Lisboa é conhecida por ser uma cidade muito antiga mas a verdade é que a mesma possui um belíssimo bairro que surgiu à cerca de 25 anos. O Parque das Nações é um dos bairros mais modernos da cidade de Lisboa, sendo considerado por muitos como o melhor bairro para se morar e se visitar. Como tal, decidimos dar-vos a conhecer o nosso top 10 do que fazer no Parque das Nações em Lisboa.
Conteúdo do artigo
O Parque das Nações em Lisboa
O Parque das Nações, localizado a oriente da cidade de Lisboa, foi construído para albergar o famoso evento mundial Expo 98. Este evento, cujo tema foi “Os Oceanos: património para o futuro” pretendia comemorar os 500 anos da descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. Assim, numa antiga e degradada zona da cidade, foi desenvolvido um magnífico projecto de requalificação e urbanização que celebravam o Mar e as Descobertas Marítimas e que acabou por tornar o local numa das mais interessantes áreas de Lisboa.
Após a exposição, esta antiga área industrial deu lugar a uma área residencial e empresarial de arquitetura contemporânea, com inúmeros espaços de convívio onde muitos dos pavilhões permaneceram com outros fins bem atrativos. E de facto todo o projeto de urbanização do local foi extremamente bem pensado e executado, com vários arquitetos de renome a deixarem a sua marca no bairro.
O que fazer no Parque das Nações em Lisboa – o nosso top 10
Visitar o Oceanário
O Oceanário de Lisboa, localizado no antigo Pavilhão dos Oceanos é um aquário público, inaugurado em 1998 no âmbito da exposição mundial Expo98. Este belo aquário gigante foi considerado o melhor oceanário do mundo por várias vezes, pelo Travellers Choice do Trip Advisor.
O Oceanário de Lisboa para além de ser um aquário público que pretende mostrar aos visitantes como será o fundo dos oceanos, possui várias outras funções. Por exemplo, promove o conhecimento dos oceanos, através da sensibilização dos cidadãos para o seu dever de conservação de património natural, através da alteração de comportamentos. Mas também promove o conhecimento científico sobre as espécies da coleção, sendo ainda pioneiro na reprodução de algumas espécies.
Explorar o Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva
Aproveite a sua visita ao Parque das Nações e explore o Pavilhão do Conhecimento, um belo museu interativo dedicado à ciência e tecnologia. Aqui encontrará belas exposições sobre Física, Química, Matemática e Biologia orientadas para estimular a curiosidade e a aprendizagem das crianças mas também dos adultos.
Subir à Torre Vasco da Gama
A Torre Vasco da Gama é o edifício mais alto do país, tendo cerca de 140 metros. Este é mais um dos exemplares construídos aquando da Expo 98. Projetado com uma silhueta semelhante a uma vela, faz uma clara alusão às caravelas que partiram do Rio Tejo para descobrir o Mundo, como por exemplo a caravela que levou Vasco da Gama à Índia. Na Expo 98 tinha como função servir de miradouro sobre toda a exposição e sobre a cidade mas atualmente, alberga o hotel de cinco estrelas, o Myriad by Sana. Bem no topo do edifício está localizado o belíssimo restaurante panorâmico, Fifty Seconds. Assim, ao visitar a Torre Vasco da Gama poderá comer no magnífico restaurante ou até pernoitar por lá.
Fazer o Percurso de Arte Urbana
Ao visitar o Parque das Nações perceberá que este é um autêntico museu a céu aberto, pois para além dos magníficos edifícios existem algumas peças de arte bem inusitadas espalhadas pelo local, nomeadamente esculturas, pinturas, mosaicos e intervenções urbanas. Assim a nossa proposta é que faça o percurso de arte urbana e se deslumbre com cada uma destas peças. Dentre todas as peças aquelas que têm maior destaque são o Lince Ibérico de Bordalo II, o Rizoma de Antony Gormley, o Painel de Azulejos de Erró, o Lago das Tágides de João Cutileiro e ainda o Homem-Sol de Jorge Vieira.
Andar na Telecabine de Lisboa
O Teleférico de Lisboa foi outras das atrações que fez parte da Expo 98 e que permaneceu até aos dias de hoje. O percurso vai desde a estação sul, junto ao Oceanário até à estação norte, perto da Torre Vasco da Gama. São 1230 metros sobre o Rio Tejo, a cerca de 30 metros de altura. É um bonito passeio que lhe dará uma perspectiva diferente do Parque das Nações e lhe permitirá identificar cada uma das atrações que o bairro tem para lhe oferecer.
Passear no Rossio dos Olivais
Aproveite para passear num dos cartões postais do Parque das Nações, o Rossio dos Olivais. Este é um passeio em direção ao Tejo com um bonito espelho de água e uma cortina de choupos assim como uma fileira de bandeiras com todos os países que participaram na Expo 98.
Assistir um concerto no Pavilhão Utopia – Altice Arena
Quem é apaixonado por música não pode deixar de assistir a um dos mais variados concertos que ocorrem no Altice Arena, antigo Pavilhão Utopia e uma das salas de espectáculos de referência da capital portuguesa. Por ali já passaram nomes como Shakira, Ivete Sangalo, Adele, Madonna, entre tantos outros. O Pavilhão Utopia, criado para ser uma sala de espectáculos, possui uma configuração que lembra uma nave espacial mas também a de um caranguejo-ferradura e durante o tempo da Expo 98 era o local onde se dava lugar à imaginação, refletindo os medos, mitos e lendas que sempre se associaram aos Oceanos.
Visitar uma das feiras que decorrem na Feira Internacional de Lisboa
Aproveite para visitar o Parque das Nações quando tiver a decorrer algum dos inúmeros eventos que ocorrem na FIL. Ao longo do ano a FIL é palco de várias feiras temáticas relacionadas com turismo, mobiliário, alimentação, decoração, entre tantos outros temas. Na nossa visita ao Parque das Nações estava a decorrer o Petfestival, o maior festival do país dedicados aos animais de companhia.
Caminhar no Passeio do Tejo, das Tágides e de Neptuno
Ao longo de todo o Parque das Nações encontrará bonitas alamedas para fazer as suas caminhadas enquanto aprecia toda a beleza e modernidade do local. As alamedas do Parque das Nações são conhecidas como Passeio e vão desde o Oceanário até à Ponte Vasco da Gama. Destas alamedas destacam-se o Passeio do Tejo, o Passeio das Tágides e o Passeio de Neptuno.
Descansar nos Parques e Jardins
No Parque das Nações não faltam parques e jardins ideais para descansar e se deslumbrar com a paisagem. Os principais destaques vão para o Parque Tejo, a norte, com mais de 80 hectares de jardim, com imensas atividades desportivas. Os Jardins Garcia da Horta, que se destacam pela botânica exótica e tropical ligados aos descobrimentos do Brasil, São Tomé e Timor. E por fim o Jardim das Ondas, localizado entre o Oceanário e o rio Tejo, conhecido pelo seu terreno modelado em curvas de nível, que simula o ritmo dos oceanos e o fazer e desfazer das ondas.
Como vê vários são os programas que poderá fazer no Parque das Nações e que deixarão o seu dia bem preenchido.
Outros Top 10 à volta do Mundo
- Expedições em Família – Top 10 passeios incríveis em Horizonte
- Vamos Viajar pra Pra Agora ? – Top 10 passeios em Petrópolis
- Uma Viagem Diferente – Cafetarias em Bogotá: Top 10 para conhecer
- Destinos por Onde Andei – Top 10: Atrações em Toronto, Canadá
- Flor na Cabeça – O que fazer em gramado com chuva: top 10 atrações secas
- Bate Papo Blog – 10 Locais incríveis para visitar em família na Europa
- Turistando em Londres – 10 locais extraordinários para famílias em Londres
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.
Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.
Ah que saudade me deu agora de andar pelo Parque das Nações em Lisboa. Quando estive lá fiz alguns deles mas vou ter que voltar para completar a lista dos 10 que você citou aqui (rs)
Vai ver que vai adorar cada uma destas coisas a fazer no Parque das NAções.
Fiquei morrendo de loucuras de amor pelo Parque das Nações em Lisboa. Que lugar espetacular e quanta atração bacana pra se curtir em família. Quero conhecer o oceanário e o pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva.
Adorei conhecer o seu top 10 no Parque das Nações em Lisboa. Eu tenho tanta vontade de conhecer Lisboa! Com certeza é minha cidade prioridade top 1 na minha próxima viagem à Europa! Amei as dicas!
Vai amar Lisboa Letícia.
Estou montando um roteiro em Lisboa e adorei essas dicas! De todas essas k que nao quero deixar de ir é o Oceanário.
Vale mesmo muito a pena Diego. O oceanário é incrível.
Ainda bem que achei essa dicas, estou indo para Lisboa amanhã! E vou seguir suas dicas
Aproveite a cidade. Vai amar
Roteiro pronto para Lisboa 👏🏻👏🏻 obrigada pelas dicas!
Espero que desfrute muito da cidade.
Amamos conhecer o Parque das Nações em Lisboa, inclusive andamos no teleférico que nos proporcionou uma vista linda da região.
O Oceanário é outra atração que realmente não deve nunca ser desconsiderada para quem visita a região, vale muito a pena conhecer.
Amei suas dicas, o Parque das Nações em Lisboa é passeio obrigatório para quem visita a cidade.
Realmente Gisele o Parque das Nações não pode faltar em qualquer roteiro por Lisboa.