Destinos Dicas Europa Porto Portugal

Passeios gratuitos no Porto

Ponte D. Luís e o Douro como pano de fundo

O Porto é uma das cidades que mais gostamos de visitar tanto em família quanto em casal. Assim, é fácil perceber que sempre que surge oportunidade lá rumamos nós a norte para conhecer um pouco mais da segunda maior cidade de Portugal. E existem vários passeios gratuitos no Porto ideais para conhecer o melhor que a cidade tem a oferecer.

Descubra O Porto em 3 dias

Porto

O Porto, situado no noroeste de Portugal, na margem direita do Douro é conhecido como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal, quando se chamava Portus Cale. Mais tarde, passou a ser a capital do Condado Portucalense, a partir de onde se formou o nosso país, Portugal.
A cidade do Porto é conhecida mundialmente pelo seu vinho, pela sua arquitectura contemporânea e antiga e ainda pelo seu centro histórico, classificado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Passeios gratuitos no Porto

Economizar é uma das coisa que geralmente está na mente de quem viaja, afinal quanto mais poupar mais conseguirei viajar. E o Porto é uma óptima cidade para conseguir economizar e mesmo assim conhecer a bonita cidade que é. Claro que existem inúmeras opções pagas na cidade mas existem outras tantas que poderá fazer sem gastar um tostão.

Dica de alojamento no Porto: Descobertas Boutique Hotel

Explore a arte urbana espalhada pela cidade

Ao visitar a cidade do Porto perceberá que não precisa de ir a um museu para ver arte. Nos últimos anos a arte urbana tem ganho especial destaque na bonita cidade do norte de Portugal, sendo possível apreciá-la tanto em paredes de edifícios devolutos como em murais disponibilizados para esse efeito. Assim, ao explorar as ruas do Porto terá a possibilidade de ver obras de vários nomes consagrados e tirar fotos incríveis graças ao programa criado, em 2014, pela Câmara Municipal do Porto. Com mais de 80 obras espalhadas pela cidade este é um roteiro pela expressão artística do século XXI, que não poderá perder.

Caminhe pela famosa Rua das Flores

Um roteiro pela cidade do Porto tem que incluir uma caminhada pela famosa Rua das Flores. Esta é uma das mais antigas ruas da cidade, tendo sido aberta no século XVI, e onde atualmente apenas circulam peões. Mesmo com o passar dos séculos e as reformas sofridas esta bela artéria mantém o seu charme retrô, o que a torna inesquecível. Esta é uma rua bem movimentada, com um comércio diversificado, que vai desde bares e restaurantes até ao típico comércio local. Por outro lado, quem passeia pela Rua das Flores será sempre surpreendido pelos vários artistas de rua que por ali mostram as suas habilidades.

Conheça o nosso Roteiro Gastronómico pelo Porto

Um dos nosso locais favoritos desta rua é a Chocolataria das Flores, um espaço contemporâneo e minimalista ideal para os fãs de sobremesas com chocolate. Aqui são confecionados chocolates e biscoitos de forma artesanal, assim como bolos caseiros, brownies ou queques, com magníficos recheios de framboesa, caramelo, noz, lima, ou até alfazema, podendo ser acompanhado por um chá, um café ou por uma bela limonada.

Chocolataria das Flores
Chocolataria das Flores

Visite o Centro Português de Fotografia

Um dos passeios gratuitos no Porto que não poderá perder é visitar o Centro Português de Fotografia. Aqui irá deslumbrar-se com o seu magnífico espólio, composto por uma maravilhosa coleção de câmeras antigas. Criado em 1997 é um dos centros de preservação fotográfica mais importantes de Portugal. Ao visitar o local poderá ver a sua exposição permanente assim como as várias exposições temporárias que dão a conhecer um pouco da história da fotografia no âmbito nacional e internacional.

Vejo o nosso Tour pelo Porto com a Living Tours

O Centro Português de Fotografia localiza-se na antiga Cadeia da Relação, onde em tempos esteve cativo o famoso escritor português Camilo Castelo Branco. Foi ali que escreveu a sua maior e mais famosa obra Amor de Perdição, que se tornou um dos meus livros favoritos.

Admire a belíssima Estação de São Bento

A Estação de São Bento é visita obrigatória para quem visita a cidade do Porto. A estação, que deve o seu nome ao antigo mosteiro que aqui existia, é composta por vários painéis de azulejos da autoria de Jorge Colaço. Este belos painéis, que decoram a antessala da estação, são considerados os mais belos do seu género em todo o país. Aqui é possível ver representados vários episódios da história de Portugal, que passam por simples cenas do quotidiano a momentos históricos.

Passeios gratuitos no Porto - Tour pelo Porto
Estação de São Bento

Ou seja, nas várias paredes em grande plano vêm-se representados o casamento histórico do Rei Dom João I, a conquista de Ceuta pelo Infante Dom Henrique bem como a Batalha de Arcos de Valdevez, que deu a vitória dos portugueses sobre os castelhanos. Já nos murais mais pequenos é possível ver representado temas da vida quotidiana e tradições populares do norte de Portugal. À volta da sala no friso superior é possível ver ainda, em azulejos de cores, a evolução dos transportes no país. Já no teto estão escritos os nomes dos dois rios do Norte de Portugal, o Rio Douro e o Rio Minho.

Descanse nos Jardins do Palácio de Cristal

Os Jardins do Palácio de Cristal, o mais belo parque do Porto, são uma óptima opção para descansar um pouco e apreciar a paisagem. Os Jardins oferecem vários programas de diversão e ainda funcionam como um óptimo miradouro sobre o Rio Douro. Estes quase 10 hectares de espaço verde resultam de um projeto da autoria do arquiteto paisagista alemão Emil David e data do século XIX, sendo composto por várias áreas distintas. Como por exemplo, o Jardim Emílio David, a Avenida das Tílias, o Bosque, o Jardim das Ervas Aromáticas, entre vários outros.

Descobrir o Porto de Nicolau Nasoni

Ore na Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo é uma das inúmeras igrejas que poderá visitar na cidade do Porto, mas esta destaca-se pelos seus maravilhosos painéis de azulejos típicos portugueses na sua fachada lateral. Estes belos painéis representam cenas alusivas à fundação da Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo. Esta bela igreja, construída entre 1756 e 1768, é uma impressionante igreja barroca da Ordem Terceira do Carmo, cujo interior está decorado com a bela talha dourada.

Conheça As mais belas igrejas do Porto

Passeios gratuitos no Porto
Igreja do Carmo

Conheça os vários mercados urbanos espalhados pela cidade

Se estiver pelo Porto durante o fim de semana não deixe de visitar os vários mercados urbanos espalhados pela cidade. Neste peculiares mercados conseguirá encontrar alguns dos mais criativos artesãos assim como vários artigos originais únicos. Nestes mercados encontrará produtos como roupa, produtos alimentares, especiarias, produtos artesanais, livros, cd’s, entre tantos outros. Assim, não deixe de visitar o Mercado do Artesanato do Porto, o Mercado Porto Belo, o Mercado da Alegria, o Mercado do Clérigo ou até o Flea Market.

Outros Passeios Gratuitos

Como vê vários são os passeios gratuitos no Porto que poderá fazer e que lhe permitirão conhecer um pouca desta cidade maravilhosa do norte de Portugal.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.

Similar Posts

6 thoughts on “Passeios gratuitos no Porto
  1. Lindos passeios gratuitos no Porto!!! Não imaginava que a cidade tivesse uma arte urbana tão interessante. Sempre achei que era uma cidade clássica, com arquitetura antiga. Que vibrante isso! Adoro street art.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.