Paris, também conhecida como a cidade luz é uma das cidades mais famosas do mundo, tendo também alguns dos monumentos mais conhecidos do planeta.
O termo “La Ville-Lumière” ou “cidade luz” surgiu pois durante séculos as mentes mais iluminadas nas várias áreas das artes eram atraídas para Paris, tal como os insetos são atraídos pelas lâmpadas.
Ou seja, Paris foi o berço do Iluminismo, que tinha como ideais a liberdade, a fraternidade, a tolerância, o progresso, a oposição à monarquia absolutista, entre outros. Além disso, a cidade foi também uma das primeiras cidades europeias a ter iluminação nas vias públicas, levando a consolidar a sua alcunha.
Leia também Vila Real de Santo António, a cidade iluminista no Algarve
Conteúdo do artigo
Onde ficar em Paris
A cidade de Paris é dividida em 20 distritos em formato de espiral, denominados de arrondissements. Estes são numerados de 1 a 20, sendo o 1º arrondissement o centro de Paris e o 20º arrondissement o distrito mais afastado do centro. Depois cada arrondissement geralmente está dividido em 4 bairros, os quartiers.

Os bairros mais indicados de Paris são os arrondissemnts do Centro da cidade, ou seja entre o 1º e 8º, se não quiser ter de se deslocar muito até às principais atrações. Mas se quiser buscar o melhor custo-benefício o ideal é alojar-se entre o 2º e o 7º arrondissement. Outra coisa que deverá ter em atenção é de que lado do rio Sena se vai alojar, pois se ficar na margem direita os preços geralmente são mais elevados.
Leia também Visitar Paris em 4 dias
Quer uma dica na hora de escolher o seu hotel? Quando procurar um hotel, tenha em atenção o código postal deste, pois assim ficará a saber em qual arrondissement este se encontra. Ou seja, todos os códigos postais de Paris começam por 750 seguido do número do arrondissement. Assim se o código postal do hotel for 75001 significa que este se localiza no 1º arrondissement.
Assim, venha connosco descobrir os melhores bairros onde ficar em Paris.
Louvre (1º arrondissement)
O Louvre é o quartier localizado na margem direita do Sena e bem no coração da cidade. É a parte mais antiga de Paris e onde encontrará algumas das principais atrações da cidade, nomeadamente museus e locais culturais. Como por exemplo, o Louvre, o Arco do Triunfo, a Place de la Concorde, a Pont des Art bem como o Museu Grevin, entre tantos outros.

Leia também Descobrir o Museu Grévin
Mas a excelente localização paga-se e como tal também será o local onde encontrará os hotéis mais caros, os denominados palácios parisienses.
Vantagens | Desvantagens |
Localização central Melhores hotéis da cidade Visitar tudo a pé Óptima rede de transoportes | Preços mais elevados Zona mais turística |
Le Marais (3º e 4º arrondissements)
O Le Marais localiza-se entre o 3º e 4º arrondissements e é onde poderá encontrar o melhor dos dois mundos. Pois existe uma zona mais tranquila mas também é onde se localizam alguns dos melhores bares e casas de espectáculo de Paris. Além de que é um dos locais mais procurados pela comunidade LGBT, por ser uma região LGBT-Friendly.
Por aqui estará perto de alguns dos mais famosos museus da cidade, como o Museu Picasso, o Museu Rodin assim como da Place des Vosges e do Centre Georges Pompidou. Ou seja, ao ficar alojado neste quartier terá acesso a cultura, compras, boa gastronomia, entre tantos outros interesses.
Vantagens | Desvantagens |
Ideal para os amantes da vida noturna Bairro boémio muito bonito e histórico Boa rede de transportes | Não possui grandes atrações |
Quartier Latin e Saint Germain des Prés (5º e 6ºarrondissement)
O quartier Latin, localizado na margem esquerda do Sena, é um bairro estudantil, conhecido mundialmente pela sua história e influência cultural, estando repleto de magníficas livrarias. Este é um dos bairros mais antigos de Paris e considerado por muitos o melhor bairro para se hospedar. Permite também ter uma óptima experiência imersiva e cultural na cidade, sendo o coração intelectual de Paris.
Visitar Paris com crianças

O Saint Germain des Prés é uma das áreas mais charmosas e emblemáticas de Paris. Em tempo foi ponto de encontro de intelectuais e boémios, como por exemplo Picasso, Hemingway, Sartre e Camus. Nesse sentido é fácil perceber a facilidade com que encontramos cafés famosos, muitas livrarias e galerias de arte.
Vantagens | Desvantagens |
Experiência imersiva e cultural Boa rede de transportes | Área com preços elevados |
Torre Eiffel (7º arrondissement)
Esta é uma das áreas onde grande parte dos turistas que visitam Paris decidem ficar. Apesar desta ser uma região mais residencial e não tão turística ao estar próximo ao principal monumento da cidade acaba por ser a área mais cara de Paris. O que tendo em conta o que o bairro tem para oferecer acaba por não compensar o preço a pagar.

Agora também é verdade, que uma das melhores experiências a viver em Paris deve ser acordar de manhã, abrir a janela e dar de caras com a Torre Eiffel.
Leia também Descobrir a Torre Eiffel, a dama de ferro parisiense
Vantagens | Desvantagens |
Área mais residencial Próximo do monumento mais famoso da cidade | Área mais cara de Paris Área cheia de embaixadas e ministérios |
Champs Élysées (8º arrondissement)
O quartier dos Champs Élysées, localizado na margem direita do rio Sena é o local ideal para quem procura luxo e moda. É essencialmente uma zona residencial da classe média alta, algo bem patente nas lojas de luxo, nos magníficos palácios e nas casas noturnas por ali localizadas.

Mas engane-se se acha que não encontrará grandes atrações por aqui. O local é um autêntico hotspot cultural, abrigando vários edifícios religiosos assim como vários museus e locais culturais. Como por exemplo, o Museu Cernuschi, o Grand Palais, o Palais de la Découverte, entre tantos outros.
Vantagens | Desvantagens |
Onde se localiza a Gare Saint Lazare | Área com preços elevados Área mais de escritórios |
Canal Saint Martin (10º arrondissement)
O quartier do Canal Saint Martin é um dos locais mais elegantes, cosmopolitas e bonitos de Paris. Além de ser um local pouco turístico e mais intimista, acolhe várias comunidades com as suas lojas típicas. Assim, é fácil perceber o belo ambiente de tradições, culturas e gastronomia que por aqui se vive. Este é também um bairro com um cunho arquitectónico único, patente em alguns dos edifícios mais emblemáticos do local. Como por exemplo, o elegante cinema Luxor, as magníficas gares de l’Est e Gare du Nord, entre outros.
Vantagens | Desvantagens |
Área menos turística Área com preços mais acessíveis Boa rede de transportes. | Poucos espaços verdes Local por vezes inseguro |
Bastille (11º arrondissement)
A Bastille é sem dúvida o coração da Paris revolucionária e das revoltas operárias do século XIX, como tal é um local cheio de história e importância para a cidade. Assim, é fácil perceber a atmosfera popular e com carácter tipicamente parisiense.
Leia também Gastronomia do Mundo em Paris
Este é também o local ideal para os amantes da boa gastronomia, aqui encontrará alguns dos melhores restaurantes da capital francesa.
Vantagens | Desvantagens |
Área com preços mais acessíveis Melhores restaurantes de Paris | Mais afastada do centro da cidade |
Para nós estes são os melhores bairros onde ficar em Paris, mas claro que vai depender muito daquilo que deseja e pretende da sua viagem à capital francesa. Como vê várias são as opções de onde ficar em Paris, consoante o tipo de viajante que é. E vocês quais são as vossas preferências?
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
7 thoughts on “Onde ficar em Paris: melhores bairros”