Destinos Europa Itália Onde Dormir

Onde ficar em Roma: melhores bairros

Os Melhores destinos em 2015 - Roma

Roma é das cidades mais incríveis que já visitei, assim quando chega a hora de visitar e escolher onde nos alojar pudemos ficar em dúvida do bairro a escolher. Pois Roma é uma cidade cheia de atrações onde qualquer que seja o bairro que escolher ficará bem. Mas a sua escolha pode e deve ser feita de acordo com o tipo de viajante que é. Até porque a escolha do alojamento pode comprometer ou beneficiar toda a nossa experiência na cidade. E o que não falta em Roma são alojamento que vão desde o simples hostel até ao mais luxuoso hotel.

Leia também Gastronomia do Mundo…Roma

Assim, para lhe facilitar um pouco mais a vida decidimos dizer-lhe, quais são para nós os melhores bairros onde ficar em Roma, consoante o tipo de viajante que é.

Onde ficar em Roma

Vai viajar para Roma? Veja as nossas sugestões Visitar Roma sem gastar

Qual o melhor bairro onde ficar em Roma?

São vários os bairros onde ficará muito bem alojado, para conhecer da melhor forma a cidade de Roma. Logo, na hora de escolher o bairro onde se irá hospedar poderão surgir algumas dúvidas. Assim, aconselhamos que tenha sempre em atenção o seu perfil enquanto viajante e quais as características que melhor suprem as suas necessidades. Isto é, tenha em consideração quantos dias ficará hospedado, como pretende se deslocar na cidade, qual o seu orçamento, quer um bairro mais calmo ou mais movimentado, etc. Nesse sentido, venha connosco descobrir onde ficar em Roma.

Leia também Onde ficar em Lisboa: melhores bairros

Bairros perto da Estação Termini

Se pretender economizar no alojamento quando se deslocar a Roma, então opte por ficar alojado num dos bairros localizados nas imediações da Estação Termini, que é o ponto de entrada e saída da cidade. Agora esteja ciente que é uma área mais tumultuosa e que não lhe dará a sensação de estar hospedado em Roma. Há quem diga que é uma área perigosa, mas confesso que um dos hotéis que fiquei em Roma era nesta zona e não me senti insegura em momento algum.

Veja o que fazer em Roma com crianças

Outra coisa que deve ter em atenção é que os dois lados da estação pertencem a bairros distintos e muito diferentes entre si. Assim, na hora de escolher preste bem atenção em qual se está a hospedar.

VantagensDesvantagens
Alojamento mais em conta
Fácil acesso para o aeroporto
Mais afastados das principais atrações
Área mais suja e “perigosa”
Vantagens e desvantagens de ficar alojado nas imediações da Estação Termini

Castro Pretório

O Castro Pretorio é o bairro localizado no lado da Via Marsala e é considerado o bairro mais bonito e tranquilo, dos bairros da área da Estação Termini. Mas não pense que apesar de afastado das principais atrações de Roma, não encontrará belas coisas para ver. Pois no histórico bairro de Castro Pretório encontrará algumas ruínas e atrações históricas de Roma.

Veja a nossa experiência no bairro de Castro Pretório, no Deseo Home

Esquilino

O Esquilino é o bairro localizado no lado da Via Giovanni Giolitti e é considerado o bairro mais barulhento e sujo da região da Estação Termini. Contudo, é um bairro onde encontrará uma grande variedade de restaurantes típicos de quase todas as nacionalidade ou não fosse a imagem de marca deste bairro a mistura de culturas e etnias.

Veja o nosso roteiro em Roma – Último dia

Centro histórico

Se pretende fazer uma viagem destinada ao conhecimento e ficar hospedado junto aos principais monumentos e museus da cidade de Roma, não pode deixar de se alojar no centro histórico. Até porque passear por estes bairros e ficar lá alojado pode ser uma experiência absolutamente incrível. Isto se for o tipo de viajante que gosta de acordar com a paisagem de um dos cartões postais da cidade.

Agora tenha em atenção que se por um lado pode ser maravilhoso ficar alojado no centro de Roma, por outro pode implicar ter que caminhar muito mais. Pode parecer um contra-senso mas a verdade é que o centro histórico de Roma não é servido de linhas de metro, levando a que necessite de caminhar bastante para se deslocar. Outro aspecto que poderá ser negativo é que é uma área sempre lotada de turistas, assim se o seu desejo é emergir na cultura local isso poderá ser um problema.

VantagensDesvantagens
Visitar a cidade a pé
Estar no centro da cidade
Apreciar de perto a arquitetura de Roma
Bairros mais caros de Roma
Local mais turístico e barulhento
Sem rede de metro
Vantagens e desvantagens de se alojar no Centro Histórico

Trevi

Trevi é o bairro onde está a famosa Fontana de Trevi, um dos cartões postais de Roma. Este é o único bairro do centro histórico onde encontrará nas imediações uma estação de metro, a estação Barberini.

Prepare-se para encontrar um bairro bastante popular e movimentado, com várias das principais atrações de Roma. Assim acaba por se tornar um bairro onde o alojamento é um pouco mais dispendioso.

Veja o nosso Roteiro de 3 dia em Roma – 1º e 2º dia

Pigna e Parione

Os bairros de Pigna e Parione são dos bairros mais antigos da cidade, nesse sentido as suas ruas são estreitas e bem sinuosas, criando um efeito surpresa a cada esquina.

O senão de ficar hospedado nestes bairros é que não poderá contar com transportes públicos nas imediações.

Em Pigna encontrará o famoso Panteão bem como o Largo da Torre da Argentina com as suas famosas ruínas. Como vê se ficar alojado neste belo bairro estará rodeado de algumas das principais atrações da cidade bem como inúmeros bares e restaurantes maravilhosos.

Onde ficar em Roma
Bairro Pigna junto ao Panteão

Já o bairro de Parione é um bairro mais artístico e como tal habitado por vários artistas de rua. As principais atrações deste bairro sdão a Praça Navona e o Campo Fiori. Apesar de ser uma área onde não há uma grande opção de hotéis e os que há são mais pequenos e discretos, é um bairro onde vale muito a pena ficar alojado.

Piazza Navona
Bairro Parione junto à Piazza Navona

Venha Descobrir Roma de Bernini

Roma Antiga

Se é o tipo de viajante que é amante de história então os bairros de Roma Antiga são os bairros mais indicados para si. Aqui encontrará algum do património histórico mais importante da cidade de Roma. Mas apesar disso, consegue ser uma área mais tranquila e menos movimentada do que o centro histórico.

Roma Antiga
Roma Antiga
VantagensDesvantagens
Área tranquila
Ideal para os amantes de arqueologia
Boa localização
Pouca opção de alojamento
Alojamento mais caro
Principais vantagens e desvantagens de ficar alojado em Roma Antiga

Monti

Monti é um dos bairros mais visitados e artísticos da cidade de Roma, mas que mantém a sua autenticidade e charme. Aqui encontrará um bairro residencial, maioritariamente habitado por locais. Se é o tipo de viajante que gosta de sair à noite e gosta um bom roteiro gastronómico então este é o bairro indicado para si, pois está repleto de ótimas trattorias.

Ou seja, ao ficar alojado no bairro Monti conseguirá combinar a ótima localização com boas opçoes de restaurantes e ainda ficar num bairro bem tranquilo.

Veja a nossa experiência no bairro Monti, no Hotel Sonya

Celio

Celio é o bairro onde encontrará o Coliseu bem como alguns parques e igrejas importantes de Roma. Junto ao Monti este é um bairro de pequenas dimensões e pouco concorrido já que não existe uma grande oferta de alojamento.

Onde ficar em Roma
Bairro Celio junto ao Coliseu

Arredores do Centro Histórico – Bairros mais caros

Se é o tipo de viajante com bom poder económico e que busca algum luxo então existe uns quantos bairros nos arredores do centro histórico pnde ficará maravilhosamente hospedado.

VantagensDesvantagens
Boas opções de transporte
Lojas de griffe
Alojamentos mais caros
Vantagens e desvantagens dos bairros mais caros nos arredores do Centro histórico

Campo Marzio

O Campo Marzio, localiza-se a cerca de 10 minutos a pé da Fontana de Trevi e possui nos seus arredores duas estações de metro. Uma junto à Piazza di Spagna e outra junto à Piazza del Popolo. É neste bairro que estão concentrados os hotéis mais luxuosos de Roma, bem como vários prédios e casarões dos séculos XV até ao XVII. Assim é uma área frequentada por viajantes com algum poder de compra. Nesse sentido, poderá também encontrar várias lojas de marcas e restaurantes de renome. Mas também encontrará opções mais económicas.

Veja O que fazer em Roma – nosso 3º dia

Arredores do Centro Histórico – Bairros mais alternativos

Agora se pretender ficar alojado num bairro não muito distante do centro histórico mas com uma boa rede de transportes, existem uns quantos bairros que serão indicados. Outra vantagem é que os preços serão mais convidativos do que no centro histórico da cidade. Ou seja, é daqueles viajantes que gostam de se sentir como um local? Então deve optar por um destes bairros e aproveitar para sentir a cidade de Roma.

VantagensDesvantagens
Se sentirá como um local
Preços de alojamento mais acessíveis
Bairros bem animados e fotogénicos
Bairros menos tranquilos
Vantagens e desvantagens de se alojar em bairros mais alternativos

Leia também Roma em 5 filmes

Trestevere

Trastevere é um bairro boémio bem alternativo e bem interessante, localizado do outro lado do Rio Tevere. As suas ruelas medievais são um charme, sendo um dos bairros mais famosos de Roma. Este é um bairro bem ecléctico, onde encontrará opções de alojamento para todos os gostos e bolsos. Deverá ser o bairro escolhido se quiser conhecer a cidade como um local.

Trestevere
Bairro de Trestevere

Vaticano

A sua viagem a Roma é uma viagem religiosa? Então esta é a zona onde deverá ficar hospedado, pois das principais atrações de Roma, o Vaticano é aquela que fica mais afastada do centro da cidade. E geralmente é utilizado um dia inteiro da viagem só para o Vaticano e as suas atrações, como por exemplo a Praça e Basílica de São Pedro, os Museus e a Capela Sistina.

Prati
Vaticano
VantagensDesvantagens
Visitar os pontos turísticos do Vaticano o mais cedo possível
Bairro residencial tranquilo
Hotéis mais caros
Área muito turística
Vantagens e desvantagens de ficar alojado na área do Vaticano

Quer saber um pouco mais sobre o Vaticano? Leia Museus do Vaticano

Prati

O Prati é o bairro onde se localiza o Vaticano, sendo uma região bem sofisticada. É um bairro ideal para os amantes da arte, bem como para viajantes com foco no turismo religioso, pois ficarão alojados junto ao Vaticano e à Piazza del Popollo.

Onde se hospedar em Roma
Prati

Outras dicas de locais ao redor do mundo onde se hospedar

Quer conhecer ouras opções de alojamento ao redor do Mundo? Não deixe de ler os posts dos nossos parceiros com dicas em incríveis de onde se hospedar

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

19 thoughts on “Onde ficar em Roma: melhores bairros
  1. Eu amei as suas dicas de onde ficar em Roma!! Quase um guia completo pela cidade. Fica super fácil de entender o que cada local oferece e escolher qual o melhor da cidade para a viagem. Arrasou

  2. Adorei as suas dicas de onde ficar em Roma! Fui a Roma nos anos 80 e nunca mais voltei lá. Lembro que fiquei perto da estação de trem e que foi muito legal, sem perigo algum. Mas com essas suas dicas, deu vontade de voltar e me hospedar em um dos bairros que você sugeriu. Muito obrigada!

  3. Adorei o seu post sobre onde se hospedar em Roma. Qdo estive lá tive muita dificuldade de escolher o bairro para me hospedar. Acabei ficando muito distante. Agora me sinto apta a fazer uma melhor escolha. Obrigada por isso

  4. Fui a Roma em 2019, ficamos próximos ao Termini e achamos muito prático para deslocamento e para seguir viagem. Mas teu post serviu para fortalecer uma ideia que tive no final da viagem de cada vez que retornar, ficar em um bairro diferente.

  5. Amo Roma, já visitei a cidade duas vezes e quero muito voltar novamente. Suas dicas de onde ficar em Roma serão muito úteis, caso eu consiga realizar este sonho.
    São muitas possibililidades de hospedagem, mas é sempre bom termos dicas de viajantes experientes, obrigada.

  6. Encantada com esse post sobre onde ficar em Roma. Um ótimo levantamento de diferentes regiões da cidade. Confesso que não conhecia pelo nome alguns bairros mas como você dá pontos turísticos como referência consegui me localizar. Eu ficaria em Trestevere.

  7. Adorei seu post de onde ficar em Roma! Com certeza eu ia ficar na Roma antiga. Sou louca por história! Monti também me pareceu super atraente!! Gostei de Trevi que é historico e tem a Fontana e metrô!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.