Coimbra Destinos Dicas Europa Onde Comer Portugal

Onde comer em Coimbra: restaurantes a não perder

Coimbra destaca-se pela sua magnífica gastronomia, que encanta todos que por aqui passam. Exemplo disso é a distinção que receberam como Região Europeia da Gastronomia em 2021, atribuída pelo Instituto Internacional da Gastronomia, Cultura Arte e Turismo. O mote para a distinção foi A Million Food Storie. E de facto ao viajarmos pela gastronomia da região de Coimbra, percebemos as histórias das terras e das suas gentes, assim como a sua diversidade e autenticidade.

Leia também Gastronomia do Mundo…Coimbra

Assim decidimos fazer esta lista de restaurante onde comer em Coimbra e arredores. A nossa lista é bem eclética, havendo opções para todos os gostos.

Arcadas Restaurante

O Arcadas Restaurante é o restaurante do hotel Quinta das Lágrimas, tendo sido considerado um dos 500 melhores restaurantes do mundo pela Le Liste. Este é um restaurante, localizado num antigo palácio e que foi inaugurado em 1995. Aqui é reinventada a cozinha tradicional portuguesa, onde são utilizados os produtos tradicionais da região, assim como alguns produtos criados nas próprias instalações. Como por exemplo, as ervas aromáticas do seu Jardim de cheiros ou os limões, laranjas e abacates do pomar.

Onde comer em Coimbra
Arcadas Restaurante (Fonte: Quinta das Lágrimas )

A ementa do Arcadas vai sendo alterada ao longo do ano, geralmente mudando a cada estação. Outra coisa que se destaca no Arcadas é a sua garrafeira, que engloba mais de 500 referências de vinhos, nacionais e internacionais.

Morada: Rua António Augusto Gonçalves, 3041-901 Coimbra
Telefone: +351239802380
Dia de encerramento: Todos os dias ao almoço
Tipo de comida: fusion, europeia, asiática, portuguesa

Antes ou depois da sua refeição não deixe de passear pelos magníficos jardins da Quinta das Lágrimas e deixe-se encantar por este espaço onde o príncipe Dom Pedro se apaixonou por Dona Inês.

Zé Manel dos Ossos

O Zé Manel dos Ossos é uma daquelas tascas típicas com poucas mesas, localizados numa das ruelas da baixa de Coimbra. Apesar de bem pequeno é um dos restaurantes mais famosos de Coimbra, com a sua comida rústica.

Ao visitar o local tem que ir com a mente aberta, pois tudo à primeira vista parece que vai correr mal. Desde o ambiente escuro, aparentemente pouco cuidado, sem grande espaço, carta escrita à mão, até à comida com apresentação duvidosa. Mas dê uma chance ao local e verá que não se arrependerá.

Uma das particularidades deste restaurante é a sua decoração, onde as paredes estão repletas de pedaços de toalhas de mesa de papel, com mensagens escritas pelos clientes.

Curiosidades sobre Coimbra

E tal como o nome indica o prato mais famoso da casa são os Ossos. Mas existem outras especialidades bem populares entre os frequentadores do local, nomeadamente a feijoada de Javali. E que tal terminar a refeição com uma sobremesa chamada “Vomitado”? Tenho a certeza que se vai deliciar com este doce de ovos e amêndoas. É absolutamente delicioso.

Morada: Beco do Forno nº10, 3000-192 Coimbra
Telefone: +35123982379
Dia de encerramento: Sábado à noite e Domingo todo o dia
Tipo de comida: tradicional portuguesa

Tapas nas Costas

O Tapa nas Costas, tal como o nome indica é um restaurante especializado em Tapas e petiscos. Localiza-se numa das áreas mais emblemáticas e boémias da cidade de Coimbra, além de o próprio restaurante estar integrado em partes da antiga muralha da cidade.

Onde comer em Coimbra
Tapas nas Costas

Se é apreciador de boa tapas este é sem dúvida o local a visitar. Inovador, moderno, requintado, com óptima comida e um ambiente bem intimista.

Morada: Rua Quebra-Costas nº19, 3000-340 Coimbra
Telefone: +351239157425
Dia de encerramento: Segunda-Feira
Tipo de comida: Tapas portuguesas e internacionais

Leia também Coimbra, cidade dos estudantes

Dux Taberna Urbana

O Dux Taberna Urbana é um belo restaurante de petiscos e vinhos com inspiração universitária, localizado na baixa de Coimbra. Este é um local bem decorado, com um ambiente minimalista e bem descontraído, onde são servidos óptimos petiscos, para se deliciar enquanto bebe um bom copo de vinho.

Onde comer em Coimbra
Dux Taberna Urbana

De entre os inúmeros petiscos que pode pedir há uns que se destacam. Como por exemplo, as gambas fritas ao alho, os cogumelos com linguiça e ovos ou ainda os cornetos de maça, moscatel e foie-gras. Destaque ainda para a magnífica carta de vinhos que possuem.

Morada: Rua Dr. Martins de Carvalho
Telefone: +351239441638
Dia de encerramento: Não encerra
Tipo de comida: Portuguesa

O Açude

O Açude é um restaurante cervejaria com uma ampla oferta, localizado próximo à ponte que lhe deu nome, a Ponte do Açude. É um dos restaurantes mais conhecidos e na moda da cidade de Coimbra,algo que facilmente se percebe quando se visita o local. Pois para além de uma decoração moderna e apelativa os seus pratos são visualmente muito bonitos e bem saborosos.

Ou seja, espere encontrar uma cozinha de bom nível, contemporânea harmonizada com uma carta de vinhos bem digna. De entre os seus pratos, destacamos a vieira caramelizada com caviar de arenque e espuma de ervilhas, a espetada de bacalhau e o banoffee.

Morada: Avenida da Guarda Inglesa nº63,
Telefone:
Dia de encerramento:
Tipo de comida:

Se7e Restaurante

O Se7e Restaurante, inaugurado em 2017, localiza-se na baixa da cidade, bem ao lado de um dos mais emblemáticos cafés de Coimbra, o Café Santa Cruz. Este espaço pretende proporcionar a quem o visita uma experiência gastronómica única e inesquecível.

Veja a nossa opinião sobre o Se7e Restaurante

Este é um local idealizado por três grandes nomes da área da restauração e hotelaria da região de Coimbra, Dionísio Ferreira, Paulo Pechorro e ainda Pedro Patusco, que desejam dar aos seus clientes a oportunidade de experimentar os sabores genuínos da gastronomia portuguesa, com um toque de requinte e modernismo, que não é possível ver em qualquer lugar.

Onde comer em Coimbra
Bacalhau com crosta de salsa do Se7e Restaurante

Todos os pratos, a cargo do Chef Dionísio e do Chef Pedro, são acompanhados por uma magnífica selecção de vinhos escolhida pelo escanção Paulo Pechorro.

Morada: Rua Dr. Martins de Carvalho, nº10 3000-274 Coimbra
Telefone: 239060065
Dia de encerramento: Terça-feira
Tipo de comida: Internacional, Mediterrânea, Europeia, Portuguesa

Q.B. Restobar

O Q.B. Restobar é um restaurante, na Lousã, conhecido pelos seus magníficos hamburgueres artesanais. Mas nem só hamburgueres poderá comer, neste que é um dos mais locais favoritos para almoçar. Aqui encontrará os mais variados petiscos, massas, saladas assim como as cervejas artesanais e os magníficos sumos naturais, que mudam diariamente.

O que mais se destaca no Q.B. Restobar é a sua decoração cheia de mensagens escritas em ardósias e espalhadas pelas paredes assim como os seus magníficos hambúrgueres.

Morada: Rua Dr. Francisco Viana, nº 29 3200-241 Lousã
Telefone: 239151281
Dia de encerramento: Domingo
Tipo de comida: Hamburguers

O Burgo

O Restaurante O Burgo, abriu portas à três décadas. Destaca-se pela sua paradisíaca localização, a caminho da Ermida da Nossa Senhora da Piedade, junto às Piscinas Naturais da Serra da Lousã. Possui uma decoração rústica e aconchegante, onde se destacam objectos tradicionais, que remetem, na maioria à caça. Algo perfeitamente natural, uma vez que são os pratos de caça um dos fortes da casa.

Na ementa encontrará o famoso Cozido do Talasnal, que é servido na broa, os sarriscos da matança, o cabrito no alguidar, o javali com castanhas assim como o veado com tortulhos. Caso seja daquelas pessoas que goste de experimentar de tudo um pouco, terá a hipótese de o fazer, através de um menú próprio denominado rapsódia e que engloba as famosas entradas regionais, 6 pratos regionais e 6 sobremesas. Mas caso não seja fã de carne de caça terá também outras opções na ementa.

Morada: Nª Sra. da Piedade, Castelo da Lousa, 3200-000 Lousã
Telefone: 239991162
Dia de encerramento: Segunda-feira
Tipo de comida: Tradicional Portuguesa

A Estrela da Mó

O Restaurante “A Estrela da Mó”, localizado em São Miguel de Poiares, é já uma referência gastronómica na região centro do país. Aqui tentam aliar o sabor tradicional da comida da região e a beleza de uma cozinha mais requintada.

Restaurante "A Estrela da Mó"
Restaurante “A Estrela da Mó”

A Estrela da Mó é um restaurante que se destaca pelo seu atendimento personalizado, onde é dada primazia a um serviço de proximidade com o cliente e onde encontramos uma variedade incrível de pratos que vão desde o mais tradicional, como a famosa Chanfana, o Frango à Armandito, o Arroz de Cabidela, o Bacalhau na broa até a pratos mais requintados, aquando de datas especiais ou a pedido dos clientes.

Veja a nossa opinião sobre o Restaurante “A Estrela da Mó”

Morada: Estrada Nacional 17, 3350-211 São Miguel de Poiares
Telefone: 239428374
Dia de encerramento: Segunda-feira à noite e Terça-feira o dia todo
Tipo de comida: Mediterrânea, Europeia, Portuguesa

Como vê fizemos uma escolha bem eclética de onde comer em Coimbra, tendo escolhido diferentes tipos de restaurantes. Apesar de diferentes todos eles se destacam pela sua magnífica cozinha.

Outros locais onde comer à volta do Mundo

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

13 thoughts on “Onde comer em Coimbra: restaurantes a não perder
  1. O que eu mais adoro em Portugal é a criatividade para os nomes KKKKKKKK “Tapas nas costas”. Modéstia parte, com certeza é um dos melhores lugares do mundo para comer! E claro, Coimbra não podia ficar de fora, adorei as sugestões

  2. Amei conhecer a cidade de Coimbra em Portugal, que pena que não li o seu post antes. Quando estive por lá, fiquei procurando onde comer, mas, agora já sei que tenho dicas valiosas e diversas quanto retornar a Coimbra, obrigada por isso. Além disso, me diverti com os nomes dos bares/restaurantes.

  3. Ainda não conheço, mas certamente quando conhecer vou precisar saber onde comer em Coimbra. Fiquei Babando no QB Restobar e o Burgo me deixou bem interessada, o Zé mané dos Ossos fiquei curiosa, haahhaha

  4. Ah, que vontade de conhecer Coimbra e Portugal inteiro! Que delícia essa lista do restaurantes, amei descobrir onde comer e Coimbra. Anotei todas as dicas para a minha viagem à Portugal!

  5. Já estive me Portugal duas vezes, mas infelizmente Coimbra não esteve nos meus roteiros no país. Mas é uma cidade que me chama muito a atenção e quero muito conhecer, ainda mais com suas dicas de onde comer em Coimbra, que tentação, rsrs.

  6. Confesso que li salivando cada um dos restaurantes da sua lista! Acho que terei que fazer um tour gastronômico e visitar cada um deles o mais breve possível!
    Quando fui a Coimbra visitei apenas um dessa lista que também foi indicação de uma amiga e se tivesse visto seu post antes teria tido outras opções!
    Amei e parabéns pelo conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.