Atracções Destinos Dicas Europa Ilhas dos Açores Portugal Roteiros

O que fazer em Ponta Delgada

O que fazer em Ponta Delgada

Ponta Delgada é uma bonita cidade portuária da magnífica ilha de São Miguel. Esta pequena vila de pescadores deu lugar a uma bonita e agitada cidade, que se tornou capital da região Autónoma dos Açores. Conhecida pelos seus bairros típicos e ruelas estreitas, Ponta Delgada é uma localidade acolhedora e cheia de histórias e tradições. Assim, decidimos fazer esta lista de coisas que pode fazer ao visitar Ponta Delgada.

Veja O nosso roteiro em São Miguel: o que fazer em 4 dias na ilha açoriana

Ponta Delgada

A pequena vila de pescadores foi elevada a cidade em 1546, durante o reinado de Dom João III. Mas foi durante o século XIX que a cidade viveu a sua época mais aurea, com uma elevada prosperidade económica, fruto da grande exportação de citrinos para o Reino Unido. Ao mesmo tempo ocorre a fixação de inúmeros comerciantes estrangeiros, que levou a que a localidade se torna-se bem cosmopolita e começassem a surgir magníficos jardins românticos de inspiração inglesa. começam também a ser construídos belos palacetes. E aos poucos, Ponta Delgada, acabou por se tornar a terceira cidade do país, em riqueza em relação ao número de habitantes. Contudo, já no século XX acaba por descer no ranking e perder algum do poder que tinha. Apesar disso continua a ser a cidade mais importante do Arquipélago dos Açores, tendo em conta o seu património e a sua cultura.

São Miguel
Câmara Municipal de Ponta Delgada

O que fazer em Ponta Delgada

O património cultural e arquitectónico de Ponta Delgada é bastante rico e ecléctico, o que proporciona uma visita que agradará a todos.

Passear pela Avenida Infante Dom Henrique

Ao visitar Ponta Delgada não deixe de passear pela Avenida Infante Dom Henrique, conhecido como o passeio marítimo da cidade. O local foi requalificado e proporciona um agradável passeio à beira-mar enquanto obtém uma visão diferente da capital assim como do porto da cidade. Aproveite para descansar numa das esplanadas, pedalar ou até mergulhar na piscina oceânica.

O que fazer em Ponta Delgada
Cais visto a partir da Avenida Infante Dom Henrique

Descubra As Maravilhas Naturais de São Miguel nos Açores

Fotografar as Portas da Cidade

Vá até às Portas da Cidade e aproveite para tirar bonitas fotos a este belo conjunto arquitectónico e símbolo da cidade açoriana. O cartão postal de Ponta Delgada foi construído em pedra vulcânica regional e alvenaria branca, em 1733 junto ao antigo Cais. As Portas da Cidade são constituídas por três arcos, tendo patente o brasão da cidade e faziam parte do complexo defensivo da cidade. Mas em 1940 foram movidos para a atual praça para servir como monumento. Junto às Portas da Cidade está uma bela estátua de homenagem a Gonçalo Velho, um famoso navegador português.

O que fazer em Ponta Delgada - Portas da Cidade
Portas da Cidade

Explorar o Forte de São Brás e o Museu Militar dos Açores

Aproveite para explorar também o Forte de São Brás, construído em 1552 para servir de fortaleza, de modo a proteger o extremo ocidental do Porto de Ponta Delgada. No exterior da maior fortaleza da ilha de São Miguel é possível encontrar um bonito monumento de homenagem aos Combatentes da Primeira Guerra Mundial.

O que fazer em Ponta Delgada
Zona do Forte de São Brás

O local alberga o Comando da Zona Militar dos Açores assim como o Museu Militar dos Açores, onde é possível ver um vasto património móvel militar. O objectivo do museu é divulgar e preservar o património militar do Exército Português nos Açores.

Museu Militar
Parte do acervo do Museu Militar

Perder-se no Mercado da Graça

Antes da construção do Mercado da Graça não existiam em Ponta Delgada locais próprios para a venda de produtos agrícolas nem de gado. Assim, em meados do século XIX, decidiu-se pela construção de um local que substituísse os antigos locais de comércio dos produtos agrícolas e de gado, para que deste modo o gado deixasse de andar no centro da cidade. O Mercado da Graça acabou por se tornar um dos locais mais emblemáticos de Ponta Delgada, oferecendo uma grande variedade de produtos regionais frescos e de alta qualidade.

O que fazer em Ponta Delgada - Mercado da Graça
Mercado da Graça

Descobrir a Plantação de Ananases Augusto Arruda

Descubra a Plantação de Ananases Augusto Arruda e saiba um pouco mais sobre este famoso fruto, cujo aroma e doçura não deixa ninguém indiferente. O famoso Ananás dos Açores é produzido em estufas de vidro, através da utilização de antigas técnicas de cultivo. Depois da visita terá a oportunidade de degustar alguns dos seus produtos, como por exemplo o licor e a compota de ananás.

Ananás da plantação
Ananás da plantação

Comidas típicas de São Miguel nos Açores

Orar no Convento e Capela de Nossa Senhora da Esperança

Ao visitar Ponta Delgada não deixe de entrar no Convento de Nossa Senhora da Esperança. Este foi construído em 1545, sendo um dos conventos mais importantes de Portugal. Hoje ainda habitado pelas freiras da ordem de São Francisco. Na pequena Capela de Nossa Senhora da Esperança encontrará magníficos painéis de azulejos assim como os belíssimos acabamentos em talha dourada e ainda o famoso Tesouro do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

As artes festas e tradições dos Açores
Convento de Nossa Senhora da Esperança

Descansar no Campo de São Francisco

Depois de passear por Ponta Delgada não deixe de ir até ao Campo de São Francisco e sentar-se num dos bancos disponíveis no local. Esta é a maior praça da cidade e a partir da qual se foi construindo o património arquitectónico religiosa da cidade e onde poderá encontrar o bonito Monumento aos Emigrantes. Mas não só. Ou seja, nesta bela praça encontrará algumas das principais igrejas da cidade, a Igreja de São José, o convento de Nossa Senhora da Esperança e o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Uma das curiosidades desta praça é que foi aqui, num dos seus bancos, que Antero de Quental, famoso escrito e poeta português, se suicidou.

Igreja de São José
Campo de São Francisco com a Igreja de São José ao fundo

Visitar os mais belos Jardins de Ponta Delgada

Por fim, ao visitar Ponta Delgada não poderá deixar de visitar os seus maravilhosos jardins de inspiração inglesa. O Jardim Botânico António Borges é um belo e romantico jardim do século XIX, criado por António Borges, que se tornou o pulmão da cidade. Outra bela opção é o Jardim Botânico José do Canto, cujo projeto veio diretamente de Londres no século XIX, além do jardim poderá ainda observar o bonito Palácio lá instalado. Não deixe também de visitar o Jardim de Sant’Ana e o seu belo Palácio, também construído durante o século XIX.

Como vê existem várias coisas que poderá fazer em Ponta Delgada. Vocês já conhecem a cidade? Quais as vossas impressões?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.