Atracções Aveiro Castelo Branco Destinos Dicas Europa Guarda Lisboa Portugal

O Natal no Centro de Portugal

Vila Natal

O Centro de Portugal é uma zona do país cheia de tradições e costumes, logo no Natal não pode ser diferente. Existem inúmeras tradições que se repetem ao longo do país mas existem outras tradições características da zona Centro de Portugal. Assim, venha connosco descobrir o Natal no Centro de Portugal e todos os eventos que farão esta quadra ainda mais especial.

Penamacor Vila Madeiro, Penamacor

Penamacor, localizada no distrito de Castelo Branco, é conhecida por ser o local onde se acende o maior madeiro de Portugal. O Madeiro nada mais é do que uma grande fogueira, localizada no adro da igreja, que é acesa na noite de Natal. Todos os anos, com o início da quadra natalícia, os jovens na casa dos 20 anos juntam-se para cortar e transportar os troncos que irão atear a fogueira, acesa ao cair da noite de 24 e se mantém acesa por vários dias.

Natal no Centro de Portugal
Desfile de tratores no Vila Madeiro – Fonte: Penamacor Vila Madeiro

Mais do que um evento, esta é uma tradição que pretende fomentar o convívio entre as várias gerações da população de Penamacor. O Penamacor Vila Madeira prolonga-se de 7 a 25 de Dezembro e além da tradição do madeiro, junta-se a iluminação natalícia, tendas, tasquinhas e dezenas de pinheiros, que pretendem decorar cada espaço da Vila Madeiro.

Sabugal Presépio, Sabugal

O Sabugal, localizado no distrito da Guarda, é conhecido por ter o maior presépio natural de Portugal. Este evento é uma das marcas identitárias do concelho e a sua construção é feita com recurso a materiais naturais, como troncos de castanheiro, hera e musgos. O presépio recria diversas cenas bíblicas relacionadas com o nascimento de Cristo.

Sabugal Presépio
Sabugal Presépio – Fonte: Câmara Municipal do Sabugal


Além do Presépio Natural, várias são as atividades para toda a família: atelier infantil, pista de gelo, passeio de burro ou charrete, animação itinerante, momentos musicais e muita alegria além de passeios de burro e de charrete.

Aldeia de Cabeça, Seia

Cabeça, uma pequena aldeia de Seia, é conhecida como a Aldeia Natal. Este é um evento organizado pelos cerca de 100 habitantes da aldeia, que inspirados pelos valores da quadra natalícia abrem as portam das suas casas aos visitantes. Todos os enfeites utilizados são concebidos à mão e feitos pelos moradores, com materiais retirados da natureza, como giestas, vides, folhas de feto ou até lã das ovelhas bordaleiras, transformando esta na aldeia mais peculiar e sustentável aldeia de Natal.

Natal no Centro de Portugal
Aldeia de Cabeça – Fonte: Câmara Municipal de Seia

Durante as festividades os habitantes da aldeia abrem as portas das suas casas para dar vida ao Mercado de Natal e às tasquinhas. E ao entardecer, prepare-se para a magia acontecer, quando as milhares de luzes led se acendem e iluminam as ruelas e casas de xisto, juntando ainda os tradicionais grupos musicais e coros infantis.

Águeda é Natal, Águeda

Águeda, localizada no distrito de Aveiro, é palco de um dos eventos mais aguardados no Natal do Centro de Portugal, o “Águeda é Natal”. Durante a quadra natalícia a cidade torna-se um palco gigante de luz e sonhos, onde encontrará o maior e menos Pai Natal do Mundo assim como vários espaços e iluminações natalícias. Ou seja, neste evento, encontrará o Maior Pai Natal do Mundo, com cerca de 21 metros de altura, iniciativa que lhe valeu a entrada no Guinness Worlds Records mas também o Mais Pequeno Pai Natal do Mundo, uma pequena nano-escultura, que poderá ser vista através de um microscópio.

Águeda é Natal
Águeda é Natal – Fonte: Câmara Municipal de Águeda

Além de tudo isso poderá ainda encontrar os famosos guarda-chuvas que decoram as ruas da cidade, o famoso Mercadinho de Natal assim como várias iniciativas culturais e desportivas.

Vila Presépio, Alenquer

Alenquer, localizada no distrito de Lisboa, é conhecida como a Vila Presépio de Portugal. Esta vila possui todo um conjunto de características que a tornam especial e única. A sua disposição geográfica, o facto de Alenquer ter acolhido o primeiro convento franciscano de Portugal assim como de ter sido naquela vila que foi encontrado o primeiro registo de um presépio, em 1569.

Vila Presépio
Vila Presépio – Fonte: Câmara Municipal de Alenquer

A tradição remonta ao ano de 1968, quando se deu a construção do primeiro Presépio Monumental, na encosta da vila. Durante o mês de Dezembro, a Vila de Alenquer enche-se de cor, com pista de gelo, circo, comboio de Natal assim como várias visitas do Pai Natal.

Natal no Descobrir Viajando

Outros artigos de Natal

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

3 thoughts on “O Natal no Centro de Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.