Destinos Dicas Europa Portugal

Dicas de onde comemorar o Réveillon em Portugal

Caminhamos a passos largos para o fim deste ano de 2021 e a entrada no novo ano. O ano de 2021 foi um ano cheio de incertezas, de redescobertas, de lutas pessoais e o conviver diário com uma pandemia, que parece que veio para ficar.

Mas aos poucos voltamos a ter algumas das nossas rotinas e a comemorar algumas das datas mais significativas, sempre com as devidas precauções. Assim, venha connosco descobrir um pouco mais sobre as festas de Réveillon em Portugal e inspire-se para a sua passagem de ano.

Quer vir passar o seu Réveillon a Portugal? Veja então como Como planear uma viagem independente

Covid-19 e as festas de final de ano

Já depois de ter escrito este artigo, a situação pandémica tem piorado no país e no Mundo, como tal é necessário ter em atenção o possível agravamento das medidas de combate à pandemia. Ainda não são conhecidas as restrições que ocorrerão nesta altura do ano e que poderão levar a que mais um ano não seja possível comemorar-mos da forma como gostaríamos. Mas de salientar que as opções que vos dou neste artigo são dicas que provavelmente ocorrerão em qualquer passagem de ano em Portugal.

Curiosidades sobre o Réveillon em Portugal

Geralmente a noite inicia-se com um jantar com familiares e amigos, com comidas típicas e doces tradicionais desta altura do ano, enquanto se espera até à meia-noite. A entrada no novo ano é brindada com espumante, em cima de uma cadeira com dinheiro e um ramo de louro na mão.

Nas aldeias, antes das doze badaladas as pessoas costumam ir percorrer a localidade batendo com tachos e panelas, para mandar embora o ano velho e o mau olhado. Após o bater das doze badaladas todos se cumprimentam, assistem aos fogos de artificio e dançam muito.

Uma das principais curiosidades acerca da Passagem de Ano em Portugal é a superstição de usar roupa interior azul, para trazer sorte para o novo ano que se aproxima.

Outra das curiosidades sobre a nossa passagem de ano é o comer das 12 passas de uva ao som das doze badaladas, pedindo um desejo por cada passa comida, para os próximos doze meses do ano.

Ano novo em Lisboa

Quer passar o seu Réveillon na capital portuguesa? Vários são os locais espalhados pela cidade onde poderá comemorar a entrada no novo ano. Contudo, o local mais concorrido nesta noite do ano é sem dúvida o Terreiro do Paço, com vários concertos ao vivo, de alguns dos maiores nomes do meio artístico em Portugal. Bem como um magnífico fogo de artíficio a partir do Rio Tejo. O melhor? O acesso é gratuito. Mas se prefere fugir às aglomerações que ocorrem nesta noite na Praça do Comércio, então pode optar por assistir aos fogos ou do Cais do Sodré ou ainda de locais mais elevados como o Parque Eduardo VII ou ainda do Jardim Amália Rodrigues.

Reveillon em Portugal
Terreiro do Paço

Casa de Fado em Lisboa – Réveillon em Portugal

Por outro lado se deseja algo um pouco diferente e mais tradicional da capital portuguesa, pode sempre optar por passar o seu Réveillon numa Casa de Fados. O Fado, declarado Património da Humanidade pela UNESCO, é uma das principais atrações de Lisboa. Assim, nada poderá ser mais incrível do que fazer as comemorações da passagem de ano numa casa de fados, das inúmeras espalhadas por Lisboa.

Quer saber onde ficar alojado no seu Réveillon em Lisboa? Leia o nosso post Onde ficar em Lisboa: melhores bairros

Ano Novo em Coimbra

A Passagem de Ano em Coimbra é uma das maiores festas da zona centro de Portugal. Geralmente, existem quatro palcos espalhados pela cidade onde ao longo da noite vão decorrendo vários concertos de diferentes géneros musicais. Assim, só tem que escolher aquele que mais se adequa aos seus gostos e se divertir. Todos os espectáculos são de acesso livre. O bater das doze badalas é comemorado com um belo fogo de artifício às margens do Rio Mondego.

Reveillon em Portugal - Coimbra
Coimbra

Leia o nosso post sobre Coimbra, cidade dos estudantes

Ano Novo no Porto

Apesar de o Réveillon não ser a festa mais famosa e maior da cidade Invita, vale muito a pena vir celebrar a entrada no novo ano aqui. Mais que não seja para ver o bonito espetáculo de fogo de artifício sobre o Rio Douro. Mas a verdade é que existem inúmeras opções do que fazer na noite de final de ano. Talvez a mais famosa e badalada seja a que ocorre na principal Avenida da cidade, a Avenida dos Aliados. Aqui ocorrem inúmeros concertos com algumas das bandas mais famosas de Portugal. Mas se prefere passar o seu Réveillon num bar junto dos seus amigos, aconselhamos a deslocar-se para a baixa da cidade, onde estão aglomerados alguns dos mais famosos bares da Invicta.

Não deixe de ir ao WOW Porto: uma visita pelo World of Wine

O Porto
Ponte D. Luís e o Douro como pano de fundo

Cruzeiro no Douro – Réveillon em Portugal

Agora se estiver disposto a gastar um pouco mais e viver uma experiência diferente, aconselhamos a fazer um cruzeiro pelo Douro. Existem várias opções, com ou sem jantar, bar aberto com Dj’s, alojamento a bordo, entre outros. Ou seja, qualquer que seja o seu desejo poderá encontrar a melhor opção. Geralmente, às doze badaladas o cruzeiro faz uma pausa para que possam apreciar o belo show de fogos sobre o Rio Douro.

Vai passar o seu Reveillon no Porto e não sabe onde se alojar?Leia a nossa experiência no Hotel Carris Porto Ribeira

Ano Novo nas praias do Algarve

Se for um amante da famosa passagem de ano brasileira, poderá sempre optar por se deslocar a uma das inúmeras praias espalhadas pelo Algarve e comemorar a entrada no novo ano na praia. Agora agasalhe-se pois por certo estará bem frio. E qualquer que seja a praia algarvia que escolha com toda a certeza conseguirá assistir a bonitos fogos de artifício bem como concertos junto ao mar.

Praia de Monte Gordo

Leia também Descobrir Tavira

Ano Novo na Madeira

A época do Réveillon é uma época de muitas festividades na Ilha da Madeira. Como tal, opções é que não lhe faltarão se decidir ir passar as festas de fim-de-ano neste paraíso, com a ilha a encher-se para uma das festas de réveillon mais bonitas do mundo. Assim, prepare-se para um dos mais impressionantes e famosos fogos de artifício do Mundo, na cidade do Funchal, que em 2006 entrou para o Livro do Guiness como o maior espetáculo de fogos do mundo.

Ilha da Madeira
Cabo de São Lourenço na Ilha da Madeira

Está de visita à Ilha da Madeira? Então não pode deixar de ler O que ver e fazer na Ilha da Madeira

Já sabe onde fazer passar o seu Réveillon? Já passou em algum dos locais por nós sugerido? Quais as suas preferências?

Outras Dicas de Fim de Ano

Quer saber mais sobre outras dicas de fim de ano? Não deixe de ler os artigos dos nossos parceiros de viagem e veja as ótimas dicas que estes têm para vos sugerir

Afiliados

Vai viajar? Já reservou o seu hotel? Este blog tem parceria com o Booking. Cada vez reserva o seu hotel através do nosso blog, está a ajudar-nos, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de fazer o seu seguro de viagem ou se preferir um seguro de acidentes de viagem para tornar a sua viagem mais tranquila. Pois a WorldNomads tem um conjuntos de seguros de viagens simples e flexíveis adequado às suas necessidades.

Ainda não adquiriu a passagem aérea? Viaje com a Iberia e adquira voos a preços maravilhosos. E assim ajude o blog a manter-se.

Similar Posts

12 thoughts on “Dicas de onde comemorar o Réveillon em Portugal
  1. Nossa, o cruzeiro no douro deve ser uma experiência incrível para comemorar o Reveillon em Portugal. Não fazia ideia que tinha essa opção, deve ser lindo né? Já vou colocar na minha listinha kkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.