Destinos Dicas Europa Lisboa Portugal

O que fazer em Lisboa: dicas para conhecer o melhor da capital portuguesa

Lisboa é uma cidade histórica com inúmeras atrações e atividades para fazer. Nesse sentido decidimos fazer este artigo para lhe dar a conhecer várias dicas do que fazer em Lisboa.

História de Lisboa

Lisboa terá sido fundada pelos Fenícios com o nome de Alis Ubbo, que significa porto seguro. Mais tarde, já no ano de 195 a.C. passou para as mãos dos romanos que a batizaram como Olissipo. Dada a sua localização privilegiada depressa passou a ser um importante centro de defesa dos Romanos. Mas com a queda do Império Romano passou a fazer parte reino suevo da Galiza, até ao ano de 585.

O que fazer em Lisboa
Paisagem do Miradouro de Sophia de Mello Breyner

Posteriormente foi para às mãos dos muçulmanos, tendo sido novamente batizada, desta vez com o nome Al-Ushbuna. Passou definitivamente para as mãos de Portugal em 1147, através de Dom Afonso Henriques, Primeiro Rei de Portugal. Lisboa passou depois a ser a capital do reino durante o reinado de Dom Afonso III, quando o local se tornou o principal ponto da expansão marítima portuguesa. Algo que se foi desenvolvendo cada vez mais e que se torna bem patente, no século XV, quando acabou por se tornar um dos portos mais importantes do mundo com o avanço dos Descobrimentos.

Quer saber um pouco mais sobre os Descobrimentos Portugueses? Leia o artigoWorld of Discoveries: o Mundo dos Descobrimentos

Em 1755 Lisboa sofre um grande revés com o grande terramoto de 1 de Novembro, que destruiu quase por completo a cidade. Mas esta foi a oportunidade do Marquês de Pombal, com a riqueza vinda do Brasil, criar uma localidade ao seu estilo, com grandes avenidas clássicas.

Com as invasões francesas a cidade foi parar às mãos de Napoleão, mas foi reconquistada pelo General Welligton e pelos ingleses. Posterioemente foi restaurada a monarquia constitucional, que se manteve até à Proclamação da República em 1910.

Quer saber mais sobre as Invasões Francesas em Portugal? Leia o artigo Descobrir o CIBA

O que fazer em Lisboa

Várias são as coisas que poderá fazer na cidade das 7 colinas, mas existem algumas que aconselhamos particularmente para conhecer melhor a capital portuguesa. Assim venha connosco descobrir o que fazer em Lisboa.

Andar no Eléctrico 28

Quer conhecer os principais bairros históricos da cidade e viver a experiência de se sentir um verdadeiro lisboeta mas também sentir que está dentro de um cartão postal da cidade? Então não poderá deixar de andar no Elétrico 28. A sua rota engloba várias atrações da cidade lisboeta, que se inicia na Praça de Martim Moniz e termina em Campo de Ourique. Pelo caminho passará pelo Bairro da Graça, Miradouro das Portas do Sol, pela Sé, Bairro do Chiado e pela Basílica da Estrela, entre outros.

O que fazer em Lisboa: dicas para conhecer o melhor da capital portuguesa
O elétrico 28

Ver o pôr do sol em um dos miradouros

Lisboa é uma cidade muito bonita, que ganha ainda mais encanto quando vista através dos seus miradouros. Estes oferecem-nos as melhores paisagens sobre os telhados da cidade, os bonitos monumentos e o magnífico Rio Tejo. Assim, não deixe de ir a um dos muitos miradouros espalhados pela cidade e assista a um belo pôr-do-sol. Nós gostamos particularmente do Miradouro de Santa Luzia, de onde o pudemos observar os labirintos do bairro de Alfama, do Rio Tejo, assim como da cúpula do Panteão Nacional. Outro miradouro que tem o nosso coração é o Miradouro de Sophia de Mello Breyner, este é também o local preferido de muitos artistas, daqui pudemos apreciar o Castelo, o Rio Tejo e o bonito bairro de Alfama.

Veja quais os Miradouros de Lisboa: melhores paisagens da cidade

O que fazer em Lisboa: dicas para conhecer o melhor da capital portuguesa
Miradouro São Pedro de Alcântara

Subir ao Castelo de São Jorge

Subir ao Castelo de São Jorge é quase uma obrigatoriedade, pois este localiza-se no ponto mais alto da cidade e bem no meio dos principais bairros da cidade. Além disso é um importante monumento do país ou não fosse ele declarado, em 1910, Monumento Nacional. Ao visitar o Castelo de São Jorge poderá ver os bonitos jardins e o miradouro, a Torre de Ulisses e a Casa do Governador.

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

Comprar na feira da Ladra

Se tiver possibilidade não deixe de ir à feira da Ladra, a mais antiga e famosa feira de Lisboa. Este tipo de feiras decorre desde o século XII, mas apenas foi mencionada como “Feira da Ladra” no século XVII. O seu nome deriva da palavra “ladro”, um insecto ou pulga encontrado geralmente em antiguidades. A Feira da Ladra corre às terças e aos sábados e é onde os comerciantes de antiguidades e artesãos expõem os seus produtos. Localizada no Campo de Santa Clara, bem próximo ao Panteão Nacional, comprar aqui pode ser uma experiência única.

Tirar um foto com Fernando Pessoa

Ao visitar Lisboa não pode deixar de passar no emblemático café “A Brasileira”, fundado a 19 de Novembro de 1905 e tirar uma foto com a estátua de Fernando Pessoa. Era aqui que ocorriam várias tertúlias artisticas e literárias, sempre frequentadas por nomes influentes da história de Portugal. Sendo Fernando Pessoa um dos mais assíduos clientes deste café. Assim, em sua homenagem foi colocada uma estátua de bronze do escritor na esplanada deste café.

O que fazer em Lisboa: dicas para conhecer o melhor da capital portuguesa
Esplanada do café ” A Brasileira” com Fernando Pessoa

Leia também Descobrir o Museu do Chiado

Almoçar no Mercado da Ribeira

O Mercado da Ribeira, agora também conhecido como TimeOut Market é o principal mercado público da capital portuguesa e um famoso destino gastronómico. Este encontra-se aberto desde 1892, sendo conhecido pela sua enorme cúpula de inspiração oriental.

Veja o melhor da Gastronomia do Mundo – Lisboa

Inicialmente era um simples mercado tradicional, mas em 2014 passou a ser gerido pela Time Out Lisboa, que decidiu acrescentar várias bancas dedicadas à restauração. O rés-do-chão é onde se encontram as bancas com os produtos frescos e onde poderá fazer as suas compras. Já na zona da restauração encontrará um espaço tipo cantina, com várias mesas corridas e inúmeras bancas onde poderá adquirir a sua refeição.

Imagem de Richard Mcall por Pixabay

Comer uma sardinha assada num dos bairros de Lisboa

A melhor forma de conhecer um local é conhecendo a sua gastronomia. Então para conhecer Lisboa e os seus costumes não poderá deixar de comer uma bela Sardinha Assada, com um pedaço de broa e regada com azeite. Este é um prato geralmente associado às Festas dos Santos Populares, mas que poderá encontrar em quase todos restaurantes ou tascas da cidade em qualquer altura do ano.

Leia também Comidas típicas de Portugal: a sua origem

Ir a uma Casa de Fado

Visitar Lisboa implica ir a uma Casa de Fado, jantar à luz das velas enquanto ouve um fadista a soltar a voz. Independentemente de se gostar ou não do género musical, a verdade é que esta é uma das atividades que mais o farão emergir na cultura local. O Fado é um estilo de música tradicional portuguesa, que emergiu no século XIX, onde o fadista canta acompanhado de uma guitarra. De tal forma se enraizou na cultura portuguesa, sendo uma montra de Portugal para o Mundo, que em 2011, se tornou Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Veja Onde ficar em Lisboa: melhores bairros

Subir o elevador de Santa Justa

Ao visitar a baixa lisboeta dará de caras com o bonito Elevador de Santa Justa e quererá subir nele. Este foi construído, em 1902, como forma de facilitar a circulação entre o Rossio e o Largo do Carmo. No início, o projecto de Raul Mesnier de Ponsard, funcionava a vapor, mas mais tarde passou a trabalhar a energia elétrica. Este era o único elevador vertical da cidade que prestava um serviço público. Com um design neogótico maravilhoso, faz as delicias dos turistas, que se deslumbram com as magníficas paisagens obtidas no seu topo.

Elevador de Santa Justa

Veja o nosso Roteiro de 3 dias por Lisboa no primeiro dia

Explorar o Oceanário

O Oceanário de Lisboa é um aquário público, que foi criado para a EXPO98. Este é um magnífico pavilhão com um formato de porta-aviões, rodeado por água. É considerado o segundo maior aquário da Europa e toda a visita gira em torno de um grande aquário central. É um espaço bonito, didático e ideal para os que viajam com crianças.

Dicas para quem viaja com crianças

Visitar a Torre de Belém

Belém é provavelmente das áreas mais famosas de Lisboa, assim não pode deixar de constar em qualquer roteiro que se preze. A Torre de Belém é um dos mais famosos monumentos que por ali encontrará, tendo sido classificado como Património Cultural de toda a Humanidade, pela UNESCO. Esta foi construída na época dos Descobrimentos, com influências islâmicas e orientais e serviu como fortificação na defesa da barra do Tejo. Mas com o passar do tempo e a construção de outras fortificações mais eficientes, a Torre de Belém perdeu a sua função de defesa.

Leia o nosso Roteiro de 3 dias por Lisboa no 2º e 3º dia

Deliciar-se com um famoso Pastel de Belém

Os famosos Pastéis de Belém tal como o nome indica têm origem em Belém. Ao serem fechados todos os conventos e mosteiros em Portugal, no início do século XIX, o pasteleiro do Mosteiro dos Jerónimos numa tentativa de sobrevivência decide colocar à venda uns pastéis que se chamavam pastéis de Belém. O certo é que os mesmo fizeram sucesso, tornando-se num dos doces conventuais mais famosos de Portugal. E se quiser deliciar-se com um destes pasteis terá que ir à Fábrica dos Pastéis de Belém, pois ainda hoje a receita se mantém em segredo, sendo este o único local com a receita original. E tenho a certeza que adorará a experiência de comer um pastel quente e polvilhado com canela e açúcar em pó.

Visitar o Museu Nacional dos Coches

Na área de Belém encontrará também o belíssimo Museu Nacional dos Coches, onde se localizava o Antigo Picadeira Real. Mandado construir pela Rainha Dona Amélia, em 1905, este museu tem exposto os inúmeros coches feitos em Portugal, França, Itália, Áustria e Espanha. Aqui encontrará coches que vão desde os exemplares mais simples aos mais complexos.

O que fazer em Lsiboa
Museu Nacional dos Coches

Saiba mais sobre o Museu Nacional dos Coches

Como vê várias são as actividades que poderá fazer em Lisboa que lhe permitirão conhecer esta bela cidade.

Quer conhecer outras capitais?

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

15 thoughts on “O que fazer em Lisboa: dicas para conhecer o melhor da capital portuguesa
  1. Voltamos de Lisboa faz poucos meses e já estamos com outra viagem marcada para daqui a 4 meses. Voltamos depois de mais de 10 anos da primeira viagem e parecia que tínhamos estado lá há pouco tempo… a cidade é uma delícia. Das suas sugestões do que fazer em Lisboa ainda não fomos ao Oceanário.

  2. Que delícia de post! Lisboa é a minha cidade top 1, não só entre as capitais que gostaria de conhecer. Na verdade, gostaria de gastar um tempo bom no país inteiro – e até morar aí em Portugal! Amei saber o que fazer em Lisboa pelos seus olhos!

  3. Amei seu roteiro sobre o Que fazer em Lisboa!. Eu AMOOOOO Pastel de Belém e sonho em comer o original de Lisboa! A torre de Belem é pura historia sou louca pra conhecer. Nem conhecia o Fado acredita? Amei seu roteiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.