Atracções Destinos Dicas Europa Lisboa Portugal

O que fazer no Parque das Nações em Lisboa: o nosso top 10

Parque das Nações em Lisboa

Lisboa é conhecida por ser uma cidade muito antiga mas a verdade é que a mesma possui um belíssimo bairro que surgiu à cerca de 25 anos. O Parque das Nações é um dos bairros mais modernos da cidade de Lisboa, sendo considerado por muitos como o melhor bairro para se morar e se visitar. Como tal, decidimos dar-vos a conhecer o nosso top 10 do que fazer no Parque das Nações em Lisboa.

O Parque das Nações em Lisboa

O Parque das Nações, localizado a oriente da cidade de Lisboa, foi construído para albergar o famoso evento mundial Expo 98. Este evento, cujo tema foi “Os Oceanos: património para o futuro” pretendia comemorar os 500 anos da descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. Assim, numa antiga e degradada zona da cidade, foi desenvolvido um magnífico projecto de requalificação e urbanização que celebravam o Mar e as Descobertas Marítimas e que acabou por tornar o local numa das mais interessantes áreas de Lisboa.

Parque das Nações
Parque das Nações com as torres de São Gabriel e São Rafael ao fundo

Após a exposição, esta antiga área industrial deu lugar a uma área residencial e empresarial de arquitetura contemporânea, com inúmeros espaços de convívio onde muitos dos pavilhões permaneceram com outros fins bem atrativos. E de facto todo o projeto de urbanização do local foi extremamente bem pensado e executado, com vários arquitetos de renome a deixarem a sua marca no bairro.

O que fazer em Lisboa: dicas para conhecer o melhor da capital portuguesa

O que fazer no Parque das Nações em Lisboa – o nosso top 10

Visitar o Oceanário

O Oceanário de Lisboa, localizado no antigo Pavilhão dos Oceanos é um aquário público, inaugurado em 1998 no âmbito da exposição mundial Expo98. Este belo aquário gigante foi considerado o melhor oceanário do mundo por várias vezes, pelo Travellers Choice do Trip Advisor.

O que fazer no Parque das Nações em Lisboa
Entrada do Oceanário

O Oceanário de Lisboa para além de ser um aquário público que pretende mostrar aos visitantes como será o fundo dos oceanos, possui várias outras funções. Por exemplo, promove o conhecimento dos oceanos, através da sensibilização dos cidadãos para o seu dever de conservação de património natural, através da alteração de comportamentos. Mas também promove o conhecimento científico sobre as espécies da coleção, sendo ainda pioneiro na reprodução de algumas espécies.

Explorar o Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva

Aproveite a sua visita ao Parque das Nações e explore o Pavilhão do Conhecimento, um belo museu interativo dedicado à ciência e tecnologia. Aqui encontrará belas exposições sobre Física, Química, Matemática e Biologia orientadas para estimular a curiosidade e a aprendizagem das crianças mas também dos adultos.

Pavilhão do Conhecimento
Pavilhão do Conhecimento

Venha descobrir Lisboa com crianças: top 10

Subir à Torre Vasco da Gama

A Torre Vasco da Gama é o edifício mais alto do país, tendo cerca de 140 metros. Este é mais um dos exemplares construídos aquando da Expo 98. Projetado com uma silhueta semelhante a uma vela, faz uma clara alusão às caravelas que partiram do Rio Tejo para descobrir o Mundo, como por exemplo a caravela que levou Vasco da Gama à Índia. Na Expo 98 tinha como função servir de miradouro sobre toda a exposição e sobre a cidade mas atualmente, alberga o hotel de cinco estrelas, o Myriad by Sana. Bem no topo do edifício está localizado o belíssimo restaurante panorâmico, Fifty Seconds. Assim, ao visitar a Torre Vasco da Gama poderá comer no magnífico restaurante ou até pernoitar por lá.

Torre Vasco da Gama
Torre Vasco da Gama

Veja a nossa Dica de alojamento no Parque das Nações: Tagus Marina

Fazer o Percurso de Arte Urbana

Ao visitar o Parque das Nações perceberá que este é um autêntico museu a céu aberto, pois para além dos magníficos edifícios existem algumas peças de arte bem inusitadas espalhadas pelo local, nomeadamente esculturas, pinturas, mosaicos e intervenções urbanas. Assim a nossa proposta é que faça o percurso de arte urbana e se deslumbre com cada uma destas peças. Dentre todas as peças aquelas que têm maior destaque são o Lince Ibérico de Bordalo II, o Rizoma de Antony Gormley, o Painel de Azulejos de Erró, o Lago das Tágides de João Cutileiro e ainda o Homem-Sol de Jorge Vieira.

Andar na Telecabine de Lisboa

O Teleférico de Lisboa foi outras das atrações que fez parte da Expo 98 e que permaneceu até aos dias de hoje. O percurso vai desde a estação sul, junto ao Oceanário até à estação norte, perto da Torre Vasco da Gama. São 1230 metros sobre o Rio Tejo, a cerca de 30 metros de altura. É um bonito passeio que lhe dará uma perspectiva diferente do Parque das Nações e lhe permitirá identificar cada uma das atrações que o bairro tem para lhe oferecer.

O que fazer no Parque das Nações em Lisboa
Teleférico

Passear no Rossio dos Olivais

Aproveite para passear num dos cartões postais do Parque das Nações, o Rossio dos Olivais. Este é um passeio em direção ao Tejo com um bonito espelho de água e uma cortina de choupos assim como uma fileira de bandeiras com todos os países que participaram na Expo 98.

O que fazer no Parque das Nações em Lisboa
Rossio dos Olivais

Assistir um concerto no Pavilhão Utopia – Altice Arena

Quem é apaixonado por música não pode deixar de assistir a um dos mais variados concertos que ocorrem no Altice Arena, antigo Pavilhão Utopia e uma das salas de espectáculos de referência da capital portuguesa. Por ali já passaram nomes como Shakira, Ivete Sangalo, Adele, Madonna, entre tantos outros. O Pavilhão Utopia, criado para ser uma sala de espectáculos, possui uma configuração que lembra uma nave espacial mas também a de um caranguejo-ferradura e durante o tempo da Expo 98 era o local onde se dava lugar à imaginação, refletindo os medos, mitos e lendas que sempre se associaram aos Oceanos.

Visitar uma das feiras que decorrem na Feira Internacional de Lisboa

Aproveite para visitar o Parque das Nações quando tiver a decorrer algum dos inúmeros eventos que ocorrem na FIL. Ao longo do ano a FIL é palco de várias feiras temáticas relacionadas com turismo, mobiliário, alimentação, decoração, entre tantos outros temas. Na nossa visita ao Parque das Nações estava a decorrer o Petfestival, o maior festival do país dedicados aos animais de companhia.

Feira Internacional de Lisboa
Feira Internacional de Lisboa

Caminhar no Passeio do Tejo, das Tágides e de Neptuno

Ao longo de todo o Parque das Nações encontrará bonitas alamedas para fazer as suas caminhadas enquanto aprecia toda a beleza e modernidade do local. As alamedas do Parque das Nações são conhecidas como Passeio e vão desde o Oceanário até à Ponte Vasco da Gama. Destas alamedas destacam-se o Passeio do Tejo, o Passeio das Tágides e o Passeio de Neptuno.

Descansar nos Parques e Jardins

No Parque das Nações não faltam parques e jardins ideais para descansar e se deslumbrar com a paisagem. Os principais destaques vão para o Parque Tejo, a norte, com mais de 80 hectares de jardim, com imensas atividades desportivas. Os Jardins Garcia da Horta, que se destacam pela botânica exótica e tropical ligados aos descobrimentos do Brasil, São Tomé e Timor. E por fim o Jardim das Ondas, localizado entre o Oceanário e o rio Tejo, conhecido pelo seu terreno modelado em curvas de nível, que simula o ritmo dos oceanos e o fazer e desfazer das ondas.

Jardim das Ondas
Jardim das Ondas

Como vê vários são os programas que poderá fazer no Parque das Nações e que deixarão o seu dia bem preenchido.

Outros Top 10 à volta do Mundo

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

17 thoughts on “O que fazer no Parque das Nações em Lisboa: o nosso top 10
  1. Fiquei morrendo de loucuras de amor pelo Parque das Nações em Lisboa. Que lugar espetacular e quanta atração bacana pra se curtir em família. Quero conhecer o oceanário e o pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva.

  2. Amamos conhecer o Parque das Nações em Lisboa, inclusive andamos no teleférico que nos proporcionou uma vista linda da região.
    O Oceanário é outra atração que realmente não deve nunca ser desconsiderada para quem visita a região, vale muito a pena conhecer.
    Amei suas dicas, o Parque das Nações em Lisboa é passeio obrigatório para quem visita a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.