Conteúdo do artigo
Depois de já vos ter deixado um Roteiro pelo Porto em 3 dias, hoje decidi falar-vos de um roteiro diferente na cidade Invicta. Ou seja, vou falar-vos de um roteiro gastronómico pelo Porto.
Roteiro Gastronómico
The Wine Box – Vinhos e Tapas
O nosso roteiro iniciou-se numa sexta-feira à noite, tendo optado por jantar no The Wine Box – Vinhos e Tapas, um local que várias pessoas já nos tinham indicado, em outras visitas que fizemos à cidade.
Ideal para os amantes do vinho e localizado na Rua dos Mercadores, o The Wine Box é um restaurante singular, ideal para um almoço de negócios ou um jantar de amigos.
O seu interior é caracterizado pelas madeiras das caixas vínicas, que forram algumas das paredes, pelo preto das ardósias e ainda pelas inúmeras garrafas de vinho, que decoram o local e o tornam num ambiente acolhedor, descontraído e único.
Tal como o nome indica, este é um espaço especializado em vinhos, mas no qual também é possível saborear deliciosas tapas e petiscos, entre eles as “patatas bravas”, os ovos “reveultos”, ou as tábuas de queijo e enchidos. Geralmente, são os funcionários que aconselham os vinhos de acordo com o que se pede para comer.
Sem dúvida um local a repetir.
Dica de alojamento no Porto: Belmont6 Apartments
The Traveller Caffé
No dia seguinte decidimos ir tomar o pequeno-almoço ao The Traveller Caffé, uma coffee house and Juice Bar, mesmo ao lado do Coliseu. Este é um espaço bastante cosmopolita, que alia o rústico e o moderno, ideal para um belo pequeno-almoço ou lanche. Aqui temos a sensação de viajar pelos quatro cantos do mundo, que nos é transmitida quer pelos posters espalhados pelo espaço, pela montra coberta de frases que incentivam a viajar, quer pelas sugestões gastronómicas que nos são sugeridas.
É ainda possível encontrar Hot-dogs nova-iorquinos, bretzel de chocolate, muffins com iogurte grego, smothies artesanais ou biscoitos ingleses.
Talvez de todos os locais que visitei neste roteiro gastronómico pelo Porto, este foi aquele que menos me entusiasmou.
Veja o nosso Tour pelo Porto com a Living Tours
Bolhão Wine House
Seguimos depois em direção ao Mercado do Bolhão, um dos elementos mais importantes e emblemáticos da cidade do Porto. Contudo, este local está bem diferente do que foi em tempos, sendo actualmente um edifício a necessitar de grandes alterações.
No Mercado decidimos fazer uma paragem na Bolhão Wine House. Fundada em 2013, é uma garrafeira, situada no Mercado do Bolhão, no lugar de uma antiga loja de flores. Aqui é possível degustar um bom vinho e um belo petisco português, enquanto se aprecia a azáfama que se vive neste belo Mercado. A maior parte dos produtos que servem no local provém de outros vendedores do mercado e caso o cliente compre um produto numa outra banca do mercado e que eles não tenham na sua carta, é permitido que o cliente o consuma lá, mostrando assim, o verdadeiro sentido de comunidade.
Aqui é também possível encontrar vários artigos de produtores independentes. Um local que aconselho, a quem gostar de um bom vinho do Porto. Pareceu-me ser um local mais frequentado por turistas estrangeiros, pelo menos eramos nós os únicos portugueses.
Tasquinha do Caco
Depois de passearmos um bocado fomos até à Tasquinha do Caco, localizada no Jardim de São Lázaro. É uma hamburgueria bem acolhedora, onde se tem uma experiência gastronómica bastante agradável. Aqui são servidos hambúrgueres artesanais, com carne 100% de novilho, que pode ser servido em bolo do caco, pão escandinavo, de alfarroba ou sem glúten ou ainda em pão típico de hambúrguer. Já as batatas fritas de acompanhamento podem ser chips de batata doce, batata normal ou ainda batata noisette.
Mas nem só de hambúrgueres é feita a ementa, havendo ainda à disposição moelas, alheiras, pimentos padrón, queijo camembert no forno, entre outros.
Majestic Café
De barriga cheia decidimos ir beber café a um dos mais emblemáticos estabelecimentos da cidade do Porto, o Majestic Café.
Localizado na Rua de Santa Catarina, o Majestic Café é um café histórico, com elevada importância cultural para a sociedade portuguesa.
Inaugurado em Dezembro de 1921, este luxuoso café, da autoria do arquiteto João Queiroz, depressa se tornou palco de várias tertúlias políticas, sociais e filosóficas. Aqui era possível ver várias personalidades intelectuais da cidade, como José Régio, Teixeira de Pascoaes assim como vários alunos e professores da Escola de Belas Artes do Porto, como Júlio Resende.
Os anos passaram mas a verdade é que o Café Majestic, continua a ser um dos mais belos exemplares de Arte Nova da cidade do Porto, tendo sido considerado em 2011, o sexto café mais bonito do mundo.
Com clientes dos vários cantos do mundo, este é um dos locais de paragem obrigatória para quem visita a cidade do Porto, quer seja um simples turista ou uma personalidade famosa nacional ou internacional.
Leia também Cafés Históricos em Portugal
Chocolataria das Flores
Percorremos depois as belíssimas ruas da cidade, desbravando cada recanto e maravilhando-nos com tudo o que o Porto tem para oferecer. Depressa chegou a hora do lanche e a Chocolataria das Flores foi a nossa opção. Este é um belo espaço, acolhedor, com uma decoração contemporânea e minimalista, onde predominam os tons branco e preto.
Este é o espaço ideal para quem pretende uma bela sobremesa, algo visível nas suas vitrines, onde se alinham diversas iguarias de chocolate, que nos deixam com água na boca. Aqui são confecionados chocolates e biscoitos de forma artesanal, assim como bolos caseiros, brownies ou queques, com magníficos recheios de framboesa, caramelo, noz, lima, ou até alfazema, podendo ser acompanhado por um chá, um café ou por uma bela limonada.
Sem dúvida um espaço a repetir, para experimentar mais uns quantos doces maravilhosos de chocolate.
Chocolataria das Flores |
Forno Velho
Passeamos mais um pouco e depressa chegou a hora de jantar. Decidimo-nos por um restaurante que já conhecíamos, bem no centro histórico da cidade, o Forno Velho, localizado na Hotel Carrís da Ribeira. É um local sóbrio, que preserva as marcas medievais do espaço, algo que se mantém no hotel inteiro. Aqui encontramos uma cozinha que tem por base a tradição portuguesa, mas apresentada com um toque de modernidade e umas nuances da gastronomia galega.
E termina com chave de ouro o nosso roteiro gastronómico pelo Porto, um farol gastronómico na Europa. Esta cidade que mantém, na sua gastronomia, os sabores e as tradições culinárias de séculos, mas sempre numa constante descoberta de novos paladares.
Veja aqui as nossas melhores opções de hotéis no Porto
Caso queira saber um pouco mais sobre a gastronomia portuense não deixe de visitar o blog Cinco Cantos e de ler o seu post Pratos e Comidas típicas do Porto onde a Ingrid vos fala um pouco da história de alguns dos pratos mais tradicionais da cidade.
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
8 thoughts on “Roteiro Gastronómico pelo Porto”