O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo de alguns dos pratos típicos das cidades que visito. Desta vez falaremos sobre a magnífica gastronomia da cidade de Florença.
A Itália encontra-se dividida em várias regiões, assim, cada região tem os seus próprios costumes, cultura, dialecto e claro, a sua culinária. Quando se pensa na gastronomia de Itália o prato que nos vem lago à cabeça é a pizza, contudo existem inúmeros pratos que fazem da culinária italiana uma das mais deliciosas do mundo.
A gastronomia da Toscana, região da qual Florença é capital, caracteriza-se por ser uma cozinha simples mas rica em sabores. A comida da Toscana teve origem na cozinha dos camponeses, como tal baseia-se no reaproveitamento dos seus ingredientes e pratos já preparados. E mesmo com o passar do tempo, os pratos típicos da cucina povera (cozinha pobre) são os mais apreciados de toda a Toscana.
Gastronomia do Mundo em Florença
Florença é uma das cidades mais conhecidas da Itália, que para além dos magníficos museus e da história da arte é também conhecida pela sua maravilhosa gastronomia. A gastronomia fiorentina é bem tradicional, com inspirações camponesas e
Uma dos pratos mais famosos da gastronomia de Florença é a Bisteca alla Fiorentina, que mais não é do que um lombo de novilho exclusivo da região de Chianti, grelhado, cujo corte inclui o osso em forma de “T”. Normalmente possui cerca de 5 cm de altura e deve ser servida dourado por fora e crua por dentro. Mas prepare-se porque toda a preparação é feita como se fosse um ritual.
Confecção
Para a confeção deste prato deve ter deixado previamente a sua carne à temperatura ambiente e nunca tirar do frio para cozinhar logo de seguida. De seguida deve-se grelhar num grelhador a carvão e não num grelhador eléctrico ou a gás.
A grelha deve estar a uma temperatura bem alta, onde a carne é colocada sem condimentos, para evitar o endurecimento da mesma. Deixe grelhar por cerca de 1 minuto, bem próximo do carvão. Para desta forma criar uma bela crosta, mostrando de forma distinta as linhas da grelha, retendo os sucos da carne. Posteriormente, levante a carne para ficar a grelhar num calor mais suave por cerca de 3 minutos, de cada lado, só virando a carne uma vez. Por fim, retire a carne do calor intenso e deixe repousar, numa tábua de madeira sem tapar para fazer desaparecer o sangue. Mas o interior deverá estar mal passado.
Após retirar da grelha adicione o sal a gosto. Há ainda quem acrescente um pouco de pimenta e azeite.
Tradicionalmente a Bistecca alla Fiorentina é servida com Feijão Cannellini ou uma salada fresca e sempre acompanhada de um bom vinho Chianti.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Que saudades de passar por Florença e aproveitar além da arquitetura a gastronomia local. Espero voltar em breve!
Que dica boa de Florença! A bisteca florentina é um prato imperdível na cidade. Amei aprender como é preparado. bjs