alia tradições culinárias caseiras com uma variedade de influências estrangeiras. Assim, a gastronomia croata resulta da combinação da gastronomia europeia oriental com a gastronomia mediterrânea. Ou seja, a cozinha croata tem influência italianas, austríacas, húngaras, otomanas e gregas. E dependendo do local da Croácia onde se encontra poderá provar diferentes tipos de comida, pois há determinados pratos típicos em todo o país mas outros típicos apenas em determinadas regiões.

Gastronomia do Mundo em Dubrovnik

A gastronomia de Dubrovnik é uma cozinha simples, variada e saudável, que sofreu grandes influências dos países vizinhos. A culinária de Dubrovnik , com toques mediterrâneos é constituída em muitos dos seus pratos típicos por peixe fresco e marisco assim como arroz e azeite. Mas hoje decidi trazer um doce bem famoso e provavelmente estranho, tendo em conta os seus ingredientes, a Stonska Torta.

Leia também Descobrir Dubrovnik, a pérola do Adriático

A Stonska Torta, ou Pastel Ston, é um doce típico da Páscoa e do Natal, feito com massa folhada, macarrão e frutos secas envolvidos em chocolate ou manteiga. Este doce é um dos muitos doces cuja receita é cuidadosamente preservada como herança familiar e cuja matriarca tem a sua própria combinação de temperos. Por isso, não estranhe se provar o mesmo doce em casas distintas e os achar diferentes.

Dubrovnik
Ingredientes para a Stonska Torta (Imagem – Jamnica )

Confecção

Inicie a confecção do seu pastel cozendo o macarrão para que este amoleça ligeiramente. Posteriormente deixe arrefecer e cobra-os com uma mistura de azeite, rum e sumo de limão.

De seguida deve fazer a massa com farinha, ovos, azeite e sal. Deixe descansar cerca de 60 minutos para esta crescer. Depois é altura de esticar a massa o mais finamente possível e cobrir o fundo da forma onde o pastel será feito, previamente untado e reservar o resto para cobrir o topo do pastel posteriormente.

O passo seguinte é fazer o recheio. Numa tigela misture o chocolate ralado, as nozes e amêndoas moídas, o açúcar, a baunilha, a canela e a casca de limão. Numa tigela à parte bate os ovos.

Chegou a hora de montar a sua Stonska Torta. Coloque uma camada do recheio na base e por cima um pouco do macarrão. De seguida adicione uma camada dos ovos batidos anteriormente e um pouco de manteiga cortada em pedaços. Repita o processo, fazendo várias camadas. Coloque o resto da massa a cobrir o topo e comprima suavemente.

Por fim pincele a massa com manteiga e leve ao forno pré-aquecido e deixe cozer por cerca de uma hora. Retire e deixe arrefecer. Polvilhe com açúcar de confeiteiro. E está pronto a servir.

Para ver a receita completa aceda aqui.

Veja quais os Passeios gratuitos em Dubrovnik

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

One thought on “Gastronomia do mundo…Dubrovnik

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.