Coimbra Destinos Europa Portugal

Curiosidades sobre Coimbra

Motivos para visitar Portugal

Coimbra, conhecida como a cidade dos estudantes é banhada pelas calmas águas do Mondego, que funcionam como um espelho que reflecte a imagem desta fantástica cidade. Coimbra caracteriza-se por uma mística muito própria, resultante de um passado rico em acontecimentos relevantes, que a tornaram no centro cultural e intelectual de Portugal, inspirando a obra de poetas e escritores aclamados.

Leia também Coimbra, cidade dos estudantes

Quando viajamos para um local, seja ele qual for, devemos saber um pouco mais sobre o sítio em questão e não apenas os pontos turísticos a visitar ou os melhores locais onde comer. Assim, decidi falar sobre algumas curiosidades bem interessantes da cidade de Coimbra.

Coimbra é a capital oficial de Portugal

Coimbra é a capital oficial de Portugal. Foi nomeada capital em 1135 onde permaneceu até 1255. Mas, em 1255, com o crescimento de Lisboa, o Rei Dom Afonso III decidiu mudar a corte para essa cidade. E apesar de Lisboa se ter então tornado capital de Portugal, pois a corte passou a viver lá, a verdade é que nunca Dom Afonso III ou qualquer outro rei assinou um documento que oficializasse Lisboa como capital de Portugal.

Assim, Coimbra continua a ser a capital oficial de Portugal.

Leia também Miradouros de Lisboa: melhores paisagens da cidade

O primeiro Rei de Portugal está sepultado em Coimbra

D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, faleceu e foi sepultado em Coimbra. O primeiro rei de Portugal faleceu no dia 6 de Dezembro de 1185, em sua casa em Coimbra.

Este encontra-se sepultado na Igreja de Santa Cruz, num belo túmulo do séc. XVI, colocado bem em frente ao túmulo do seu filho D. Sancho I.

Curiosidades sobre Coimbra - Claustro da Manga
Claustro da Manga do Mosteiro de Santa Cruz (Imagem de Julian Hacker por Pixabay)

Santo António estudou em Coimbra

O Santo António, o mais conhecido de todos os santos, estudou na cidade de Coimbra. Fernando de Bulhões, seu nome de batismo, apesar de ter nascido em Lisboa decidiu a determinada altura ir estudar para Coimbra, que se tinha tornado o principal centro intelectual de Portugal. Assim, Fernando decidiu conciliar o aprofundamento do estudo da Bíblia e dos textos dos padres da Igrejas com o afastamento das distrações profanas a que estava sujeito em Lisboa. Inicialmente foi para o Mosteiro de Santa Cruz estudar e posteriormente para a Igreja Santo António dos Olivais. Foi na altura que se juntou a outros franciscanos no Eremitério dos Olivais, que mudou o seu nome para António, sob a invocação de Santo António do Deserto e decide iniciar a sua missão em busca do martírio.

Uma das mais antigas Universidades do Mundo

Coimbra possui a Universidade mais antiga e mais bonita de Portugal. A Universidade, fundada em 1290, é também uma das mais antigas do mundo. Inicialmente a Universidade foi instalada no Largo do Carmo, em Lisboa, mas em 1308 foi transferida para o Paço Real da Alcaçova, em Coimbra. E ao longo de alguns séculos foi alternando entre Lisboa e Coimbra, até 1537, quando mudou definitivamente para Coimbra, a mando do Rei D. João III. E sete anos mais tarde, todas as faculdades foram instaladas no Paço Real da Alcaçova, hoje conhecido como o Paço das Escolas.

Foi classificada como Património Mundial, pela UNESCO, em 2013.

curiosidade sobre Coimbra - Universidade de Coimbra
Paço das Escolas – ( Imagem de falco por Pixabay)

Morcegos guardiões da biblioteca joanina

A Biblioteca Joanina, integrada na Universidade de Coimbra, possui um acervo de mais de 200 mil exemplares, onde estão incluídas algumas coleções raras do séc. XVI, XVII e XVIII. Esta biblioteca barroca é uma das mais belas do mundo.

Uma das curiosidade mais espetaculares deste local é que quando chega a noite uma colónia de morcegos “invade” a biblioteca e anda livremente naquele espaço. Os morcegos acabam por ter a função de proteger o acervo, pois mantêm afastados os famosos “bibliófagos”, alimentando-se destes insetos, o que acaba por impedir que estes destruam os livros.

Tendo em conta que os morcegos não controlam as suas necessidades fisiológicas, quando a biblioteca fecha, as mesas lá existentes são tapadas para que deste modo não se sujem e se estraguem, com os possíveis dejetos destes animais.

Prisão Académica

Em tempos, em dois antigos aposentos existentes sob a Sala dos Capelos, funcionava uma prisão académica, cabendo ao Reitor da Universidade o papel de Juiz. A Universidade possuía os seus próprios estatutos e código de conduta, a que todos os estudantes deviam obedecer. Assim, caso algum estudante infringisse as regras era punido com 1 ou 2 dias de prisão. Aquando a reforma pombalina dos estudos e do palácio escolar, a prisão académica transferiu-se para os pisos inferiores da Biblioteca Joanina, em locais construídos para o efeito.

Atualmente, é possível visitar a prisão, a única prisão medieval de Portugal, localizada no piso inferior da Biblioteca Joanina.

O que acharam destas curiosidades sobre Coimbra ? Já sabiam de alguma delas?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Coimbra, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. A WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

8 thoughts on “Curiosidades sobre Coimbra
  1. Que post delicioso. Adorei conhecer as curiosidades sobre Coimbra. Não sabia que o primeiro Rei de Portugal está sepultado lá, tampouco que os Morcegos eram guardiões da biblioteca joanina, comendo os insetos destruidores acervos. Adorei. Rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.