Atracções Destinos Europa Inglaterra

O que ver em Trafalgar Square

O que ver em Trafalgar Square

Trafalgar Square é a principal praça de Londres, sendo considerada o coração da cidade. É nesta praça que ocorrem vários tipos de eventos, celebrações e concertos, assim como manifestações e protestos. Foi construída para criar uma praça de estilo italiano bem no centro da cidade. Dada a sua importância decidimos fazer este artigo para lhe mostrar o que ver em Trafalgar Square.

Veja o nosso Roteiro de 4 dias por Londres

Onde se localiza da Trafalgar Square

A Trafalgar Square localiza-se em Westminster, no centro de Londres. A estação de metro mais próxima do local é a Charing Cross, situando-se a poucos minutos a pé do local. A praça é ladeada a norte pela Galeria Nacional, a leste pela Igreja St Martins-in-the-Fields e The Strand, a sul pela Whitewall e a sudoeste pelo Admiralty Arch e The Mall.

Venha Descobrir a Abadia de Westminster

História

Durante muito tempo no local onde hoje é a Trafalgar Square situavam-se os estábulos adjacentes ao Palácio de Whitehall. Mas, por volta de 1820, o local foi transformado num espaço público, sob o projecto do renomado arquitecto John Nash. Então, em 1830, como homenagem à Batalha de Trafalgar, a praça acabou por receber o nome de Trafalgar Square. Esta batalha marca a vitória da Marinha Real Britânica durante as Guerras Napoleónicas.

Leia também Passeios gratuitos em Londres

Em 2003 a praça sofreu uma grande reforma, ocorrendo uma ampliação do local, incluiu-se a escadaria que liga a praça à Galeria Nacional assim como uma área para pedestres.

O que ver em Trafalgar Square

Nesta que é a praça mais importante de Londres existem várias atrações que merecem ser visitadas. Nesse sentido, decidimos falar-vos um pouco do que ver em Trafalgar Square.

Leia também Londres em 5 filmes

Coluna de Nelson

A Coluna de Nelson é um dos principais símbolos de Londres. Esta é uma bela coluna, instalada na praça em 1843 e que suporta a estátua de granito do Almirante Nelson, almirante que liderou a Marinha Real Britânica.

A coluna tem 52 metros de altura enquanto que a estátua tem 5 metros. Na base da coluna encontram-se 4 leões de bronze, adicionados em 1867, pelo Sir Edward Landseer e funcionam como protectores do monumento.

Uma curiosidade sobre a Coluna de Nelson é que pelo facto de ser tão importante para Londres, Adolf Hitler ordenou que esta não fosse bombardeada durante a II Guerra Mundial. Para que assim ele pudesse leva-la para a Alemanha no final da guerra, como troféu pela sua vitória.

O que ver em Trafalgar Square
Coluna de Nelson na Trafalgar Square

The National Gallery

A Galeria Nacional é o quarto museu de arte mais visitado do mundo, localizando-se na zona norte da Trafalgar Square. O museu, aberto desde 1824, alberga uma das maiores coleções de pinturas do mundo, que vão desde os meados do século XIII até ao século XX. A Galeria Nacional é a casa de obras magníficas de artistas como Botticelli, Leonardo da Vinci, Rembrandt, Gainsborouh assim como Turner, Renoir e Van Gogh. O melhor é que a entrada é gratuita.

O que ver em Trafalgar Square
Galeria Nacional na Trafalgar Sqaure

Venha Descobrir o Museu de História Natural de Londres

Igreja St Martin-in-the-Fields

A igreja St Martin-in-the-Fields é uma igreja anglicana de arquitectura neoclássica. Originalmente construída em 1222, é conhecida pelas suas inovações e tradições. O edifício atual data de 1726.

Igreja St Martin-in-the-Fields
A Igreja St Martin-in-the-Fields na Trafalgar Square

A igreja destaca-se das restantes pela sua ligação à música, algo patente nos frequentes concertos de jazz que ali decorrem. Além disso abriga o Café in the Crypt, um café que se localiza na cripta da igreja e onde decorrem os concertos. Uma das principais missões da Igreja de St Martin-in-the-Fields é apoiar os sem-abrigo e os mais vulneráveis.

Leia também Descobrir a Catedral de Southwark

Esquadra de polícia

No canto sudeste da praça é possível encontrar a menor esquadra da polícia de Londres, que é do tamanho de uma cabine telefonica. Originalmente, esta era uma lâmpada ornamental mas em 1926, a Scotland Yard decidiu converter o local num mini bunker, de forma a observar os manifestantes dos vários protestos que ali ocorriam. No topo é possível ver uma lâmpada, que era do HMS Victory, o navio do Almirante Nelson, que lutou na Batalha de Trafalgar.

4 Pedestais

Nas extremidades laterais da praça é possível ver quatro pedestais. Em três desses pedestais é possível ver 3 estátuas de bronze. Duas delas são de generais britânicos, o General Sir Charles James Napier e do Major-General Sir Henry Havelock e a terceira é do Rei George IV. O quarto pedestal, chamado de Fourth Plinth, originalmente deveria levar a estátua do Rei Guilherme IV, contudo problemas financeiros levaram a que o projecto fosse suspenso.

  • Estátua Equestre de Rei George IV – é estátua em bronze da autoria de Sir Francis Chantery. Adicionada à praça em 1843. Ali é possível ver o rei vestido com trajes da Roma Antiga, enquanto cavalga sem sela. Inicialmente era para ser colocada no topo do Marble Arch mas após a morte do rei acabou por se colocar na localização atual.
Estátua Equestre de George IV
Estátua Equestre de George IV
  • Estátua do General Sir Charles James Napier – é uma estátua de bronze do escultor George Gammon Adams, adicionada à praça em 1856. Charles James Napier é retratado em pé, vestindo o uniforme militar e possuindo uma capa, segurando a bainha da mesma com a mão esquerda. Na mão direita segura um pergaminho.
Trafalgar Square
Trafalgar Square com a Estátua do General Sir Charles James Napier
  • Estátua do Major-General Sir Henry Havelock – é estátua de bronze da autoria do escultor William Behnes. Adicionada à praça em 1861, retrata o Major em pé, vestido com uniforme militar e com uma capa.

Gastronomia do Mundo – Londres

  • Quarto Pedestal – esteve vazio por mais de 150 anos. Mas desde 1999 é ocupado temporariamente por obras feitas especialmente para o local.

Outras esculturas para ver Trafalgar Square

  • Estátua Equestre de Carlos I – é uma obra do escultor francês Hubert Le Seur. Retrata o Rei Carlos I de Inglaterra, em cima do cavalo, vestindo uma armadura mas sem capacete. No ombro direito, tem um laço feito com um lenço amarrado, segurando um bastão na mão direita e as rédeas do cavalo na esquerda.
  • Estátua de James II – estátua de bronze que retrata o Rei Jaime II de Inglaterra como um imperador romano, vestindo uma armadura e uma coroa de louros.
  • Estátua de George Washington – liderou as tropas coloniais na batalha pela independência dos Estados Unidos da Grã-Bretanha. Foi um presente da Estado da Virgínia, nos EUA, para a cidade de Londres.

Fontes

Na Trafalgar Square é possível encontrar duas belas fontes, inseridas no local em 1845. Mas em 1930 Sir Edwin Lutyens redesenhou as mesmas, incluindo novos detalhes. Como por exemplo, os golfinhos, as sereias e os tritões.

O que ver em Trafalgar Square
Fonte na Trafalgar Square

O objectivo da colocação destas fontes na praça eram neutralizar o calor e o brilho do asfalto desta praça movimentada assim como ajudar no controlo das multidões que ali se aglomeravam quando ocorriam manifestações.

Bustos de 3 almirantes

Em 1948 foram colocados na praça o busto de 3 almirantes, colocados em cima de pilastras de granito. Inicialmente, os bustos foram projectados para serem instalados nas fontes, mas acabaram por serem colocados junto à parede situada a norte da praça.

  • Lord Jellicoe – busto de bronze da autoria de Charles Wheeler
  • Lord Beatty – busto de bronze da autoria de William MacMillian
  • Lord Almirante Cunnigham – busto de bronze da autoria de Franta Besley

Canada House

A Casa do Canadá localizada a oeste da Trafalgar Square é a sede do alto Comissariado do Canadá em Londres. Construída entre 1824 e 1827 por Sir Smirke, arquitecto do Museu Britânico é o local onde actualmente funciona do Consulado do Canadá e onde os cidadãos canadianos se devem dirigir caso necessitem de algum apoio.

Trafalgar Square
Trafalgar Square com a Canada House ao fundo

Casa da África do Sul

A Casa da África do Sul, situada a oeste da Trafalgar Square, foi construída em 1930. Atualmente é a sede do Alto Comissariado da África do Sul, abrigado igualmente o Consulado sul-africano.

Como é fácil perceber há inúmeras coisas para ver em Trafalgar Square. Assim, quando visitar Londres não deixe de dedicar algum tempo a esta maravilhosa praça.

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a TAP e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Precisa de carros? Não deixe de reservar o seu carro com a DiscorverCars e obtenha os melhores preços.

Similar Posts

7 thoughts on “O que ver em Trafalgar Square
  1. Visitar Londres é sempre um excelente programa. Achei muito bom saber da história e dos detalhes da praça pois assim temos foco para o que ver em Trafalgar Square. Confesso que apesar de já ter estado por lá 2 vezes nunca tive um olhar muito atento. Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.