Atracções Destinos Europa Itália

Piazza Navona, a bela praça barroca de Roma

Piazza Navona

A Piazza Navona conhecida por ser a mais bela e elegante praça barroca da cidade de Roma, é também a mais divertida e agitada praça desta cidade italiana. Como tal decidimos hoje dar-vos a conhecer um pouco desta maravilhosa praça.

A história da Piazza Navona

A Piazza Navona foi construída no local do antigo Estádio de Domiciano, edificado pelo Imperador Domiciano, mantendo parte da sua forma. Gian Lorenzo Bernini ficou encarregue da construção desta bela praça, a pedido da família Pamphili.

Roma
Piazza Navona

O que ver na Piazza Navona

A Piazza Navona está repleta de atrações que a tornam uma das praças mais movimentadas de Roma. Mas sem dúvida que as maiores atrações desta praça são as três fontes construídas a mando de Gregorio XIII Boncompagni.

A Fontana del Moro

A Fonte do Mouro mostra uma bela estátua de um Mouro lutando com um golfinho, cercado por quatro tritões. Inicialmente projetada por Giacomo della Porta, em 1575, mas terminada por outros artistas que tiveram por base os desenhos de Giacomo e esculpiram grande parte das esculturas que compõem a fonte. Mais tarde, em 1653, acrescentou-se a estátua do mouro, desenhada por Gian Lorenzo Bernini e esculpida por Giannantonio Mari. Contudo, as estátuas originais foram transferidas para a Galleria Borghese e substituídas por cópias.

Fontana del Moro
Fontana del Moro com Museu de Roma ao fundo

As mais bonitas e famosas Fontes de Roma

O Palazzo Baschi

O Palácio Baschi é um belo palácio neoclássico, localizado entre a Piazza Navona e o Corso Vittorio Emanuele II. O edifício terá sido projetado por Cosimo Morelli a mando de Luigi Braschi Onesti, sobrinho do Papa Pio VI, no local do antigo Palácio Orsini. Acredita-se que este belo exemplar do século XVIII foi construído graças a privilégios que o Papa concedeu ao seu sobrinho, demonstrando o nepotismo papal. Aquando da Revolução Francesa e consequente morte do Papa, o seu sobrinho começou a ter problemas financeiros e mais tarde os seus herdeiros acabaram por se desfazer do edifício. Assim, este acabou por passar para as mãos do estado italiano. Este belo exemplar abriga na atualidade o Museu de Roma, onde é possível conhecer a história da cidade desde a Idade Média até ao século XIX.

A Fontana del Nettuno

A Fonte de Netuno também foi projetada por Giacomo della Porta, em 1574. Contudo, esta manteve-se abandonada e só em 1878 Bernini a finalizou. Este venceu o concurso que tinha como finalidade harmonizar o monumento com a construção de mais uma fonte. Esta bela fonte mostra o Deus Netuno, com o seu tridente, junto às calmas Nereidas, lutando com as criaturas marinhas, enquanto os cavalos parecem sair da bacia de água.

Piazza Navona
Fonte de Neptuno na Piazza Navona

A Fontana dei Quattro Fiumi

A Fonte dos Quatro Rios é uma das mais belas e criativas fontes de Bernini. Esta é composta por uma barreira de pedra, que forma uma gruta e simboliza a terra e onde é possível ver um leão e outros animais fictícios assim como um grande obelisco, que representa o céu. À volta da gruta é possível ver 4 estátuas, que representam os 4 rios: o Ganges, o Nilo, o Prata e o Danúbio, simbolizando os 4 continentes. Uma das curiosidades da Fonte dos Quatro Rios é que esta foi construída graças ao dinheiro recolhido com os impostos sobre o pão e outros produtos alimentares.

Fonte dos 4 Rios
Pormenor da Fonte dos 4 Rios

Venha Descobrir Roma de Bernini

O Palácio Pamphili

O Palácio Pamphili é um belo palácio barroco, construído entre 1644 e 1650. Girolamo Rainaldi foi o arquiteto escolhido pela família Pamphili para fazer a obra que mais tarde seria a sua residência. Além do edifício magnífico a sua decoração também o é, possuindo algumas obras dos artistas italianos mais famosos. Desde de 1920 tornou-se a sede da embaixada do Brasil na Itália.

Palácio Pamphili
Palácio Pamphili

A Igreja S. Agnese in Agone

A Igreja de Santa Inês é uma igreja barroca, construída no século XVII. O projeto inicial deste belo templo é de Carlo Rainaldi que posteriormente foi terminado por Francesco Borromini. Esta igreja foi edificada no local onde Santa Inês, a quem é dedicada, foi martirizada. Segunda se sabe Inês foi executada durante o Império de Diocleciano após ter rejeitado o filho do perfeito de Roma. E tal como a maior parte das igrejas de Roma esta é uma autêntica obra prima tanto na construção, que domina toda a Piazza Navona, como nas obras de arte que se encontram no seu interior.

Igreja S. Agnese in Agone
Igreja S. Agnese in Agone

A Igreja de Nostra Signora del Sacro Cuore

A Igreja de Nossa Senhora do Sagrado Coração é uma bela e simples igreja dedicada à Virgem Maria. Esta terá sido construída, durante o século XIII, no local de um antigo templo, a mando de Henrique de Castela, filho do Rei Fernando III de Castela. Durante algum tempo, até à construção da Santa Maria in Monserrato degli Spagnoli, foi a Igreja nacional dos espanhóis em Roma.

Piazza Navona
Piazza Navona

Como vê a Piazza Navona é um local cheio de atrações prontos a serem descobertos por quem a visita. Vocês já visitaram esta bela praça? Qual a vossa opinião?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

One thought on “Piazza Navona, a bela praça barroca de Roma

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.