O artigo de hoje é dedicado à série “Gastronomia do Mundo”, onde falo de alguns dos pratos típicos dos locais que visito. Hoje então falaremos sobre a bela gastronomia do mundo de São Miguel, nos Açores.
Conteúdo do artigo
Gastronomia Açoriana
A Gastronomia dos Açores é conhecida pela riqueza e autenticidade de sabores, provenientes de uma gastronomia matriz portuguesa, vinda da dieta mediterrânica. Assim, ao longo dos tempos a cozinha açoriana foi mantendo como base as técnicas e hábitos de Portugal Continental mas incorporando os produtos do seu território, como o peixe e o marisco, assim como os que chegavam de outros lugares. Como por exemplo, as especiarias, da Índia ou o milho e a batata, das Américas.
Com as técnicas e hábitos que já tinham, juntando os restantes ingredientes a gastronomia açoriana foi evoluindo e tornando-se no que é hoje. Mas a verdade é que a diversidade dos territórios açorianos também levaram uma diversidade da gastronomia açoriana. Ou seja, o modo de confeção de uma determinada receita varia em cada uma das 9 ilhas dos Açores.
Gastronomia do mundo em São Miguel
A maior das 9 ilhas que formam o arquipélago dos Açores é conhecida pela sua gastronomia rica em sabores, até porque a natureza vulcânica dos seus solos permite o cultivo de vários alimentos exóticos e únicos. Acima de tudo esta é uma cozinha diversificada e saborosa, que não só delicia os micaelenses como também todos os visitantes da ilha. Um dos seus pratos mais famosos é o bife regional, que nada mais é do que um bife da vazia ou do pojadouro de carne fresca e local, proveniente dos bovinos que pastam nas maravilhosas paisagem da bonita ilha de São Miguel, encontrando-se em praticamente todos os restaurantes da ilha.
Acredita-se que o bife regional é uma variante do Bife à Inglesa e que terá surgido na ilha à cerca de 60 anos, pelas mãos do Chef Alcides Cabral de Melo.
Confeção
Para confecionar este prato comece por aquecer um pouco de óleo em uma frigideira. quando este tiver quente coloque o bife e deixe-o dourar de ambos os lados até atingir o ponto desejado.
Tempere-o com sal e pimenta da terra (da ilha de São Miguel). Junte o alho pisado e as folhas de louro. Regue o preparado anterior com vinho branco e deixe evaporar.
Seguidamente junto as tiras de pimento de curtume e incorpore a manteiga, de forma a conseguir obter um molho cremoso e brilhante.
Emprate o bife e faça-o acompanhar com batata frita e ovo, se assim desejar. por fim regue com o molho.
Para saber as quantidades exactas dos ingredientes leia aqui.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.