Viajar bem como comer são duas das melhores coisas da vida. Nesse sentido, o turismo gastronómico pode ser uma das melhores partes das nossas viagens. Até porque conhecer a gastronomia de um determinado local é também conhecer e aventurar-se na cultura desse povo. Assim, conhecer os mercados gastronómicos existentes nos locais por nós visitados pode ser uma das melhores formas de nos conectarmos com o local e com as suas gentes e viver uma experiência única.
Nesse sentido decidi fazer este post e falar-vos um pouco dos mercados gastronómicos europeus que já visitei e que me apaixonei.
Conteúdo do artigo
Mercato Centrale, Florença
Localizado no antigo Mercado de San Lorenzo, o Mercato Centrale foi inaugurado em 2014 para comemorar o 140º aniversário do edifício de ferro e vidro, onde está localizado. Foi projectado por Giuseppe Mengoni.
Mas na atualidade, o Mercado de San Lorenzo é o mercado de rua, que fica no exterior do edifício do Mercato Centrale, onde se vendem vários artigos, que não alimentares.
O Mercato Centrale é composto por dois andares distintos. O primeiro andar funciona como uma feira coberta, disposta em áreas distintas. Isto é, este piso é divido em áreas distintas, consoante o tipo de produto que é vendido. Aqui poderá comprar fruta, legumes, peixe, carne, massas frescas bem como flores, queijos ou presuntos.
Já no segundo andar estão as lojas onde poderá fazer a sua refeição de gastronomia “artesanal”. Aqui encontrará restaurantes à la carte, uma pizzaria, uma enoteca, um Lampretotaio, uma loja de tramezinos, uma gelataria, uma confeitaria, uma padaria, uma queijaria, uma loja de enchidos, assim como uma loja de comida natural e uma de peixe. Mas encontrará também uma escola de cozinha, uma escola de vinhos e ainda uma biblioteca e uma loja da equipa da cidade, a Fiorentina.
Leia o nosso roteiro por Florença – 4º dia
Se quer conhecer a gastronomia toscana este é o local onde deve ir. Aqui terá contato com o melhor da cozinha da toscana, entre queijos, presuntos, vinhos assim como várias outras coisas, num local que alia o tradicional, do primeiro andar, com o design e modernidade do segundo andar. Para mim este foi sem dúvida um dos mercados gastronómicos europeus que mais gostei de conhecer.
Morada | Horário |
Piazza del Mercato Centrale Via dell’Ariento 50123 Florença | Todos os dias 10h-24h |
Borough Market, Londres
O Borough Market é um mercado de rua com mais de 1000 anos de história, localizado na margem sul do Rio Tâmisa. Desde 1014 que foi sofrendo várias restruturações que o tornaram naquilo que é hoje. Foi idealizado e criado quando um grupo de antigos comerciantes locais se uniu e começou a comercializar os seus produtos.
Leia o nosso post sobre Descobrir dois Mercados de Londres
Está situado por baixo de um viaduto de comboios da era vitoriana e é administrado por uma instituição de caridade composta por voluntários.
Aqui, para além dos produtos característicos das feiras que compramos para levar para casa é ainda possível comprar diversos alimentos para consumir no local. Como por exemplo, queijos, fritos e enchidos, doces e diferentes tipos de bebidas. Há ainda diversas bancas especializadas em produtos de diversos países. Ou seja, nas cerca de 100 bancas que compõe este magnífico mercado encontrará produtos de alta qualidade prontos para serem degustados.
Morada | Horário |
8 Southwark Street Londres | Segunda a Sexta – 10h-17h Sábado 8h-17h Domingo 10h-14h |
Mercado do Bulhão, Porto
O Mercado do Bulhão é um dos locais mais emblemáticos da cidade do Porto. Foi inaugurado no dia 14 de Setembro de 1839 e o principal objectivo era concentrar no mesmo espaço todos da cidade, com excepção do Mercado da Ribeira , assim como o Mercado do Anjo. Ao longo dos anos o mercado foi sofrendo várias reestruturações e em 1914 iniciou-se a construção do atual edifício. Esse edifício, projetado por Correia da Silva, é de estilo neoclássico, inspirado na arquitetura da École des Beaux Arts. Este era um edifício bem moderno para a época mas a verdade é que com o tempo foi-se degradando e quando o visitei estava em muito más condições.
Atualmente, o Mercado foi mudado para um local temporário, de modo a serem feitas obras de requalificação, num projecto que custará cerca de 22 milhões de euros.
Veja o nosso Roteiro Gastronómico pelo Porto
Este é um mercado bem eclético onde conseguirá encontrar as típicas bancas de mercados, a vender fruta, legumes, peixe e carne, assim como flores entre outros artigos. Mas também encontrará cafetarias, restaurantes e outras lojas.
Morada | Horário |
Rua Formosa 4000-214 Porto |
Mercat de la Boqueria, Barcelona
O Mercat de la Boqueria ou Mercado de São José, é o mais famoso mercado de Barcelona. Localizado nas famosas Ramblas de Barcelona, este mercado municipal é composto por mais de 300 bancas, onde encontrará todos os tipos de produtos gastronómicos da cidade.
No mesmo local em tempos funcionou o Convento de São José, fundado em 1586. Mas com a grande afluência de população nas Ramblas e um estranho incêndio do convento, optou-se por extinguir o convento naquele local, acabando-se por transferir para lá o mercado. Ou seja, o conceito de La Boqueria iniciou-se por volta de 1200 com o surgimento de algumas bancas de vendas de carne nas feiras que decorriam nas Ramblas. Com os anos, foram aumentando o número de bancas assim como a aumentar a diversidade de produtos vendidos. Por isso, em 1840 iniciou-se a construção do mercado que tanto sucesso faz entre turistas e locais.
Venha Descobrir Barcelona em 3 dias connosco
Atualmente encontramos um mercado cheio de cor e vida, onde somos atraídos pelas bancas de frutas e sumos cheias de cor. Mas também pelas bancas com magníficas opções de tapas espanholas. Assim, não deixe de fazer uma das suas refeições lá.
Morada | Horário |
La Rambla, 91 El Raval | Segunda a Sábado 8h-20h30 |
Para mim os mercados gastronómicos são maravilhosos, adoro entrar naquele mundo colorido de vivacidade, agitação, com inúmeros aromas espalhados pelo ar e conhecer um pouco mais sobre a gastronomia do local. E vocês também gostam? Quais os mercados gastronómicos europeus ou mundiais que conhecem?
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Eu adoro visitar um mercado! Esses europeus parecem incríveis. Adorei a dica.
Gostei do seu post sobre mercados gastronomicos Europeus. Esse Mercato Centrale, Florença me lembrou o Mercado Municipal de São Paulo, onde a parte de baixo parece uma feira gigante e a parte de cima ficam os restaurantes. Eu acho os mercados uma ótima opção para comer uma comida economica mais saudável quando a gente viaja. Gente do céu o Borough Market tem 1000 anos? Que incrivel e ainda é mantido por voluntários. Com certeza quando eu for a Londres vou querer conhecer. Mercat de la Boqueria também é bem antigo!
Eu sou a louca dos mercados. Quero sempre conhecer todos dos lugares que vou (rs) Mercado gastronomico europeu é parada obrigatória para nós.
Que delícia esses mercados gastronômicos pela Europa. Vou ao Porto no próximo mês e espero conhecer o Bulhão!