Destinos Dicas Europa França Onde Dormir

Onde ficar em Paris: melhores bairros

Onde ficar em Paris

Paris, também conhecida como a cidade luz é uma das cidades mais famosas do mundo, tendo também alguns dos monumentos mais conhecidos do planeta.

O termo “La Ville-Lumière” ou “cidade luz” surgiu pois durante séculos as mentes mais iluminadas nas várias áreas das artes eram atraídas para Paris, tal como os insetos são atraídos pelas lâmpadas.

Ou seja, Paris foi o berço do Iluminismo, que tinha como ideais a liberdade, a fraternidade, a tolerância, o progresso, a oposição à monarquia absolutista, entre outros. Além disso, a cidade foi também uma das primeiras cidades europeias a ter iluminação nas vias públicas, levando a consolidar a sua alcunha.

Leia também Vila Real de Santo António, a cidade iluminista no Algarve

Onde ficar em Paris

A cidade de Paris é dividida em 20 distritos em formato de espiral, denominados de arrondissements. Estes são numerados de 1 a 20, sendo o 1º arrondissement o centro de Paris e o 20º arrondissement o distrito mais afastado do centro. Depois cada arrondissement geralmente está dividido em 4 bairros, os quartiers.

Paris
Paris

Os bairros mais indicados de Paris são os arrondissemnts do Centro da cidade, ou seja entre o 1º e 8º, se não quiser ter de se deslocar muito até às principais atrações. Mas se quiser buscar o melhor custo-benefício o ideal é alojar-se entre o 2º e o 7º arrondissement. Outra coisa que deverá ter em atenção é de que lado do rio Sena se vai alojar, pois se ficar na margem direita os preços geralmente são mais elevados.

Leia também Visitar Paris em 4 dias

Quer uma dica na hora de escolher o seu hotel? Quando procurar um hotel, tenha em atenção o código postal deste, pois assim ficará a saber em qual arrondissement este se encontra. Ou seja, todos os códigos postais de Paris começam por 750 seguido do número do arrondissement. Assim se o código postal do hotel for 75001 significa que este se localiza no 1º arrondissement.

Assim, venha connosco descobrir os melhores bairros onde ficar em Paris.

Louvre (1º arrondissement)

O Louvre é o quartier localizado na margem direita do Sena e bem no coração da cidade. É a parte mais antiga de Paris e onde encontrará algumas das principais atrações da cidade, nomeadamente museus e locais culturais. Como por exemplo, o Louvre, o Arco do Triunfo, a Place de la Concorde, a Pont des Art bem como o Museu Grevin, entre tantos outros.

Onde ficar em Paris
Quartier do Louvre

Leia também Descobrir o Museu Grévin

Mas a excelente localização paga-se e como tal também será o local onde encontrará os hotéis mais caros, os denominados palácios parisienses.

VantagensDesvantagens
Localização central
Melhores hotéis da cidade
Visitar tudo a pé
Óptima rede de transoportes
Preços mais elevados
Zona mais turística
Vantagens e desvantagens de ficar alojado na zona do Louvre

Le Marais (3º e 4º arrondissements)

O Le Marais localiza-se entre o 3º e 4º arrondissements e é onde poderá encontrar o melhor dos dois mundos. Pois existe uma zona mais tranquila mas também é onde se localizam alguns dos melhores bares e casas de espectáculo de Paris. Além de que é um dos locais mais procurados pela comunidade LGBT, por ser uma região LGBT-Friendly.

Veja Passeios Românticos em Paris

Por aqui estará perto de alguns dos mais famosos museus da cidade, como o Museu Picasso, o Museu Rodin assim como da Place des Vosges e do Centre Georges Pompidou. Ou seja, ao ficar alojado neste quartier terá acesso a cultura, compras, boa gastronomia, entre tantos outros interesses.

VantagensDesvantagens
Ideal para os amantes da vida noturna
Bairro boémio muito bonito e histórico
Boa rede de transportes
Não possui grandes atrações
Vantagens e desvantagens de ficar alojado no Le Marais

Quartier Latin e Saint Germain des Prés (5º e 6ºarrondissement)

O quartier Latin, localizado na margem esquerda do Sena, é um bairro estudantil, conhecido mundialmente pela sua história e influência cultural, estando repleto de magníficas livrarias. Este é um dos bairros mais antigos de Paris e considerado por muitos o melhor bairro para se hospedar. Permite também ter uma óptima experiência imersiva e cultural na cidade, sendo o coração intelectual de Paris.

Onde ficar em Paris
Arrondissement com Panteão ao fundo

O Saint Germain des Prés é uma das áreas mais charmosas e emblemáticas de Paris. Em tempo foi ponto de encontro de intelectuais e boémios, como por exemplo Picasso, Hemingway, Sartre e Camus. Nesse sentido é fácil perceber a facilidade com que encontramos cafés famosos, muitas livrarias e galerias de arte.

VantagensDesvantagens
Experiência imersiva e cultural
Boa rede de transportes
Área com preços elevados
Vantagens e desvantagens de ficar alojado no Quartier Latin e em Saint Germain

Torre Eiffel (7º arrondissement)

Esta é uma das áreas onde grande parte dos turistas que visitam Paris decidem ficar. Apesar desta ser uma região mais residencial e não tão turística ao estar próximo ao principal monumento da cidade acaba por ser a área mais cara de Paris. O que tendo em conta o que o bairro tem para oferecer acaba por não compensar o preço a pagar.

Descobrir a Torre Eiffel
Torre Eiffel

Agora também é verdade, que uma das melhores experiências a viver em Paris deve ser acordar de manhã, abrir a janela e dar de caras com a Torre Eiffel.

Leia também Descobrir a Torre Eiffel, a dama de ferro parisiense

VantagensDesvantagens
Área mais residencial
Próximo do monumento mais famoso da cidade
Área mais cara de Paris
Área cheia de embaixadas e ministérios
Vantagens e desvantagens de ficar alojado Perto da Torre Eiffel

Champs Élysées (8º arrondissement)

O quartier dos Champs Élysées, localizado na margem direita do rio Sena é o local ideal para quem procura luxo e moda. É essencialmente uma zona residencial da classe média alta, algo bem patente nas lojas de luxo, nos magníficos palácios e nas casas noturnas por ali localizadas.

Paris
Quartier dos Champs Élysées

Mas engane-se se acha que não encontrará grandes atrações por aqui. O local é um autêntico hotspot cultural, abrigando vários edifícios religiosos assim como vários museus e locais culturais. Como por exemplo, o Museu Cernuschi, o Grand Palais, o Palais de la Découverte, entre tantos outros.

VantagensDesvantagens
Onde se localiza a Gare Saint LazareÁrea com preços elevados
Área mais de escritórios
Vantagens e Desvantagens de ficar alojado nos Champs Élysées

Canal Saint Martin (10º arrondissement)

O quartier do Canal Saint Martin é um dos locais mais elegantes, cosmopolitas e bonitos de Paris. Além de ser um local pouco turístico e mais intimista, acolhe várias comunidades com as suas lojas típicas. Assim, é fácil perceber o belo ambiente de tradições, culturas e gastronomia que por aqui se vive. Este é também um bairro com um cunho arquitectónico único, patente em alguns dos edifícios mais emblemáticos do local. Como por exemplo, o elegante cinema Luxor, as magníficas gares de l’Est e Gare du Nord, entre outros.

VantagensDesvantagens
Área menos turística
Área com preços mais acessíveis
Boa rede de transportes.
Poucos espaços verdes
Local por vezes inseguro
Vantagens e desvantagens de ficar alojado no Canal Saint Martin

Bastille (11º arrondissement)

A Bastille é sem dúvida o coração da Paris revolucionária e das revoltas operárias do século XIX, como tal é um local cheio de história e importância para a cidade. Assim, é fácil perceber a atmosfera popular e com carácter tipicamente parisiense.

Leia também Gastronomia do Mundo em Paris

Este é também o local ideal para os amantes da boa gastronomia, aqui encontrará alguns dos melhores restaurantes da capital francesa.

VantagensDesvantagens
Área com preços mais acessíveis
Melhores restaurantes de Paris
Mais afastada do centro da cidade
Vantagens e desvantagens de ficar alojado na Bastille

Para nós estes são os melhores bairros onde ficar em Paris, mas claro que vai depender muito daquilo que deseja e pretende da sua viagem à capital francesa. Como vê várias são as opções de onde ficar em Paris, consoante o tipo de viajante que é. E vocês quais são as vossas preferências?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

4 thoughts on “Onde ficar em Paris: melhores bairros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.