Destinos Europa Gastronomia Ilhas Ilhas dos Açores Portugal

Gastronomia do Mundo: São Miguel

Miradouros de São Miguel

O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo de alguns dos pratos típicos dos locais que visito. Hoje então falaremos sobre a bela gastronomia do mundo de São Miguel, nos Açores.

Gastronomia Açoriana

A Gastronomia dos Açores é conhecida pela riqueza e autenticidade de sabores, provenientes de uma gastronomia matriz portuguesa, vinda da dieta mediterrânica. Assim, ao longo dos tempos a cozinha açoriana foi mantendo como base as técnicas e hábitos de Portugal Continental mas incorporando os produtos do seu território, como o peixe e o marisco, assim como os que chegavam de outros lugares. Como por exemplo, as especiarias, da Índia ou o milho e a batata, das Américas.

Venha descobrir as Comidas típicas de São Miguel nos Açores

Com as técnicas e hábitos que já tinham, juntando os restantes ingredientes a gastronomia açoriana foi evoluindo e tornando-se no que é hoje. Mas a verdade é que a diversidade dos territórios açorianos também levaram uma diversidade da gastronomia açoriana. Ou seja, o modo de confeção de uma determinada receita varia em cada uma das 9 ilhas dos Açores.

Gastronomia do mundo em São Miguel

A maior das 9 ilhas que formam o arquipélago dos Açores é conhecida pela sua gastronomia rica em sabores, até porque a natureza vulcânica dos seus solos permite o cultivo de vários alimentos exóticos e únicos. Acima de tudo esta é uma cozinha diversificada e saborosa, que não só delicia os micaelenses como também todos os visitantes da ilha. Um dos seus pratos mais famosos é o bife regional, que nada mais é do que um bife da vazia ou do pojadouro de carne fresca e local, proveniente dos bovinos que pastam nas maravilhosas paisagem da bonita ilha de São Miguel, encontrando-se em praticamente todos os restaurantes da ilha.

Bife Regional
Bife Regional

Acredita-se que o bife regional é uma variante do Bife à Inglesa e que terá surgido na ilha à cerca de 60 anos, pelas mãos do Chef Alcides Cabral de Melo.

Veja O nosso roteiro em São Miguel: o que fazer em 4 dias na ilha açoriana

Confeção

Para confecionar este prato comece por aquecer um pouco de óleo em uma frigideira. quando este tiver quente coloque o bife e deixe-o dourar de ambos os lados até atingir o ponto desejado.

Tempere-o com sal e pimenta da terra (da ilha de São Miguel). Junte o alho pisado e as folhas de louro. Regue o preparado anterior com vinho branco e deixe evaporar.

Seguidamente junto as tiras de pimento de curtume e incorpore a manteiga, de forma a conseguir obter um molho cremoso e brilhante.

Emprate o bife e faça-o acompanhar com batata frita e ovo, se assim desejar. por fim regue com o molho.

Bife Regional - Gastronomia do mundo em São miguel
Bife Regional

Para saber as quantidades exactas dos ingredientes leia aqui.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.