Destinos Europa Gastronomia Itália

Gastronomia do Mundo…Florença

Florença

O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo de alguns dos pratos típicos das cidades que visito. Desta vez falaremos sobre a magnífica gastronomia da cidade de Florença.

Vai a Florença? Veja então o nosso roteiro do 4º dia em Florença

A Itália encontra-se dividida em várias regiões, assim, cada região tem os seus próprios costumes, cultura, dialecto e claro, a sua culinária. Quando se pensa na gastronomia de Itália o prato que nos vem lago à cabeça é a pizza, contudo existem inúmeros pratos que fazem da culinária italiana uma das mais deliciosas do mundo.

Gastronomia do Mundo em Florença
Florença

A gastronomia da Toscana, região da qual Florença é capital, caracteriza-se por ser uma cozinha simples mas rica em sabores. A comida da Toscana teve origem na cozinha dos camponeses, como tal baseia-se no reaproveitamento dos seus ingredientes e pratos já preparados. E mesmo com o passar do tempo, os pratos típicos da cucina povera (cozinha pobre) são os mais apreciados de toda a Toscana.

Veja o roteiro do nosso 5º dia em Florença

Gastronomia do Mundo em Florença

Florença é uma das cidades mais conhecidas da Itália, que para além dos magníficos museus e da história da arte é também conhecida pela sua maravilhosa gastronomia. A gastronomia fiorentina é bem tradicional, com inspirações camponesas e

Vai a Florença e não quer gastar? Então temos vários Passeios gratuitos em Florença

Uma dos pratos mais famosos da gastronomia de Florença é a Bisteca alla Fiorentina, que mais não é do que um lombo de novilho exclusivo da região de Chianti, grelhado, cujo corte inclui o osso em forma de “T”. Normalmente possui cerca de 5 cm de altura e deve ser servida dourado por fora e crua por dentro. Mas prepare-se porque toda a preparação é feita como se fosse um ritual.

Confecção

Para a confeção deste prato deve ter deixado previamente a sua carne à temperatura ambiente e nunca tirar do frio para cozinhar logo de seguida. De seguida deve-se grelhar num grelhador a carvão e não num grelhador eléctrico ou a gás.

A grelha deve estar a uma temperatura bem alta, onde a carne é colocada sem condimentos, para evitar o endurecimento da mesma. Deixe grelhar por cerca de 1 minuto, bem próximo do carvão. Para desta forma criar uma bela crosta, mostrando de forma distinta as linhas da grelha, retendo os sucos da carne. Posteriormente, levante a carne para ficar a grelhar num calor mais suave por cerca de 3 minutos, de cada lado, só virando a carne uma vez. Por fim, retire a carne do calor intenso e deixe repousar, numa tábua de madeira sem tapar para fazer desaparecer o sangue. Mas o interior deverá estar mal passado.

Após retirar da grelha adicione o sal a gosto. Há ainda quem acrescente um pouco de pimenta e azeite.

Tradicionalmente a Bistecca alla Fiorentina é servida com Feijão Cannellini ou uma salada fresca e sempre acompanhada de um bom vinho Chianti.

Veja a nossa Viagem por Roma, Florença e Pisa

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

5 thoughts on “Gastronomia do Mundo…Florença

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.