Atracções Catedral Destinos Europa França Monumento

Descobrir a Basílica do Sacré Couer

Basílica Sacré-Couer

A Basílica do Sacré Couer é uma belíssima igreja católica romana localizada em Paris. Situada no topo da colina do bairro de Montmartre é um dos monumentos mais visitados e famosos da cidade. Esta é uma das cinco basílicas menores de Paris, consagrada a 16 de Outubro de 1919, sendo dedicada à adoração perpétua do Santíssimo Sacramento.

Leia também Visitar Paris em 4 dias

Montmartre

Montmartre é o bairro mais boémio da cidade de Paris. Localizado no alto de uma colina, este belo bairro é conhecido como bairro dos pintores e por ter sido cenário do filme francês “O fabuloso Destino de Amélie Poulain”. Até 1860 Montmartre foi uma localidade independente e só após essa data se tornou um dos bairros de Paris.

Desde o início dos tempos que a colina de Montmartre era um local de culto, tendo existido vários templos ao longo dos séculos no local.

Bairro de Montmatre
Bairro de Montmartre

Veja Onde ficar em Paris: melhores bairros

A Basílica do Sacré Couer

A Basílica do Sagrado Coração foi construída após uma promessa feita por Alexandre Legentil e Hubert Rohault de Fleury, em 1870. Esta promessa surgiu depois da enorme derrota do Império Francês perante o Reino da Prússia. Ora Alexandre e Hubert acreditavam que a mesma ocorreu devido a um castigo divino, resultado dos sucessivos pecados e ofensas do povo francês a Deus. Assim, decidiram construir uma igreja dedicada ao Sagrado Coração de Jesus mostrando todo o seu arrependimento.

A Basílica
Fachada principal da Basílica

Dois anos depois, o Cardeal e Arcebispo de Paris, Joseph Hippolyte Guibert decidiu aprovar esta construção, escolhendo o ponto mais alto de Paris, ou seja, o topo da colina de Montmartre, considerado um local sagrado. As obras iniciaram-se em 1875, pelas mãos do arquiteto Paul Abadie e prolongaram-se ao longo de quatro décadas.

Exterior da Basílica

Paul Abadie inspirou-se na Basílica de São Marcos em Veneza bem como na Agia Sophia em Instabul, para a construção desta magnífica Basílica. Assim, com esta duas fortes influências o estilo do Sacré-Coeur é o denominado estilo romano-bizantino, sendo o seu exterior feito em mármore travertino, da região de Seine-et-Marne.. Contudo, mesmo com estas inspirações é possível encontrara inúmeros elementos nacionalistas na Basílica, nomeadamente a sua fachada. Ou seja, na fachada da Basílica é possível encontrar duas belas estátuas equestres, feitas em bronze, e que representam dois santos franceses, o Rei São Luís IX e Santa Joana d’Arc. É possível também encontrar dois baixos relevos, no frontão do templo, um de Maria Madalena aos pés de Jesus e outro de Cristo e a Samaritana.

Basílica do Sacré Couer
Estátua de Rei São Luís IX

Ao centro, encontra-se ainda uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, rodeado por uma galinha e um pelicano em alto-relevo. Na entrada existe um peristilo de três arcos, com três belíssimas portas de bronze, retratando cenas bíblicas do Sagrado Coração de Jesus. O Campanário, localizado na frente norte, abriga o famoso sino Savoyarde, com 19 toneladas.

Basílica do Sacré Couer
Estátua do Sagrado Coração de Jesus

Visite Paris com crianças

Interior da Basílica

O interior da basílica, também em estilo romano-bizantino, é conhecido por traduzir um ambiente de harmonia e paz, onde a luz e os detalhes arquitectónicos captam a nossa atenção. Para além disso a Basílica Sacré-Couer impressiona pela suas dimensões, possuindo cerca de 85 metros de comprimento, 35 metros de largura e a sua cúpula interna 55 metros de altura, enquanto que a cúpula externa terá cerca de 83 metros de altura.

Interior da Basílica
Interior da Basílica

A nave da basílica é dominada pela belíssima cúpula, que simboliza o mundo celeste, integrado num espaço rectangular, que representa o mundo terrestre. A planta do interior é uma cruz grega, com um altar no centro. Já o coro e o deambulatório foram construídos ao redor do altar. O interior da basílica é composto por várias capelas, muitas das quais oferecidas por ordens religiosas. Como por exemplo, a Capela da Ordem de Notre Dame do Mar, a Capela das Rainhas de França, a Capela do Arcanjo do Miguel, entre outras. A Capela da Santa Virgem, de inspiração bizantina, é uma das capelas mais bonitas de toda a basílica, possuindo o seu próprio Domo, criado por Henri-Marcel Magne.

Já a cripta da Basílica de Sacré Couer é uma cripta bem diferente das tradicionais, geralmente subterrâneas, possuindo belíssimos vitrais, permitindo uma entrada luz maravilhosa. Bem no centro da cripta é possível ver a bonita capela da Pietà.

Arte e decoração do interior da basílica

O estilo de decoração do interior da basílica do Sacré Couer é predominantemente neobizantino, onde sobressaem padrões intrincados e uma grande variedade de cores. Cores essas que podem ser apreciadas nos vários vitrais espalhados pelo templo, como por exemplo os localizados nas janelas sobre o órgão ou ainda uma bela rosácea, que representa o Sagrado Coração de Cristo. Por outro lado, várias são as esculturas espalhadas neste belo templo,que despertam a atenção. nomeadamente, a estátua de São Miguel e a de Joana d’Arc colocadas na Capela de São Miguel.

Na abside, local onde está localizado o coro existe um magnífico mosaico no teto intitulado “Triunfo do Sagrado Coração de Jesus”, da autoria de Luc-Olivier Merson, henri-Marcel Magne e René Martin. Esta é a maior e mais importante obra de toda a basílica, sendo, um dos maiores mosaicos do mundo, composto por cerca de 25000 peças de cerâmicas esmaltadas e douradas. Nele está representado Cristo ressuscitado, vestido de branco e com os seus braços estendidos, revelando um coração de ouro. Cristo surge acompanhado da sua mãe, a Virgem Maria e pelo Arcanjo Miguel, protetor da Igreja e de França. Aos seus pés, ajoelhados, surge Joana d’Arc e o Papa Leão XIII, que oferece um globo, simbolizando o Mundo.

Basílica do Sacré Couer
Mosaico “Triunfo do Sagrado Coração de Jesus”

Veja quais os Passeios Românticos em Paris

Parvis da Basílica do Sacré Couer

Bem em frente à Basílica do Sacré Couer existe um grande adro, chamado de Parvis du Sacré Couer. Se visitar o local num dia de céu limpo terá a oportunidade de ter as mais bonitas paisagens de Paris e reconhecer alguns dos edifícios mais importantes da cidade francesa. Como por exemplo, o Centro Georges Pompidou, a Catedral de Notre-Dame, o Museu do Louvre ou a Torre Eiffel.

Paisagem a partir da Parvis
Paisagem a partir da Parvis

Outras informações da Basílica Sacré Couer

ContatosHorário
35, Rue du Chavalier de la Barre
75018 Paris
Tel: 0153418900
Aberta todos os dias
6h30 às 22h30

Outros templos religiosos ao redor do mundo

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

4 thoughts on “Descobrir a Basílica do Sacré Couer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.