Atracções Crianças Destinos Europa Porto Portugal

Descobrir o Zoo Santo Inácio em Vila Nova de Gaia

Zoo Santo Inácio

O Zoo Santo Inácio é um belo e verdejante jardim zoológico, localizado em Vila Nova de Gaia. Surge da paixão de uma família pela Natureza, tendo aberto portas em 2000.

Leia também Oh! Porto Apartments

O principal objectivo do Zoo Santo Inácio é aproximar a comunidade à Natureza e à Vida Selvagem. Atualmente possui uma área de cerca de 15 hectares onde habitam 600 animais de 200 espécies diferentes.

Zoo Santo Inácio
Eu a dar de comer a uma Arara

Missão

O Zoo Santo Inácio tem como principal missão a sensibilização dos seus visitantes para a proteção da vida selvagem assim como o bem-estar dos seus animais. Para isso, todos os animais que habitam no local, vivem em ambientes de acordo com a sua origem, proporcionando-lhes condições para que estes vivam saudáveis.

Zoo Santo Inácio
Um dos vários animais que andam à solta no Zoo

Por outro lado, participam activamente na Conservação da Natureza em especial das espécies em vias de extinção. Isto através da reprodução, variabilidade e educação. Ou seja, cooperam com mais de 42 programas Europeus de Reprodução de Espécies, ajudam na manutenção de populações saudáveis e com grande diversidade genética para deste modo garantir a pureza das espécies. E ainda aproximam os seus visitantes da vida selvagem, mostrando os comportamentos naturais dos animais.

Leia também WOW Porto: uma visita pelo World of Wine

O Zoo Santo Inácio

Ao visitar o zoo encontrará um espaço amplo que permite criar uma atmosfera natural para cada um dos animais que ali habitam. Assim, é fácil entender que durante o seu percurso no parque encontrará diferentes e bem distintos habitats, tendo por vezes a sensação de estar no meio da selva.

Ao longo do dia poderá assistir a alguns animais a serem alimentados, havendo horários específicos para tal. São denominados os “Encontros com o Tratador” e ocorrem duas vezes por dia para os Leões Asiáticos, assim como para os Pinguins de Humbolt.

Um dos "Encontros com o Tratador"
Um dos “Encontros com o Tratador”

Áreas do Zoo Santo Inácio

Ou seja, o parque está dividido em áreas distintas e com diferentes tipos de ecossistemas. Uma das áreas mais famosas é o Túnel dos Leões Asiáticos, que é um túnel envidraçado com cerca de 40 metros. Ali verá um dos mais raros felinos do mundo no seu habitat.

Outros dos espaços mais populares é a Savana Africana, onde poderá observar Girafas, Rinocerontes, Elefantes, Zebras, assim como algumas outras espécies que ali habitam.

Veja o nosso Tour pelo Porto com a Living Tours

Visite também o Reptilário, um espaço moderno, criado para replicar as condições de origem dos habitats naturais das cerca de 50 espécies de répteis e anfíbios que por ali vivem. Aqui verá animais como a Piton reticulada, os crocodilos anões, as rãs tomate, assim como várias outras espécies. Outro espaço que não poderá perder é a Casa dos Animais Noturnos, uma área com mais de 40 espécies diferentes. Este é uma dos mais importantes insectários do país e que tem como missão mostrar aos seus visitantes as diferentes espécies e a sua importância no ecossistema. Aqui encontrará tarântulas, escorpiões, caracóis, escaravelhos, baratas, entre tantos outros.

Aventure-se ainda na floresta densa do Mundo Tropical e observe as diversas espécies que por ali se encontram. Passeie entre faisões, lemures e morcegos que andam livremente por ali. Para mim é o espaço mais bonito de todo o Zoo.

Mundo Tropical
Mundo Tropical

Apadrinhe uma espécie

Se partilha da paixão desta família pelos animais então pode ajudar e participar ativamente na melhoria das condições destes. Para isso torne-se padrinho de uma espécie do zoo e estará a contribuir ativamente para a conservação e preservação do Mundo Animal, permitindo igualmente a possibilidade de o zoo acolher mais elementos da mesma espécie.

Zoo Santo Inácio
Um lama do Zoo Santo Inácio

Se apadrinhar uma espécie terá direito a um ZooCard, com visitas ilimitadas ao Zoo Santo Inácio durante um ano, uma box com merchandising, assim como uma placa de apadrinhamento com o seu nome. Para tal, pagará um valor anual de 55 euros.

Leia também Sea Life Porto

Outras informações

MoradaContactosHorárioPreços
Rua 5 de Outubro, 4503
4430-809 Avintes
+351227878500
info@zoosantoinacio.com
https://zoosantoinacio.com/
Verão 10h-19h
Inverno 10h-17h
Criança 10.90€
Adulto 16.50€
Informações Adicionais do Zoo Santo Inácio

Outros temas sobre actividades ao Ar Livre

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

10 thoughts on “Descobrir o Zoo Santo Inácio em Vila Nova de Gaia
  1. Me parece que o Zoo Santo Inácio possui uma política voltada para a proteção e conservação animal, pois a maioria dos zoológicos somente exploram os animais, deixando-os confinados em pequenos espaços, sendo possível observar claramente o nível de estresse dos animais.
    Como bióloga e defensora do turismo animal natural, estudo muito antes de visitar qualquer ambiente em que haja animais, para não patrocinar o turismo exploratório.

  2. Aprendi ao longo dos anos a evitar o turismo exploratório, por isso, deixei de visitar zoologicos. Entretanto, esse zoo me pareceu ter preocupações com a proteção animal, por isso, acho que seria uma excelente opção em Vila Nova de Gaia, principalmente para levar as crianças!

  3. Que legal conhecer o Zoo Santo Inácio através do seu post. É muito legal saber que ainda tem lugares como esse que prezam pela proteção animal, pois a maioria não tem isso como prioridade. Abraços

  4. Após muitos anos, evito ir a lugares que envolve atração com animais. Mas amei ler o seu post e ver a preocupação deles com os animais. Parabéns pela postagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.