Coimbra, conhecida como a cidade dos estudantes é banhada pelas calmas águas do Mondego, que funcionam como um espelho que reflecte a imagem desta fantástica cidade. Coimbra caracteriza-se por uma mística muito própria, resultante de um passado rico em acontecimentos relevantes, que a tornaram no centro cultural e intelectual de Portugal, inspirando a obra de poetas e escritores aclamados.
Quando viajamos para um local, seja ele qual for, devemos saber um pouco mais sobre o sítio em questão e não apenas os pontos turísticos a visitar ou os melhores locais onde comer. Assim, decidi falar sobre algumas curiosidades bem interessantes da cidade de Coimbra.
Conteúdo do artigo
Coimbra é a capital oficial de Portugal
Coimbra é a capital oficial de Portugal. Foi nomeada capital em 1135 onde permaneceu até 1255. Mas, em 1255, com o crescimento de Lisboa, o Rei Dom Afonso III decidiu mudar a corte para essa cidade. E apesar de Lisboa se ter então tornado capital de Portugal, pois a corte passou a viver lá, a verdade é que nunca Dom Afonso III ou qualquer outro rei assinou um documento que oficializasse Lisboa como capital de Portugal.
Assim, Coimbra continua a ser a capital oficial de Portugal.
O primeiro Rei de Portugal está sepultado em Coimbra
D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, faleceu e foi sepultado em Coimbra. O primeiro rei de Portugal faleceu no dia 6 de Dezembro de 1185, em sua casa em Coimbra.
Este encontra-se sepultado na Igreja de Santa Cruz, num belo túmulo do séc. XVI, colocado bem em frente ao túmulo do seu filho D. Sancho I.
Santo António estudou em Coimbra
O Santo António, o mais conhecido de todos os santos, estudou na cidade de Coimbra. Fernando de Bulhões, seu nome de batismo, apesar de ter nascido em Lisboa decidiu a determinada altura ir estudar para Coimbra, que se tinha tornado o principal centro intelectual de Portugal. Assim, Fernando decidiu conciliar o aprofundamento do estudo da Bíblia e dos textos dos padres da Igrejas com o afastamento das distrações profanas a que estava sujeito em Lisboa. Inicialmente foi para o Mosteiro de Santa Cruz estudar e posteriormente para a Igreja Santo António dos Olivais. Foi na altura que se juntou a outros franciscanos no Eremitério dos Olivais, que mudou o seu nome para António, sob a invocação de Santo António do Deserto e decide iniciar a sua missão em busca do martírio.
Uma das mais antigas Universidades do Mundo
Coimbra possui a Universidade mais antiga e mais bonita de Portugal. A Universidade, fundada em 1290, é também uma das mais antigas do mundo. Inicialmente a Universidade foi instalada no Largo do Carmo, em Lisboa, mas em 1308 foi transferida para o Paço Real da Alcaçova, em Coimbra. E ao longo de alguns séculos foi alternando entre Lisboa e Coimbra, até 1537, quando mudou definitivamente para Coimbra, a mando do Rei D. João III. E sete anos mais tarde, todas as faculdades foram instaladas no Paço Real da Alcaçova, hoje conhecido como o Paço das Escolas.
Foi classificada como Património Mundial, pela UNESCO, em 2013.
Morcegos guardiões da biblioteca joanina
A Biblioteca Joanina, integrada na Universidade de Coimbra, possui um acervo de mais de 200 mil exemplares, onde estão incluídas algumas coleções raras do séc. XVI, XVII e XVIII. Esta biblioteca barroca é uma das mais belas do mundo.
Uma das curiosidade mais espetaculares deste local é que quando chega a noite uma colónia de morcegos “invade” a biblioteca e anda livremente naquele espaço. Os morcegos acabam por ter a função de proteger o acervo, pois mantêm afastados os famosos “bibliófagos”, alimentando-se destes insetos, o que acaba por impedir que estes destruam os livros.
Tendo em conta que os morcegos não controlam as suas necessidades fisiológicas, quando a biblioteca fecha, as mesas lá existentes são tapadas para que deste modo não se sujem e se estraguem, com os possíveis dejetos destes animais.
Prisão Académica
Em tempos, em dois antigos aposentos existentes sob a Sala dos Capelos, funcionava uma prisão académica, cabendo ao Reitor da Universidade o papel de Juiz. A Universidade possuía os seus próprios estatutos e código de conduta, a que todos os estudantes deviam obedecer. Assim, caso algum estudante infringisse as regras era punido com 1 ou 2 dias de prisão. Aquando a reforma pombalina dos estudos e do palácio escolar, a prisão académica transferiu-se para os pisos inferiores da Biblioteca Joanina, em locais construídos para o efeito.
Atualmente, é possível visitar a prisão, a única prisão medieval de Portugal, localizada no piso inferior da Biblioteca Joanina.
O que acharam destas curiosidades sobre Coimbra ? Já sabiam de alguma delas?
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Coimbra deve ser uma maravilha. Me arrependo de não ter ido lá na minha primeira viagem a Portugal. Mas certamente irei da próxima vez.
Quanta riqueza numa só cidade… Adorei saber dessas curiosidades, fatos que quase ninguém sabe… Muito legal. Adorei seu post.
Grande abraço.
Que post delicioso. Adorei conhecer as curiosidades sobre Coimbra. Não sabia que o primeiro Rei de Portugal está sepultado lá, tampouco que os Morcegos eram guardiões da biblioteca joanina, comendo os insetos destruidores acervos. Adorei. Rsrs
Adorei relembrar essas curiosidades sobre Coimbra. Gostei muito da cidade quando a visitei!
Eu amo Coimbra e amo saber as curiosidades dos lugares! Portugal é cheio de histórias, saudades de passear por lá
Estive em Coimbra em 2019 e me apaixonei. Que cidade linda e repleta de história né? Adorei saber mais curiosidades de lá com seu post.
Gente! Só sabia a Universidade. Adorei conhecer essas curiosidades de Coimbra.
Ótimo post! Adorei saber essas Curiosidades sobre Coimbra. Tá aí um destino que sou doida pra conhecer.