Destinos Dicas Europa Itália

Passeios gratuitos em Florença

Florença para crianças

Florença, na Itália, é a cidade das artes, com uma riqueza histórica e cultural ímpar. Fundada em 59 a.C, Florença é o berço do renascentismo italiano. Possui cerca de 30% dos tesouros artísticos da Humanidade, tendo sido casa de artistas como Dante, Michelangelo, Medicis e tantos outros. Assim, Florença é o destino ideal para qualquer amante de arte e cultura ou não tivesse sido ela declarada Património da Humanidade, pela UNESCO, em 1982.

Florença
Florença

História de Florença

Florença foi fundada no ano de 59 a.C por Júlio César, para ser um acampamento fortificado dos seus soldados. Mas ao longo dos séculos o local foi passando de mão em mão, devido às guerras constantes que a região passava. Até que no ano de 774, Carlos Magno conquistou Florença, tendo-se tornado parte do Ducado da Toscana. Contudo, a instabilidade manteve-se, com os fiorentinos a participarem ativamente nas guerras em que estavam inseridos.

Leia também o nosso roteiro no primeiro dia por Florença

Mais tarde, no início do séc. XV, Florença tornou-se uma potência marítima. A cidade e as suas gentes passaram por tempos áureos e a arte fiorentina acabou rendida ao Renascimento.

Também no séc. XV, Florença vê os Medici, a família mais rica da cidade, apoderar-se dela e passarem a governá-la. Esta era um família que, sem títulos nenhuns, conseguiram criar uma fortuna de forma lenta, com bases nos seus negócios e contatos. E a verdade é que foram os Medici que levaram Florença a ser um centro económico bem como o epicentro da cultura e da arte.

Passeios gratuitos em Florença

A capital da Toscana, é uma cidade bem cara, com imensas atrações cujo preço não é nada amigável. Contudo, existem alguns passeios gratuitos em Florença super agradáveis e que lhe permitirão ter uma ideia geral da cidade.

Visite a Casa Martelli

A Casa Martelli, localizada no centro de Florença, foi em tempos uma casa senhoril da família Martelli. Atualmente é um museu, que permite a quem o visita ficar com uma ideia de como eram as casas burguesas fiorentinas do séc. XVIII. O seu acervo engloba afrescos, móveis de época e obras de arte de uma forma em geral, que valem muito a pena serem visitados.

Leia também Gastronomia do Mundo…Florença

Deslumbre-se com a Piazza San Giovanni

A Piazza San Giovanni, localiza-se bem no centro histórico da cidade. Aqui encontramos a Catedral de Florença, o Campanário de Giotto, o Batistério de Florença, a Loggia del Bigallo, o Museu da Ópera del Duomo bem como o Palácio do Arcebispo e Cânones.

Ou seja, prepare-se para se deslumbrar com esta bela e exclusiva praça, cheia de atrações de nos tirar o folêgo.

Passeios gratuitos em Florença -  Piazza San Giovanni
Piazza San Giovanni

Ore na Catedral Santa Maria del Fiore

Ore no Duomo ou Catedral de Santa Maria dei Fiore, a maior igreja da cidade e uma das mais importantes do país.  A sua construção neogótica iniciou-se em 1294 mas demorou cerca de 140 anos a ficar completa.

O seu exterior é uma fantástica combinação de mármores verdes, brancos e rosas, contudo, se o seu exterior surpreende pelo seu aspecto policromático, o mesmo não acontece no seu interior que prima pela simplicidade.

Passeios gratuitos em Florença - Ore na Catedral Santa Maria del Fiore
Catedral Santa Maria del Fiore

Apesar de toda a simplicidade, a catedral apresenta bonitas obras de arte que fazem parte do edifício em si. Nomeadamente, a Cúpula de Brunelleschi (que contém um fresco de Vasari e Zuccari, retratando o juízo final), o célebre fresco com o monumento equestre de John Hawkwood bem como o relógio colossal de Paolo Uccello. Aqui podemos ainda encontrar  o túmulo de Filippo Bruneleschi. De notar, que a Cúpula projectada por ele tornou-se uma autêntica obra de engenharia, tendo sido então construída com técnicas extremamente vanguardistas para a época.

Leia as nossas dicas para se virar numa cidade

Passeie na Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio é uma construção do séc. XII e é um dos símbolos de Florença, sendo uma das mais famosas pontes do mundo. Inicialmente, era uma simples ponte em madeira, que foi destruída pelas cheias, tendo sido posteriormente reconstruída com o projecto de Taddeo Gaddi. Esta é a única ponte original da cidade poupada pelos bombardeiros alemães até à Segunda Guerra Mundial. 

Passeios gratuitos em Florença - Ponte Vecchio
Ponte Vecchio

Actualmente, é famosa não só pela sua arquitectura mas também pela quantidade de ourivesarias e joalharias ao longo do seu percurso. É também o melhor local para apreciar o Rio Arno, especialmente ao entardecer. Assim, não pode deixar de passear e se envolver no ambiente fenomenal e fervilhante que aqui se vive. Fazendo-nos esquecer que estamos numa ponte, já que parece mais uma rua repleta de comércio.

Suba ao San Miniato al Monte

Suba ao San Miniato al Monte, uma bela igreja que começou a ser construída no início do séc. XI, em honra de San Miniato, considerado o primeiro mártir cristão de Florença. Esta localiza-se num dos pontos mais altos da cidade e é considerada a estrutura românica mais bonita da Toscana e uma das igrejas mais bonitas de Itália. Nesta igreja, do lado esquerdo, podemos encontrar a Capela do Cardeal de Portugal. Construída de acordo com a vontade do Cardeal Giacomo da Lusitânia, membro da família real de Portugal, que morreu com apenas 25 anos de idade.

San Miniato al Monte
San Miniato al Monte

Leia também o nosso roteiro no segundo dia por Florença

Assista ao por-do-sol na Piazza Michelangelo

A Piazza Michelangelo deve ser visitada em dois momentos da sua visita, ou antes de conhecer a cidade ou no fim de já conhecer Florença. Antes para puder se entusiasmar com o que a espera ou no fim para puder identificar todos os locais por onde passou.

A Praça de Michelangelo foi construída em 1869 e projectada pelo arquitecto Giuseppe Poggi, fazendo parte de um projecto que tinha o intuito de desenvolver a margem esquerda do Rio Arno. Então, esta praça foi construída como um terraço, com uma vista panorâmica da cidade. Foi dedicada ao grande escultor renascentista Michelangelo.

Florença a partir da Piazza Michelangelo
Florença a partir da Piazza Michelangelo

Aqui assistirá ao pôr-do-sol mais bonito da cidade, bem como à paisagem mais deslumbrante de Florença.

Admire as obras a céu aberto na Piazza della Signoria

Visite a Piazza della Signoria, que é uma verdadeira galeria de arte ao ar livre. E admire as maravilhosas obras de arte, que retratam os principais acontecimento históricos de Florença. Como por exemplo, a réplica de David, da autoria de Michelangelo (que comemora o triunfo sobre a tirania, através da personagem bíblica), a estátua de Netuno de Bartolomeo Ammannati e ainda a estátua de Hércules e Caco de Baccio Bandinelli ( que pretende retratar a vitória de Hércules sobre a maldade de Caco). Historicamente, esta foi durante muito tempo um cenário privilegiado da cidade que juntamente com o Palácio Vecchio formam o centro político e social da cidade.

Passeios gratuitos em Florença - Piazza della Signoria
Piazza della Signoria

Aqui encontrará também a Loggia dei Lanzi, um edifício construído no tempo da República como um espaço aberto onde os cidadãos assistiam às assembleias que se realizavam na Praça da Senhoria. Mas na atualidade é um local onde estão reunidas um conjunto de esculturas magníficas da cidade (na sua maioria réplicas).

Veja o que visitar Florença com crianças: top 10

Descanse no Giardino delle Rose

O famoso Giardino delle Rose é o local ideal para descansar um pouco após percorrer as ruas de Florença. Este belo jardim é da autoria do arquiteto fiorentino Giuseppe Poggi. Foi criado em 1865 com o objectivo de desenvolver e embelezar a margem esquerda do Rio Arno, assim como a Piazza Michelangelo . Aqui encontrará uma panóplia de diferentes tipos de rosa, várias qualidade de limões bem como um jardim japonês e ainda outras plantas, que tornam este espaço num local com uma beleza extraordinária.

O Giardino delle Rose foi construído bem ao estilo francês, tornando-se então num espaço bucólico ideal para quem deseja fazer uma pausa e apreciar a natureza.

Leia também Hotel Mia Cara

Conhece mais alguns passeios gratuitos em Florença, que não mencionámos? Quais?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

8 thoughts on “Passeios gratuitos em Florença

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.