Destinos Dicas Europa Grécia

Passeios gratuitos em Santorini

Santorini

Santorini é provavelmente a ilha mais conhecida da Grécia mas também uma das mais caras. Contudo, é possível fazer vários passeios gratuitos em Santorini, que o deixarão completamente encantado por esta magnífica ilha. Conhecida pelas suas trilhas hipnotizantes, gloriosos pôr-do-sol, falésias coloridas e edifícios caiados de branco, Santorini é uma verdadeira joia na Terra.

Um dia em…Santorini

Passeios gratuitos em Santorini
Oiã em Santorini – uma das minhas viagens de sonho

Fotografe as Igrejas de Santorini

Apesar de ser uma ilha bem pequena, Santorini está repleta de edifícios religiosos. Ou seja, ao visitar a ilha poderá descobrir inúmeras capelas, igrejas, catedrais e até mosteiros espalhados pelas várias localidades. Claro que muitas delas são simples igrejas caiadas de branco e com as famosas cúpulas azuis. Mas apesar de toda a simplicidade são locais absolutamente maravilhosos e únicos. Cada um destes templos religiosos merece a sua visita quer seja para orar, quer seja para admirar os pormenores de cada um deles e fotografá-los.

Passeie por Fira

Deixe-se encantar pela bonita localidade de Fira, a maior e mais movimentada localidade de Santorini. Situada no topo de um penhasco, com mais de 220 metros de altura, Fira é o centro de arte e cultura da ilha. Como tal, encontrará várias galerias espalhadas pelas ruas. Não deixe de entrar nelas. Além disso, deixe-se perder pelos becos e ruelas, enquanto descobre capelas escondidas, portas em arco, miradouros com paisagens únicas assim como cheirar as flores espalhadas pelas ruelas e brincar com os muito gatos que por ali andam.

Passeios gratuitos em Santorini
Fira vista da trilha que liga Fira a Oiã

Percorra a trilha entre Fira e Oiã

Percorra a trilha mais icónica de Santorini, com cerca de 12 km e que liga Fira a Oiã. Parece uma longa caminhada mas não é, até porque a paisagem sobre a caldeira compensa o resto. O percurso demora cerca de 3 horas e recomendamos que o faça logo de manhã ou ao final da tarde, para não sofrer muito com o sol. Leve a sua máquina fotográfica, uns bons sapatos, protector solar e água. Deixe-se encantar pelas paisagens maravilhosas que a Ilha de Santorini lhe irá proporcionar, enquanto caminha ao longo da caldeira e descobre aldeias pitorescas.

Ruelas de Santorini

Refresque-se na Amoudi Bay

Assim que chegar a Oiã desça até à Baía de Amoudi e refresque-se da longa caminhada que fez. Esta é uma pequena e adorável vila de pescadores, rodeada de falésias, ou seja uma pérola escondida. Mas esteja preparado para descer 278 degraus do penhasco de cor vermelha da Caldera, que depois terá de subir novamente. Claro que em vez de descer pelos degraus poderá sempre aventurar-se e pular das falésias diretamente para as águas do Mar Egeu. Como é um local pouco conhecido pelos turistas acaba por estar mais vazio, tornando-o o local perfeito para passear e se refrescar enquanto nada por entre as rochas.

Amoudi Bay
Amoudi Bay

Assista ao pôr do sol em Oiã

Sem dúvida que assistir ao pôr do sol em Oiã é o mais famoso dos passeios gratuitos de Santorini. Apesar de ser o local onde todas as celebridades se reúnem, a verdade é que Oiã proporciona um dos passeios gratuitos mais belos da ilha e do mundo. Existem alguns pontos privilegiados onde se pode testemunhar este belo presente da natureza. O que acaba por lhe facilitar a vida, pois os lugares mais famosos acabam por estar sempre lotados.

Passeios gratuitos em Santorini
A bela vila de Oiã

Leia também A Grécia e as suas paisagens inesquecíveis

Vá até ao Castelo de Agios Nikolaos

Vá até ao Castelo de Agios Nikolaos e deixe-se encantar por as maravilhosas paisagens que o rodeiam. Estas ruínas do Castelo Bizantino do século XV, são uma das atrações mais fotografadas da ilha. Durante algum tempo foi utilizado como forte para ajudar a afastar os piratas, mas com a grande explosão vulcânica de 1956, acabou em ruínas. É um dos sítios mais procurados da ilha para assistir ao famoso pôr-do-sol, por isso aconselhamos a visitá-lo num outro horário.

Passeios gratuitos em Santorini
Castelo de Agios Nikolaos

Dê um mergulho nas praias de Santorini

Apesar de Santorini não ser propriamente conhecida pelas suas praias, a verdade é que as tem e qualquer uma delas é ótima. Agora esteja preparado para o facto de estas no lugar da areia ter pequenos seixos vulcânicos. O que num dia de muito calor pode ser terrível, pois estes atingem temperaturas medonhas. A praia mais conhecida e frequentada da ilha é a praia de Kamari, mas também poderá visitar a Praia de Perissa, bem calma e longe das grandes multidões ou ainda a Praia Vermelha, completamente diferente de todas as outras. A Praia Vermelha é outra das pérolas escondidas da ilha, conhecida pelos seus vários tons de vermelho.

Praia de Kamari
Praia de Kamari

Gastronomia do Mundo – Santorini

Suba ao topo da Skaros Rock

Aventure-se e suba ao topo da Skaros Rock, um promontório rochoso criado pelas erupções vulcânicas e moldado pela erosão e vários terramotos, que se projeta sobre o Mar Egeu. Localizado em frente à vila de Imerovigli terá sido fortificado por altura do século XIII, pelo Império Bizantino. Com o tempo, o assentamento cresceu, tendo-se tornado a vila mais importante da ilha. Com as constantes erupções vulcânicas, a localidade acabou por ser destruída e atualmente apenas é possível ver alguns vestígios de um castelo que ali terá existido. Mas valerá a pena subir ao topo para mais uma vez ficar encantado com as maravilhosas paisagens de Santorini.

Skaros Rock
Skaros Rock

Descubra Pyrgos

Aproveite a sua visita a Santorini para explorar e descobrir Pyrgos, uma vila medieval extremamente bem preservada e cheia de recantos a descobrir. Localizada no topo de uma colina, Pyrgos caracteriza-se pelas suas estreitas ruelas e um ambiente vibrante e alegra. Visite as lojas locais e admire as magníficas vistas panorâmicas em 360º de toda a ilha assim como a bela arquitetura, bem típica das Cíclades. Deixe-se perder pelas ruelas de Pyrgos e desfrute de toda a beleza que esta verdadeira joia de Santorini tem para oferecer.

Recantos de Pyrgos
Recantos de Pyrgos

Vocês já visitaram Santorini? O que têm a dizer desta maravilhosa ilha grega?

Beda 2022
Artes por Joyce

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

2 thoughts on “Passeios gratuitos em Santorini

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.