Atracções Destinos Europa Ilhas Portugal Praia

As melhores praias da Ilha de São Miguel nos Açores

melhores praias de São Miguel

A Ilha de São Miguel nos Açores é conhecidas pelas suas magníficas praias vulcânicas, a maioria das quais com um areal com uma cor mais escura do que o normal. Como em breve estou de partida para os Açores e andei a pesquisar e a elaborar o meu roteiro decidi fazer este post onde vos dou a conhecer algumas das melhores praias da Ilha de São Miguel, havendo praias de areia, outras de calhau e até piscinas naturais abertas ao mar. Em relação a algumas praias vou ficar a dever as fotos mas assim que regressar de viagem atualizarei o post.

Veja também As mais bonitas praias do mundo

Praia dos Mosteiros

A Praia dos Mosteiros, situada na localidade como o mesmo nome, é uma praia dividida em duas zonas distintas, uma arenosa e outra rochosa. A área de areia vulcânica preta geralmente é a escolhida pelos visitantes para estarem.

melhores praias de São Miguel
Vista da Praia dos Mosteiros com os ilhéus ao fundo

É uma praia relativamente pequena, mas extremamente bonita e com um magnífico pôr do sol. As suas águas são transparentes e quentes e no horizonte é possível ver os pequenos ilhéus dos Mosteiros. Dois destes ilhéus, segundo reza a lenda, são os portões para a Atlântida. No local encontrará bons acessos assim como parque de estacionamento e casas de banho.

Praia de Santa Bárbara

A Praia de Santa Bárbara, localizada no concelho de Ribeira Grande é uma das maiores praias da ilha, possuindo um extenso areal. É a praia preferida dos surfistas dadas as condições favoráveis que apresenta para esta prática. Além disso é conhecida pelas suas boas infraestruturas, existindo no local bares, casas de banho, parque de estacionamento e uma área de lazer.

melhores praias de São Miguel
Praia de Santa Bárbara

Uma das curiosidades da Praia de Santa Bárbara é que no passado o seu areal era utilizado para a extracção de inertes. Contudo, a partir de 1992 a extracção de areia foi proibida e assim o local passou a ser utilizado como espaço de lazer.

Praia das Milícias

A Praia das Milícias ou Praia Grande, localizada na costa sul da ilha junto à cidade de Ponta Delgada é uma das praias mais frequentadas de toda a ilha. Apesar da Praia das Milícias ser conhecida pela sua areia escura e águas calmas a verdade é que é muito procurada por praticantes de desportos náuticos.

As infraestruturas que dão apoio à praia englobam um caminho pedonal, um jardim, um restaurante, balneários assim como parque de estacionamento.

Veja também As fantásticas praias portuguesas

Praia do Lombo Gordo

A Praia de Lombo Gordo, situada junto à localidade Nordeste, é uma praia que se distingue das restantes pelo fenómeno de assentamento de areias, causado pelas correntes marítimas. Ou seja, nesta praia a cada sete anos o areal altera-se. Durante sete anos o areal é extenso para nos sete anos seguintes o areal estar reduzido a metade.

É uma praia remota, localizada entre dois quebra-mares, havendo necessidade de descer uma escada bastante íngreme. Deve-se ter particular atenção ao visitar esta praia pois a mesma não é vigiada.

Praia do Pópulo

A Praia do Pópulo, situada no concelho de Ponta Delgada é uma pequena e tranquila praia com boas infraestruturas para os seus visitantes. Durante séculos os terrenos envolventes à praia era utilizados para o cultivo de vinhas, não sendo permitido o acesso a visitantes que não os proprietários das vinhas. E apenas no século XX que a praia ficou livre para o acesso público.

Praia dos Moinhos

A Praia dos Moinhos ou Praia de Porto Formoso, localizada no concelho da Ribeira Grande, possui uma areal acinzentado com águas agitadas. Situada numa baía, esta praia projecta-se profundamente na costa rochosa, o que permite que os seus visitantes estejam protegidos quer do vento quer das grande ondas. Apesar de ter um areal largo o mesmo não é muito extenso, sendo composto por areia vulcânica escura e em alguns pontos por grandes pedras.

As infraestruturas da Praia dos Moinhos engloba casa de banho, vigilância assim como um bar.

Praia da Ribeira Quente

A Praia da Ribeira Quente, também conhecida como Praia do Fogo é uma das mais bonitas praias de todos os Açores. Uma das características desta praia é a presença de várias nascentes hidrotermais submarinas que fazem com que as suas águas sejam quentes.

Com um extenso areal a Praia da Ribeira Quente localiza-se entre as montanhas e o mar, o que resulta numa magnífica paisagem natural, onde o o azul do mar contrasta com o verde da natureza.

Praia da Vinha D’Areia

A Praia da Vinha D’Areia, situada no concelho de Vila Franca do Campo, possui cerca de 320 metros de extensão e é das poucas praias de São Miguel com areia de coloração clara. Esta bela praia urbana, localiza-se em frente ao Ilhéu de Vila Franca de Campo, uma das principais atrações da ilha.

Praia da Vinha D'Areia
Praia da Vinha D’Areia com ilhéu ao fundo

Possui óptimas infra-estruturas, como por exemplo posto de primeiros socorros, bar, restaurante, balneários e casas de banho.

Praia Baixa D’Areia

A Praia Baixa D’Areia,localiza-se no concelho de Lagoa, bem ao lado da Praia da Caloura. Apesar de ser uma praia pequena abrigada entre ravinas, possui umas magníficas águas cristalinas, que deixam qualquer um encantado. Se procura paz e tranquilidade a Praia Baixa D’Areia é o local ideal, estando rodeado por uma paisagem natural única. Mas atenção, pois não é uma praia vigiada.

Praia Água D’Alto

A Praia Água D’Alto, localizada no concelho de Vila Franca do Campo, é considerada uma das melhores praias de São Miguel. Bastante frequentada, esta praia apresenta uma extensão de areal de cerca de 560 metros. Os principais destaques da Praia Água D’Alto são as suas águas calmas e cristalinas assim como a sua paisagem envolvente, repleta de montanhas.

A praia possui óptimas infraestruturas, que engloba um bar, casas de banho, duches bem como acesso a pessoas com problemas de locomoção.

Praia da Amora

A Praia da Amora, situada no concelho de Vila Franca do Campo é composta por dois areais, divididos por um promontório rochoso, algo que a torna única. É uma praia de difícil acesso, uma vez que se localiza ao fundo de uma arriba, cujo acesso é feito por uma estrada estreita de terra batida. Mas a verdade é que vale muito a pena fazer esse percurso, pois a paisagem que encontrará é de tirar o fôlego. Até porque vai tendo a percepção dos distintos estratos rochosos formados pelas diferentes erupções que deram origem a São Miguel.

Além disso encontrará também uma flora típica das florestas da laurissilva características da Macaronésia. Uma das principais características desta praia é a presença de pequenas escavações na rocha, feito por mão humana, para servir de abrigo aos pescadores assim como guardar as alfaias e os barcos de pesca.

Praia da Viola

A Praia da Viola, situada na Lomba Maia, no concelho da Ribeira Grande, é uma pequena e tranquila praia composta por areia e pedras grandes. Para chegar ao local existem várias trilhas, cujo percurso é magnífico e por onde se deparará com belos miradouros e moinhos em ruínas.

Uma das particularidades desta praia é que possui uma falésia onde é possível ver várias nascentes com água. Apesar de valer a pena a visita tenha atenção pois as suas águas não são propriamente calmas.

Praia da Pedreira

A Praia da Pedreira, localizada em Água D’Alto é uma bonita praia não vigiada, situado no fundo de uma arriba, cujo acesso é feito através de umas escadas com cerca de 260 degraus. Quando visitar esta praia, de areia fina, irá aperceber-se que nas suas águas, a poucos metros da costa, poderá observar várias bolhinhas de ar que se soltam do fundo do mar.

Outras magníficas praias ao redor do mundo

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

9 thoughts on “As melhores praias da Ilha de São Miguel nos Açores
  1. Taí um local que estou planejando para visitar há tempos! Sou apaixonadas por praias e achei seu artigo com as melhores praias nos Açores e confesso que já deu vontade de comprar minha passagem e mergulhar em alguma dessas.
    Com tantas opções é até difícil escolher qual visitar primeiro.
    Obrigada por compartilhar

  2. Que legal suas dicas das melhores praias da Ilha de São Miguel, nos Açores, quando voltar de lá, conte tudo pra gente, quem sabe não conseguimos incluir em nossas próximas viagens? Obrigada.

  3. Desde que descobri que meus antepassados são dos Açores eu fiquei com vontade de conhecer. Mas não imaginava que a Ilha de São Miguel tinha praias tão interessantes. Vai entrar no meu roteiro por Portugal!

  4. Morei 1 ano em Portugal e não consegui conhecer a Ilha de São miguel dos açoures, mas já havia ouvido falar que é linda. Pelo seu post, consegui ver as melhores praias e não vejo a hora de voltar! Não sei se você percebeu, mas o sotaque deles é bem difícil né??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.