O Zoo Santo Inácio é um belo e verdejante jardim zoológico, localizado em Vila Nova de Gaia. Surge da paixão de uma família pela Natureza, tendo aberto portas em 2000.
O principal objectivo do Zoo Santo Inácio é aproximar a comunidade à Natureza e à Vida Selvagem. Atualmente possui uma área de cerca de 15 hectares onde habitam 600 animais de 200 espécies diferentes.
Conteúdo do artigo
Missão
O Zoo Santo Inácio tem como principal missão a sensibilização dos seus visitantes para a proteção da vida selvagem assim como o bem-estar dos seus animais. Para isso, todos os animais que habitam no local, vivem em ambientes de acordo com a sua origem, proporcionando-lhes condições para que estes vivam saudáveis.
Por outro lado, participam activamente na Conservação da Natureza em especial das espécies em vias de extinção. Isto através da reprodução, variabilidade e educação. Ou seja, cooperam com mais de 42 programas Europeus de Reprodução de Espécies, ajudam na manutenção de populações saudáveis e com grande diversidade genética para deste modo garantir a pureza das espécies. E ainda aproximam os seus visitantes da vida selvagem, mostrando os comportamentos naturais dos animais.
Leia também WOW Porto: uma visita pelo World of Wine
O Zoo Santo Inácio
Ao visitar o zoo encontrará um espaço amplo que permite criar uma atmosfera natural para cada um dos animais que ali habitam. Assim, é fácil entender que durante o seu percurso no parque encontrará diferentes e bem distintos habitats, tendo por vezes a sensação de estar no meio da selva.
Ao longo do dia poderá assistir a alguns animais a serem alimentados, havendo horários específicos para tal. São denominados os “Encontros com o Tratador” e ocorrem duas vezes por dia para os Leões Asiáticos, assim como para os Pinguins de Humbolt.
Áreas do Zoo Santo Inácio
Ou seja, o parque está dividido em áreas distintas e com diferentes tipos de ecossistemas. Uma das áreas mais famosas é o Túnel dos Leões Asiáticos, que é um túnel envidraçado com cerca de 40 metros. Ali verá um dos mais raros felinos do mundo no seu habitat.
Outros dos espaços mais populares é a Savana Africana, onde poderá observar Girafas, Rinocerontes, Elefantes, Zebras, assim como algumas outras espécies que ali habitam.
Veja o nosso Tour pelo Porto com a Living Tours
Visite também o Reptilário, um espaço moderno, criado para replicar as condições de origem dos habitats naturais das cerca de 50 espécies de répteis e anfíbios que por ali vivem. Aqui verá animais como a Piton reticulada, os crocodilos anões, as rãs tomate, assim como várias outras espécies. Outro espaço que não poderá perder é a Casa dos Animais Noturnos, uma área com mais de 40 espécies diferentes. Este é uma dos mais importantes insectários do país e que tem como missão mostrar aos seus visitantes as diferentes espécies e a sua importância no ecossistema. Aqui encontrará tarântulas, escorpiões, caracóis, escaravelhos, baratas, entre tantos outros.
Aventure-se ainda na floresta densa do Mundo Tropical e observe as diversas espécies que por ali se encontram. Passeie entre faisões, lemures e morcegos que andam livremente por ali. Para mim é o espaço mais bonito de todo o Zoo.
Apadrinhe uma espécie
Se partilha da paixão desta família pelos animais então pode ajudar e participar ativamente na melhoria das condições destes. Para isso torne-se padrinho de uma espécie do zoo e estará a contribuir ativamente para a conservação e preservação do Mundo Animal, permitindo igualmente a possibilidade de o zoo acolher mais elementos da mesma espécie.
Se apadrinhar uma espécie terá direito a um ZooCard, com visitas ilimitadas ao Zoo Santo Inácio durante um ano, uma box com merchandising, assim como uma placa de apadrinhamento com o seu nome. Para tal, pagará um valor anual de 55 euros.
Leia também Sea Life Porto
Outras informações
Morada | Contactos | Horário | Preços |
Rua 5 de Outubro, 4503 4430-809 Avintes | +351227878500 info@zoosantoinacio.com https://zoosantoinacio.com/ | Verão 10h-19h Inverno 10h-17h | Criança 10.90€ Adulto 16.50€ |
Outros temas sobre actividades ao Ar Livre
- Mundo Viajante – O que fazer na Ilha do Mel
- Experiência Barbara – Ecoturismo em Ponta Grossa – roteiro de 2 dias
- Agarre o Mundo – A encantadora Cachoeira de Santa Bárbara na Chapada dos Veadeiros
- Viaja que Passa – Caraíva: o que fazer, onde se hospedar e mais dicas
- Classe Turista – Ponta Grossa: Conhecendo o Buraco do Padre e a Fenda da Freira
- Conselhos de Viagem – Parques de Barcelona
Afiliados
Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.
Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.
Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.
Me parece que o Zoo Santo Inácio possui uma política voltada para a proteção e conservação animal, pois a maioria dos zoológicos somente exploram os animais, deixando-os confinados em pequenos espaços, sendo possível observar claramente o nível de estresse dos animais.
Como bióloga e defensora do turismo animal natural, estudo muito antes de visitar qualquer ambiente em que haja animais, para não patrocinar o turismo exploratório.
Aprendi ao longo dos anos a evitar o turismo exploratório, por isso, deixei de visitar zoologicos. Entretanto, esse zoo me pareceu ter preocupações com a proteção animal, por isso, acho que seria uma excelente opção em Vila Nova de Gaia, principalmente para levar as crianças!
Que legal conhecer o Zoo Santo Inácio através do seu post. É muito legal saber que ainda tem lugares como esse que prezam pela proteção animal, pois a maioria não tem isso como prioridade. Abraços
Legal saber da preocupação com os animais e a natureza nesse Zoo. Fico feliz pelos bichinhos estarem sendo bem tratados 💙
Após muitos anos, evito ir a lugares que envolve atração com animais. Mas amei ler o seu post e ver a preocupação deles com os animais. Parabéns pela postagem.
Kenia nós aqui por casa fazemos precisamente o contrário. Ou seja, tentamos ir em todo o lugar que tenha animais para tentar perceber de que forma estes são tratados e fazer alguma coisa se virmos que não têm as condições necessárias.
Tenho reticências com zoológicos no geral porque nem sempre há um objetivo real na conservação das espécies. Legal que você teve uma boa impressão do Zoo Santo Inácio.