Destinos Europa Lisboa Portugal Roteiros

Roteiro de 3 dias por Lisboa – 2º e 3º dia

Roteiro de 3 dias por Lisboa
Depois de um primeiro dia bem cheio, aqui deixamos o artigo referente ao roteiro  de 3 dias por Lisboa – 2º e 3º dia, também eles repletos de visitas e história. Caso queira ver o roteiro do nosso primeiro dia basta aceder aqui aqui.

O nosso roteiro

2º dia

Parque Eduardo VII

Para o segundo dia do nosso Roteiro de 3 dias por Lisboa – 2º e 3º dia, decidimos visitar a zona do Castelo de São Jorge e o bairro da Graça, mas antes fomos até ao Parque Eduardo VII, que se localiza bem perto do nosso hotel e fica no extremo norte da Avenida da Liberdade. Este oferece magníficas vistas sobre a cidade, sendo um bonito e enorme parque, com cerca de 25 hectares, que data do início do séc. XX. Actualmente é palco de algumas exposições, concertos e ainda da Feira Anual do Livro.

Miradouro de Santa Luzia

Decidimos depois ir até à Praça Figueira para apanhar o eléctrico para o Castelo de São Jorge. Mas mais uma vez nos esperava um senão. Chegámos todos felizes e contentes à paragem do eléctrico, que estava a abarrotar, e decidimos ficar na fila debaixo de um sol abrasador. Passou mais de meia hora e eléctrico nada, até que uma senhora se lembrou que provavelmente não haveria eléctrico pois uma das ruas, por onde ele passava, estava em obras. Enfim…. Depois de desespero e de andar a procurar informações, lá nos disseram que poderíamos apanhar o autocarro na Praça da Figueira para ir até ao Castelo, mas que devido a obras também não passaria até ao local exacto e ficaria junto ao Miradouro de Santa Luzia. Quando chegámos ao miradouro e vimos a fantástica vista sobre o bairro de Alfama e sobre o Rio Tejo, ficámos maravilhados, e aproveitei um dos banquinhos que existem para dar de mamar à bebé e assim contemplar a paisagem. Vimos ainda dois bonitos painéis de azulejo, um da Praça do Comércio antes do terramoto e outro dos Cristãos a atacarem o Castelo de São Jorge, que estão expostos no miradouro.

Leia também Miradouros de Lisboa: melhores paisagens da cidade

Paisagem a partir do Miradouro de Santa Luzia

Castelo de São Jorge

Fomos depois em direcção ao Castelo de São Jorge, localizado na mais alta colina de Lisboa e que foi declarado Monumento Nacional em 1910 (antes da implantação da República). Acredita-se que a primeira edificação no local terá ocorrido por volta do séc. II a.C., e ao longo dos séculos várias foram as remodelações que o mesmo sofreu, a última das quais no final do séc. XX. Aqui vários são os atractivos que podem ser visitados, nomeadamente, os bonitos jardins e o miradouro, a torre de Ulisses e a Casa do Governador. Nós decidimos não pagar bilhete para entrar uma vez que não dava para fazer a visita completa com o carrinho de bebé e estava muito calor para andar com a Cléo ao colo.
Este é um dos monumentos com 20% de desconto para os portadores do LisboaCard.

Leia também Lisboa com crianças: top 10

Entrada para o Castelo

Bairro da Graça

Depois de termos dado uma volta nas ruelas em torno do Castelo, que estavam magnificamente enfeitadas, seguimos em direcção ao bairro da Graça. Este é um bairro operário, que surgiu após o terramoto de 1755. Sendo um dos bairros mais bonitos de Lisboa, muito em parte devido aos seus miradouros, que oferecem as melhores paisagens da cidade.
Ruela junto ao Castelo
Quando chegámos à Graça fomos logo em direcção ao Miradouro Sophia de Mello Breyner, também conhecido por Miradouro da Graça, que é provavelmente o miradouro que oferece a mais bonita paisagem de Lisboa. Aqui aproveitámos para beber um café na famosa esplanada enquanto apreciávamos a paisagem sobre o Castelo, sobre o Tejo e sobre Alfama. Ainda é possível ver também um bonito busto em bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen ( de António Duarte).

Paisagem a partir do Miradouro da Graça

Bem na praça onde se encontra o miradouro, o Largo da Graça, situa-se a Igreja Nossa Senhora da Graça, que foi fundada pela Ordem de Santo Agostinho. Esta foi classificada como Monumento Nacional é conhecida pelo seu belo altar decorado com azulejos. Devo dizer que adorei o seu magnífico interior.

Fachada da Igreja Nossa Senhora da Graça
Interior da Igreja Nossa Senhora da Graça
Depois de visitarmos o bairro da Graça decidimos comer mesmo por ali, para depois continuar o nosso percurso, mas a nossa linda filha decidiu que estava na hora de fazer birra e acabámos por almoçar e apanhar um táxi para o hotel e assim dar por terminado o nosso dia, do nosso roteiro de 3 dias por Lisboa – 2º e 3º dia.

3º dia

No terceiro e último dia decidimos ir até à zona de Belém, que é um dos locais mais conhecidos e visitados de Lisboa, estando intimamente ligado aos Descobrimentos. Aqui encontramos um ambiente ribeirinho, cheio de espaços verdes, agradável e inspirador. Para nos deslocarmos até lá apanhámos o eléctrico 15E e fizemos uma viagem bem agradável.

Parques da zona de Belém

Museu Nacional dos Coches

O primeiro local que visitámos foi o Museu Nacional dos Coches, mais propriamente o Antigo Picadeiro Real e depois fomos até ao novo edifício do museu. Este fantástico museu foi mandado construir pela Rainha D.Amélia, em 1905, para expor os inúmeros coches feitos em Portugal, Itália, França, Áustria e Espanha. Estes belos exemplares vão desde os mais simples aos mais complexos e actualmente estão expostos em dois locais diferentes. Uns no Antigo Picadeiro Real e os outros no Novo Museu dos Coches.  Aqui a entrada é gratuita para que tiver o LisboaCard.

Antigo Picadeiro Real
Novo edifício do museu

Mosteiro dos Jerónimos

Depois de visitarmos este fantástico local seguimos em direcção ao Mosteiro dos Jerónimos, conhecido como a “jóia” do estilo manuelino. Este foi construído no séc. XVI, tendo pertencido à Ordem de São Jerónimo. A sua arquitectura resulta de uma mistura de estilos, que engloba o gótico e o renascimento, tornando o edifício único. Este é um dos locais que está intimamente ao nosso país e aos Descobrimentos, tendo a sua construção, sido financiada pelos rendimentos trazidos da Índia. Este fantástico mosteiro está classificado, pela UNESCO, como Património Cultural de toda a Humanidade. A sua entrada também é gratuita para quem possua o LisboaCard.
Este será outro dos locais sobre o qual farei um artigo separado.

Pormenor da Fachada do Mosteiro
Zona dos claustros do Mosteiro

Belém

O Padrão dos Descobrimentos foi a nossa paragem seguinte. Este foi inaugurado em 1960, aquando da celebração dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique. Localizado junto ao Rio Tejo, pretende evocar a expansão marítima e tem um design em forma de caravela e um conjunto de esculturas que são lideradas pelo Infante D. Henrique. Bem no alto desta incrível monumento, temos um miradouro que proporciona uma vista sobre o Tejo absolutamente fantástica. Aqui poderá ter um desconto de 30% se tiver o LisboaCard. Mais uma vez, decidimos não visitar pois não deixavam subir o carrinho de bebé.

Pormenor das esculturas
Padrão dos Descobrimentos

Depois de tiradas todas as fotos seguimos em direcção à Torre de Belém, mas antes passámos junto ao Monumento Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que nada mais é do que uma reprodução real do hidroavião “Lusitânia” utilizado pelos dois para a primeira travessia aérea do Atlântico. Este bonito e invulgar local foi inaugurado a 15 de Outubro de 1991.

Descobrir Lisboa dos Descobrimentos

Monumento Gago Coutinho e Sacadura Cabral
Logo junto a este local temos a famosa Torre de Belém, construída na época dos Descobrimentos. Esta era uma fortificação importante na defesa da barra do Tejo. Este bonito monumento, classificado como Património Cultural de toda a humanidade, pela UNESCO, reflete as influências islâmicas e orientais, características do estilo manuelino. Com o passar do todo e com a construção de outras fortificações mais eficientes, a Torre de Belém foi perdendo a sua função de defesa e actualmente é um dos monumentos mais famosos de Portugal. Possui também um bonito miradouro, que permite tirar fotografias incríveis sobre o Tejo.  A entrada é gratuita com o LisboaCard.

Torre de Belém

Fim do passeio

Depois de visitados tudo o que pretendíamos em Belém decidimos parar para almoçar e optámos pelo fantástico e conhecido restaurante Portugália ,que se localiza junto ao Tejo, entre o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém. Logo depois de almoçar e como já era meio da tarde e a nossa pequena começava a mostrar sinais de alguma má disposição decidimos ir até ao hotel e assim dar por terminado o nosso roteiro de 3 dias por Lisboa – 2º e 3º dia.

É certo que ficou muito para visitar e que os dias para nós terminaram muito cedo, mas a verdade é que já não somos apenas dois e agora é a nossa filha que decide o que nos é possível ver. E mesmo assim para um bebé de apenas um mês ela portou-se maravilhosamente bem, o que poderá ser um bom indicador que teremos uma filha que gostará de acompanhar os pais na descoberta do mundo.

Caso queira saber um pouco mais sobre Belém e os seus monumentos aconselho a ler o post, do blog Lugares de Memória, Belém: o marco zero de nossa história com os portugueses.

Miniatura da Torre
No interior da Torre

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Quer escolher os melhores passeios para a sua viagem? Reserve então com a Tiqets e usufrua dos melhores passeios.